SERRA Mostra promove campanha de sensibilização para uma condução segura

De 18 a 21 de julho no Serra Shopping

De 18 a 21 de julho, o Serra Shopping vai acolher uma Campanha de Sensibilização para promover a Segurança na Condução. Durante os quatro dias de campanha, o Centro vai ser palco do Serra Mostra Segurança, um projeto com diversas iniciativas que visam consciencializar os visitantes para alguns dos perigos inerentes à condução, como a velocidade excessiva e a ingestão de álcool.

No Piso 0 são vários os parceiros que vão promover palestras que abordam a Segurança Rodoviária, que acontecem nos dias 18, 20 e 21 de julho.

No dia 18 de julho, pelas 14h30, são os Bombeiros Voluntários da Covilhã os responsáveis por sensibilizar todos os visitantes focando-se no tema da Emergência Médica (como a Doença Súbita e Trauma). Pelas 15h00 realizam uma Banca Prática de Trauma.
No piso 1 acontece também uma ação de sensibilização do PROVIDAS, Projeto Vida Segura do Centro Hospitalar Cova da Beira, em que o tema é Transporte seguro de crianças e grávidas. Decorre pelas 15h00, num espaço de simulação que revela o impacto associado à não utilização de cadeirinhas de retenção (repetindo esta ação de sensibilização às 16h00 do dia 19 de julho).

A ação do dia 19 de julho vai ser promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR), decorre no Piso 0, às 15h00, com o tema “Prevenção de Acidentes de Viação” e às 18h00 vão abordar “Medidas de Segurança para Tratores Agrícolas”.

No dia 20 de julho a GLOBALVIA, das 10h00 às 12h30, vai explicar, no piso 0, a finalidade do Equipamento de Sinalização. Neste dia será disponibilizado um telemóvel aos visitantes, que permite o contacto com o Centro de Controlo de Tráfego. Este telefonema serve para a simular uma hipotética ocorrência na autoestrada, o visitante receberá do Centro de Controlo de Tráfego as indicações que são transmitidas aos utentes da AE em situações semelhantes.

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal da Covilhã também vai dar os seus conselhos neste dia, pelas 15h00 decorre uma demonstração de Suporte Básico de Vida com desfibrilhação com o tema “Suportar para Salvar” e às 17h00 uma palestra sobre 112 sob o tema “Em caso de emergência saiba ligar”.

No dia seguinte, a 21 de julho pelas 15h00, a Polícia de Segurança Pública (PSP) esclarece todos os visitantes sobre cuidados a ter com a condução e como promover uma condução defensiva.

Para além das palestras e demonstrações levadas a cabo pelos diversos parceiros de segurança rodoviária, o Serra Mostra Segurança conta ainda com outras iniciativas de consciencialização social e individual. No Piso 0, em frente aos tapetes rolantes, haverá dois simuladores: um de força de embate,  composto por uma balança que tendo por base o peso do indivíduo e determinada velocidade de embate, calcula a força a que o seu corpo é projetado sem a utilização do cinto de segurança e o outro de Álcool, em que a utilização de óculos simula o grau de alcoolemia, com o objetivo de demonstrar os efeitos do álcool na condução; um veículo ligeiro e um motociclo sinistrados que revela a importância da não utilização do telemóvel durante a condução; e ainda um espaço com quatro manequins que representam o próprio condutor, um Taxista, um GNR, um Socorrista e um elemento de uma Funerária e que obrigam os visitantes a refletir sobre a questão: “Escolha como começa e acaba a sua viagem!”. Esta última diz respeito a sensibilização para os perigos rodoviários da ingestão de bebidas alcoólicas.

No piso 1, estará em permanência uma pista que promove a segurança rodoviária, das 14h00 às 22h00, com o apoio da GNR.

O Serra Mostra Segurança vai estar no Serra Shopping de dia 18 a 21 de julho, com diversas palestras, demonstrações e exercícios de consciencialização. As atividades de sensibilização acontecem no Piso 0 e 1, com a colaboração dos vários parceiros de Segurança Rodoviária.

Sobre o Serra Shopping
Inaugurado em novembro de 2005, o Serra Shopping é fruto da ampliação da galeria Modelo existente desde 1994. É hoje a maior superfície comercial da cidade da Covilhã, com 75 lojas, distribuídas por 2 pisos e 17.681 m2 de Área Bruta Locável, ancoradas pelo Hipermercado Continente. A arquitetura do Centro alia as temáticas de neve, da serra e natureza. A par com as lojas, a zona de restauração e 870 lugares de estacionamento coberto gratuito, o Serra Shopping oferece ainda aos visitantes dois espaços infantis.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Serra Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser acompanhadas pelo site www.serrashopping.com