Siza Vieira pela lente do fotógrafo Luís Ferreira Alves no NorteShopping

Siza-Uma Casa Habitada” de Luís Ferreira Alves em exposição a partir do próximo dia 17 de fevereiro, sábado, às 18h00, no Silo-Espaço Cultural, no NorteShopping, com uma conversa marcada para o momento da inauguração entre Luís Ferreira Alves e Álvaro Siza Vieira. A exposição é composta por 14 imagens de grande formato da autoria de Luís Ferreira Alves tiradas à Casa de Beires de Siza Vieira.

Esta exposição de fotografia é o resultado de uma visita que Luís Ferreira Alves fez em 1986 à Póvoa de Varzim para fotografar duas casas de Siza Vieira, uma delas a casa da família Beires. Nesta sua deslocação ao local deparou-se com a casa semicoberta de vegetação, quase impossível de fotografar e que em conversa com Siza Vieira, este terá dito “Hei-de fazer uma casa infotografável!”.

Mas 30 anos depois os dois revisitaram a casa e encontraram a Casa de Beires submersa numa densa floresta. Luís Ferreira Alves encontrou uma forma diferente de a fotografar, não como uma ruína mas como uma casa que foi habitada por diversas gerações que a marcaram com as suas vivências. E sobre o projeto com Álvaro Siza Vieira, o fotógrafo exprime que “o convite que o Álvaro me fez para fotografar a casa tal como está agora, assumindo-a sem alterações, constitui além de um desafio ímpar uma oportunidade de exprimir quanto admiro a obra deste meu amigo.”.

As fotografias desta última visita resultaram num livro de Álvaro Siza Vieira e Luís Ferreira Alves intitulado “Álvaro Siza / Ferreira Alves - Casa Beires” editado em 2017, do qual Luís Ferreira Alves selecionou as imagens que serão expostas no Silo-Espaço Cultural. Sobre este projeto e a Casa de Beires, Siza Vieira afirma que "Só o tempo - esse arquiteto que não tolera erros - e o sol, filtrado pelas cortinas de origem e pelas árvores e arbustos que invadem o jardim, transformam os espaços em contínua expansão e inscrevem desenhos em paredes, tetos e pisos: manchas de luz e sombra que se movem sem pressa.".

O curador do Silo-Espaço Cultural, Nuno Malheiro Sarmento vai moderar a conversa com Luís Ferreira Alves e Siza Vieira no momento da inauguração, 17 de fevereiro às 18 horas. Sobre este projeto que está prestes a inaugurar o curador comenta que “O resultado deste trabalho de Luís Ferreira Alves é um conjunto de fotografias que refletem sobre a transformação de um projeto arquitetónico, naquilo para que foi concebido, que é ser habitado, ou constituir um suporte e um abrigo de vivências e relações. Desta forma o conhecimento e a leitura que o fotógrafo tem relativamente ao trabalho do arquiteto Siza Vieira, é impregnado pelo espanto de constatar: a marca que as pessoas deixam ao habitar um espaço; e o assombro diante da liberdade com que o tempo age, ao passar. Trata-se de um projeto absolutamente original na obra de Luís Ferreira Alves e uma oportunidade de ver a obra de Siza Vieira de uma perspetiva muito invulgar.”

Com entrada gratuita, a Exposição de fotografia “Siza-Uma Casa Habitada” pode ser visitada até ao próximo dia 25 de março no Silo-Espaço Cultural no NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no Piso 0), de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h00 e aos fins de semana das 12h30 às 22h00.

As exposições no Silo-Espaço Cultural inserem-se na Política de Arte Pública da Sonae Sierra, a qual se propõe fomentar a criação artística e respetiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as mostras de Arte induzem efeitos positivos a quem as contempla e usufrui da sua presença.