Pulsar Viana inaugura com “Natureza em Suspenso”

O Estação Viana Shopping abre as portas a mais uma edição do Pulsar Viana. A iniciativa que promove a cultura e a identidade de Viana do Castelo e do Minho, volta ao Centro com “Natureza em Suspenso”, uma obra de Madalena Martins, patente até dia 30 de junho. A inauguração está marcada para dia 25 de maio às 16h00.

“Natureza em Suspenso” nasceu do convite do Estação Viana Shopping e da Câmara Municipal de Viana do Castelo no âmbito do Viana Florida, um evento que decorre por toda a cidade e que tem como principal objetivo celebrar e promover as flores, os jardins e os espaços verdes únicos e exclusivos da Cidade, dinamizando ainda a produção e comércio local, bem como as tradições minhotas associadas às flores. Com um programa extenso, o Viana Florida “entra” pelo Estação Viana Shopping, com a obra de uma artista local.

Das podas das árvores dos jardins de Viana do Castelo e do plástico proveniente da cidade, nasceu a obra de Madalena Martins: as árvores invertidas, reesculpidas ramo a ramo pelas mãos de 5 reclusos do Estabelecimento Prisional desta mesma cidade. A obra, construída neste estabelecimento, vai agora para a Praça Central do Estação Viana Shopping, onde “cresce” e “desce” agora uma floresta. “São árvores invertidas, de tom pálido, já sem vida, mas que nos iludem com as suas copas carregadas de cor e que parecem continuar a florescer. O que nos mostram na verdade são flores falsas, da mesma matéria que tem vindo a sufocar o mar: o plástico” afirma Madalena Martins. “Depois de derretido e moldado aos ramos, integra a obra como que selando as suas extremidades. Este plástico é proveniente das praias, de recolhas de ecopontos (incluindo deste Centro) e do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo. Fechado este ciclo, o desafio é refletir, com alguma poesia, sobre esta plastificação do nosso planeta... definitiva ou ainda em suspenso?”.

Madalena Martins é uma artista que explora o universo dedicado ao design e ao imaginário da cultura portuguesa, com a reinterpretação de objetos, materiais e histórias. Nas suas instalações, a artista pretende devolver emoções e formas aos objetos, com uma forte aposta na manualidade e rigor de produção, e muitas vezes com uma componente social e preocupação com a sustentabilidade ambiental associada.

Esta obra é resultado de um trabalho conjunto entre a artista e cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo – André Ribeiro, Bruno Azevedo, José Araujo, José Pinto e o João Rocha. Juntos, reesculpiram cada ramo, juntaram-lhe as flores de plástico, numa iniciativa que coloca os reclusos envolvidos em contacto com a cultura local.

No dia da inauguração, o Estação Viana Shopping vai ainda receber uma atuação da Open Dance School, numa iniciativa com muita música e animação que vai surpreender todos os visitantes. A Open Dance School pertence ao Centro Social e Cultural da Meadela, sendo um projeto abrangente e inclusivo, cujo principal objetivo é promover e desenvolver o gosto pela arte, especialmente pela dança, como o Hip Hop, Jazz, Ballet Clássico, Contemporâneo, entre outros estilos.

Ainda no âmbito do Pulsar Viana, e para comemorar o Dia Mundial da Criança, os Tubábá - Música em Família oferecem as atividades mais divertidas na Praça Central, com entrada gratuita. Ideal para bebés e crianças até aos 12 anos e respetiva família, as atividades decorrem dia 1 de junho às 11h00, 16h00 e 17h30, e pretendem cirar momentos de fruição e contemplação do belo, essencialmente através da música mas integrando também outras expressões artísticas. Neste dia de festa para os mais novos, as famílias vão poder ouvir e fazer música, com diferentes obras e estilos musicais. Os Tubábá são dois amigos que se conheceram através música, um ligado à infância outro à Banda da terra, que têm no seu ADN a paixão pela música e pelo sentido de comunidade (família) que ela nutre.

Já no dia 15 de junho pelas 21h00, e ainda no âmbito da primeira exposição do Pulsar Viana, a Praça Central recebe os ArtMusic Ensemble que vão oferecer a todos os visitantes um concerto especial, com um reportório inspirado na peça exposta. Composto por quatro jovens vianenses que se uniram pela paixão à música, este grupo conta com  dois violinistas, um violoncelista e uma soprano profissionais, e apresentam um vasto reportório nos mais diversos estilos.

O Pulsar Viana é o programa cultural e de lazer do Estação Viana Shopping que pretende promover a partilha dos valores da região, visa dinamizar o Centro e ainda oferecer aos visitantes uma oportunidade única de conhecerem mais sobre as regiões de Viana do Castelo e do Minho. Na 3ª edição, o projeto que arranca a 25 de maio e estará patente no Centro até dia 15 de outubro, com diversas iniciativas que homenageiam esta região.

O Estação Viana Shopping convida todos os visitantes a conhecer a “Natureza em Suspenso”, de 25 de maio a 30 de junho, e a juntarem-se às diversas iniciativas do projeto Pulsar Viana, numa verdadeira comemoração e homenagem à cultura e costumes da região de Viana de Castelo e do Minho.

Sobre o Estação Viana Shopping
Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral. Com 92 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável (ABL). A arquitetura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração e dos mais de 600 lugares de estacionamento. O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e o vianamini, um espaço infantil gratuito, inspirado na temática dos comboios e destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Estação Viana Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.pt e na página de Facebook disponível em www.facebook.com/estacao.viana.