Porto recebe exposição gratuita dedicada a Siza Vieira e Souto Moura

A mostra fotográfica “Siza + Souto de Moura” está disponível no Silo – Espaço Cultural do NorteShopping, até 31 de julho.

A exposição “Siza + Souto de Moura” está patente no Silo – Espaço Cultural do NorteShopping, em Matosinhos e promete oferecer uma imersão única no mundo da arquitetura portuguesa, celebrando a obra de dois dos mais importantes arquitetos do país.

A mostra é inspirada em dois livros recentemente publicados de uma coleção dedicada a contar a história de projetos de arquitetura através de múltiplas perspetivas: os livros sobre a Fundação Gramaxo — um projeto de arquitetura de Álvaro Siza —, e o Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça — um projeto de arquitetura de Eduardo Souto de Moura. Cada volume conta com a colaboração de vários autores, que, através das suas especialidades, ajudam a compor uma memória completa do projeto arquitetónico. O processo inclui textos históricos sobre o local, entrevistas com os autores dos projetos e ensaios fotográficos que capturam o antes, o durante e o depois das obras.

Os fotógrafos envolvidos neste projeto — António Júlio Duarte* e André Príncipe** — são alguns dos melhores do país, com trabalhos presentes em museus e coleções privadas de grande prestígio. A exposição disponível no NorteShopping, composta por 90 fotografias (45 de cada projeto), apresenta um registo extenso das várias fases das intervenções.

As fotografias foram tiradas com máquinas analógicas e a mostra oferece uma seleção das melhores imagens presentes nos livros. As da Fundação Gramaxo são em preto e branco, enquanto as do Mosteiro de Alcobaça são em cores, destacando as diferenças e a singularidade de cada projeto — e um apresenta a reabilitação de um edifício Patrimônio Mundial da UNESCO, já o outro é a sede de uma fundação destinada a abrigar uma coleção de arte.

É com entusiasmo que recebemos esta exposição no NorteShopping, que não só destaca a excelência da arquitetura portuguesa, como também reflete o nosso compromisso contínuo na democratização da cultura junto da nossa comunidade. Esta é uma oportunidade única para apreciar o trabalho de dois arquitetos Pritzker nacionais, através das lentes dois talentosos fotógrafos, no Silo, um espaço da autoria de Souto Moura”, refere Paulo Valentim, diretor do NorteShopping.

Este projeto proposto por Nuno Miguel Borges e com o Alto Patrocínio da Presidência da República que explora a complexidade da construção em contextos patrimoniais através de fotografias que documentam as diferentes fases dos projetos, está disponível até 31 de julho, com entrada gratuita.

Mais imagens disponíveis, aqui.