Porto recebe Flash Stage Portugal Fashion: quatro dias de ateliers com designers nacionais

Sob o mote “Usar moda de autor e vestir sustentável”, o NorteShopping vai ser palco de um conjunto de workshops e conversas com designers, realizados em parceria com o Portugal Fashion, já na próxima semana. As inscrições já estão abertas.

Nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro, pelas 15h00, o Silo-Espaço Cultural, no Piso 0 do centro comercial de Matosinhos, volta a abrir as portas à moda nacional, após o sucesso do Flash Sale Portugal Fashion, realizado no final de 2023. Neste novo ano, as vendas dão lugar a workshops, onde os participantes têm a oportunidade de aprender técnicas de upcyling com quatro designers portugueses. São eles Hugo Costa, Katty Xiomara, Alexandra Oliveira (Pé de Chumbo) e Huarte.

Durante o Flash Stage Portugal Fashion serão explorados os temas “Escrever no que vestimos”, “Bem-vestir”, “Misturar para criar” e “Recriar peças de DEMIN”, mostrando que é possível renovar o guarda-roupa sem ter de recorrer necessariamente a novas peças. As inscrições abrem hoje, no site do NorteShopping.

O primeiro atelier, intitulado “Escrever no que vestimos”, é dado por Hugo Costa, no dia 19 de janeiro. A sua marca – com nome homónimo – é conhecida pela utilização da técnica de pintura à mão, com mensagens escritas nas peças que as transformam em verdadeiros statements ideais para quem procura opções modernas e diferenciadoras. Por isso, ao longo de três horas, o designer irá não só ensinar a sua técnica, mas também guiar os participantes nas suas personalizações, sejam t-shits (25 euros) ou sweatshirts (45 euros).

No sábado, dia 20, as atenções estão voltadas para “Bem-vestir”, onde Katty Xiomara vai explorar formas de otimizar o guarda-roupa, tendo em mente os elementos essenciais e os dispensáveis, assim como a importância das cores e dos detalhes. O valor da participação é de 25 euros e inclui a oferta do livro “Reflexo – Guia de bem-vestir” da autoria da designer.

Na semana seguinte, é a vez de “Misturar para criar”, num workshop, agendado para 26 de janeiro, com a assinatura da Pé de Chumbo, marca de criada por Alexandra Oliveira, que recorre a processos artesanais únicos e é já uma referência internacional presente em mais de 30 países. Os participantes são desafiados a levaram consigo uma peça que pretendam ver transformada e, através do modelo “do-it-yourself”, a designer vai promover a aprendizagem-técnica de moda sustentável para dar nova vida a peças antigas. Neste caso, a inscrição tem o valor de 15 euros.

A ganga é a estrela da última data. Fruto da parceria entre as marcas Huarte e Salsa, o atelier inovador de dia 27 vai “Recriar Peças de Denim” – tirando partido da sua intemporalidade –, e demonstrar que umas calças de ganga podem também ter uma nova vida e ser transformadas em peças tendência, como saias, coletes ou tote bags. A personalização será feita de acordo com as preferências de cada pessoa, e será acompanhada pelo designer Huarte e uma equipa de modelação e costura da conceituada marca de jeanswear. Esta iniciativa tem a duração de três horas e custa 20 euros.

Através do Flash Stage, o NorteShopping e o Portugal Fashion procuram reforçar a presença da moda nacional junto da comunidade local e promover a sustentabilidade com recurso à criatividade.

Programa Flash Stage Portugal Fashion

Atelier “Escrever no que vestimos” – com Hugo Costa
Data: 19 de janeiro, sexta-feira
Horário: 15h00 (duração de 3 horas)
Preço: 25 euros (t-shirt) / 45 euros (sweatshirt)

Atelier “Bem-vestir” – com Katty Xiomara
Data: 20 de janeiro, sábado
Horário: 15h00 (duração de 2 horas)
Preço: 25 euros (inclui o livro "Reflexo – Guia de bem-vestir" de Katty Xiomara)

Atelier “Misturar para criar” – com Pé de Chumbo
Data: 26 de janeiro, sexta-feira
Horário: 15h00 (duração de 3 horas)
Preço: 15 euros (inclui todos os materiais)
Requisito: Os participantes devem levar uma peça para personalizar

Atelier “Recriar peças de DENIM” – com Huarte e Salsa
Data: 27 de janeiro, sábado
Horário: 15h00 (duração de 3 horas)
Preço: 20 euros (inclui a peça e personalização)

Sobre o NorteShopping
Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com que seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 252 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 67.685 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro e espaços com conceitos inovadores como The CookBook e o Galleria. Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 50 espaços, nove salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de Facebook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.