Simulacro de sismo no CascaiShopping testa resposta da Proteção Civil

E se um sismo de intensidade moderada afetasse um dos mais concorridos centros comerciais do concelho, em pleno funcionamento? Qual a capacidade existente para fazer face a uma situação desta natureza? Preparar e exercitar a resposta dos agentes integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais, dotando a população dos conhecimentos necessários para reagir num cenário semelhante é o objetivo do simulacro que terá lugar dia 1 de março, às 9h45, no CascaiShopping.O exercício é um dos pontos altos da Semana da Proteção Civil de Cascais, sob o tema “Cascais, um concelho resiliente”, que hoje se inicia e que se vai estender durante toda a semana com diversas ações localizadas no CascaiShopping. Além do simulacro, que marca o Dia Internacional da Proteção Civil, a Semana envolve uma exposição que hoje se inaugura, sessões de sensibilização para escolas e público em geral e demonstração de intervenções por parte dos agentes integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais.Simulacro de sismo, 1 de março | Sinopse: A terra treme. No CascaiShopping sente-se um sismo de intensidade moderada, mas com alguma capacidade de destruição. Do incidente resultam danos em dois locais distintos no interior do CascaiShopping. O colapso de parte do edifício e de uma escada rolante de acesso ao primeiro piso provoca alguns feridos. Simultaneamente, na zona da restauração, desencadeia-se um incêndio que rapidamente se propaga às exposições. O alerta é dado e são acionados os agentes de proteção civil. A resposta coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil conta com a participação dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, Carcavelos - S. Domingos de Rana, Estoril, Parede e Cascais, além da GNR, Polícia Municipal e alguns serviços municipais. No terreno em permanência, as equipas de primeira intervenção do CascaiShopping, tomam as primeiras medidas.Objetivo: Testar a prontidão e a capacidade de resposta operacional dos diferentes agentes, serviços e entidades, nas áreas de jurisdição da GNR de Alcabideche e da Câmara Municipal de Cascais e promover a articulação e a coordenação conjunta entre as entidades com responsabilidades no planeamento e gestão de emergência.A assistir ao exercício estará Pedro Lopes de Mendonça, vereador da Proteção Civil na Câmara Municipal de Cascais, e Luís Mendonça, diretor do CascaiShopping, e representantes das diversas entidades a atuar no terreno.A Semana da Proteção Civil prevê a realização de várias atividades que pretendem dar a conhecer ao público o trabalho desenvolvido pelas diferentes entidades que integram o Sistema Municipal de Proteção Civil. De acordo com o programa disponível em www.cm-cascais.pt e em www.cascaishopping.pt, haverá durante toda a semana muitas iniciativas dirigidas às escolas - que serão uma presença assídua de 25 de fevereiro a 1 de março das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 15h50 - e ao público em geral. (Em anexo: mais informações sobre a Semana da proteção Civil e programa)Para mais informações contactar:Tânia Miguel Communication ConsultantQuinta da Fonte Edifício D. Amélia, piso 0, lado B - 2770-229 Paço de Arcos, PORTUGAL T: 351214666500 | F: 351214666519 | M: 351918270387tania.miguel@lift.com.pt | http://www.lift.com.pt