ReciclARTE, o projeto que usa lixo para criar arte, está em exposição no Serra Shopping

Comunicado de Imprensa
Covilhã, 04 de agosto de 2021

A iniciativa de artes plásticas, que conta com o apoio de mais de uma centena de alunos, vai estar patente no centro comercial até 10 de agosto.

Até 10 de agosto, o Serra Shopping recebe a exposição “Artes Plásticas — Projeto ReciclARTE”, promovido pela ASTA — Associação de Teatro e Outras Artes (para mais informações consultar: https://aasta.info/). A mostra, que apresenta como é possível usar lixo para criar arte, conta com peças de arte desenvolvidas por 120 alunos, entre os 11 e os 16 anos, dos municípios da Covilhã (Agrupamento de Escolas do Teixoso), Fornos de Algodres (Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres) e Gouveia (Instituto de Gouveia Escola Profissional e Agrupamento de Escolas de Gouveia).

É no Piso 0 do centro comercial que os visitantes podem encontrar um total de 14 quadros recriados a partir de materiais reciclados e resíduos. O resultado são inesperadas reproduções de alguns dos maiores pintores do século XX, desde Picasso, Miró e Salvador Dalí, a artistas locais como Abel Manta e João Abel Manta, naturais de Gouveia.

Para António Parracho, diretor do Serra Shopping, “é uma honra para o centro receber uma exposição que não só permite aos jovens relacionarem-se com o mundo das artes, como contribui para que estes desenvolvam o seu interesse pela escola e ganhem uma maior consciência social dos problemas atuais, como a necessidade de proteger o meio ambiente”.

Estas obras artísticas são apenas a primeira fase do projeto ReciclARTE, já que o próximo ano letivo terá como foco de trabalho a criação de três espetáculos de teatro e três concertos. A temática mantém-se: reciclagem, reutilização e reaproveitamento dos resíduos.

A exposição “Artes Plásticas — Projeto ReciclARTE” patente no Serra Shopping faz parte do movimento “Cultura no Centro”, o projeto dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra que quer tornar a arte e a cultura acessível a todos. Ao longo de 2021, serão realizadas várias atividades e movimentos artísticos nos centros comerciais geridos pelo grupo, de forma a tornar a cultura acessível a todos os portugueses, de norte a sul do país.
Fotos disponíveis para download aqui.

Sobre o ReciclARTE
A Iniciativa reciclARTE aprovada no âmbito do Programa Parcerias Para o Impacto desenvolvido pela Estrutura de Missa~o Portugal Inovac¸a~o Social, e´ uma iniciativa de inovac¸a~o e empreendedorismo social direcionada para a resoluc¸a~o de dois problemas sociais, a ausência de motivac¸a~o e valorizac¸a~o da escola por parte dos adolescentes e a falta de uma cidadania ativa para a consciência social, em particular nas questo~es ligadas ao meio ambiente. Como forma de encontrar soluc¸o~es para estes problemas sociais, o reciclARTE prevê o desenvolvimento de um espac¸o dedicado a` criac¸a~o arti´stica e ao desenvolvimento do potencial criativo, onde os jovens sa~o convidados a usar as artes (o teatro, a mu´sica e as artes pla´sticas) como meio para desenvolver o interesse pela escola e uma maior consciência social sobre os problemas que os rodeiam, nomeadamente o problema da degradac¸a~o do meio ambiente. Promovido pela ASTA, o projeto tem como investidores sociais os municípios da Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia, e a empresa INCIPIT como investidor privado. São ainda parceiros do projeto a Resiestrela, o Cine Eco, a Câmara Municipal de Seia, GAF -projeto EcoCidadania, as instituições de ensino onde o projeto é desenvolvido, a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, ADC – Águas da Covilhã e o Serra Shopping.

Sobre o Serra Shopping
Inaugurado em novembro de 2005, o Serra Shopping é fruto da ampliação da galeria Modelo existente desde 1994. É hoje a maior superfície comercial da cidade da Covilhã, com 74 lojas, distribuídas por 2 pisos e 17.681 m2 de Área Bruta Locável, ancoradas pelo Hipermercado Continente.
O Serra Shopping possui uma decoração inspirada pela montanha, com os tetos brancos e linhas de luz a simular os rastos dos esquis da Serra da Estrela, uma agradável zona de restauração e 870 lugares de estacionamento coberto gratuito.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Serra Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.
Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser acompanhadas pelo site www.serrashopping.com