Sonae expande presença para Geórgia, Arménia e Azerbaijão através de franchising da Zippy

A Sonae vai expandir a sua presença internacional no Cáucaso, com a abertura de cinco lojas Zippy até 2016, após ter aberto a 1ª loja no Cazaquistão em 2011. O plano de expansão para a região prevê a entrada da área de retalho especializado da Sonae na Geórgia, Arménia e Azerbaijão, estando a abertura da primeira unidade prevista para esta última localidade até ao final deste ano.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: “A expansão da Sonae SR na comunidade de estados independentes enquadra-se na estratégia de internacionalização da Sonae, que aproveita as marcas distintivas desenvolvidas pelo Grupo em Portugal e que apresentam vantagens competitivas noutros mercados face aos concorrentes já instalados. Esta nova expansão contribui para o reforço progressivo das receitas internacionais da Sonae, ao mesmo tempo que nos permite beneficiar da exposição a mercados em desenvolvimento com maiores níveis de crescimento económico”.

Os três novos países que integram o plano de expansão da Zippy contam com cerca de 17 milhões de consumidores, com um poder de compra crescente, estão entre os 100 países com maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita, e apresentam uma percentagem média de 19% para a população inserida na faixa etária 0-14.

A expansão será efetuada seguindo uma estratégia “capital light”, tendo a Sonae alargado o acordo de franchising já existente para a região do Médio Oriente com o Fawaz Alhokair Group.

O Fawaz Alhokair Group, através da sua divisão Alhokair Fashion Retail, assume-se como o maior grupo de retalho de moda no Médio Oriente com um ambicioso plano de expansão para os países da Comunidade dos Estados Independentes. A parceria, agora alargada, envolve um acordo de franchising da marca Zippy (vestuário de bebé e criança) e permite à Sonae uma expansão

acelerada na região, beneficiando das sinergias decorrentes dos negócios já desenvolvidos pelo parceiro da Sonae.

Após o contínuo reforço do negócio na Península Ibérica e com a expansão no Médio Oriente, a Sonae SR prepara a abertura da primeira unidade na América Latina e alarga os seus interesses a três países do Cáucaso, aumentando a esfera de influência das marcas da Sonae SR a mais de 300 milhões de consumidores.

A internacionalização do negócio de retalho especializado – a Sonae SR – iniciou-se em 2008 com a entrada da Sport Zone e Worten em Espanha, a que se seguiu a expansão da Zippy para aquele mercado em meados de 2009. Desde esse ano, a Sonae iniciou um processo de internacionalização acelerado, expandindo-se através de lojas próprias, mas também recorrendo a estratégias “capital light”, nomeadamente parcerias e acordos de franchising.

No final do primeiro semestre de 2012, as marcas da Sonae SR contavam com 136 lojas fora de Portugal, das quais 13 em regime de franchising, num total de 155 mil m2 de área de venda, repartidas por Espanha, Turquia, Arábia Saudita, Egito e Cazaquistão.

Em Espanha, a Sonae contava com um total de 124 lojas, das quais 41 Worten, 35 Sport Zone e 48 Zippy, sendo 3 lojas destas em franchising. Na Turquia, a Sonae SR detinha 2 lojas próprias e 2 franchisadas da Zippy. Através de acordos de franchising, a marca Zippy estava também presente com 6 lojas na Arábia Saudita, 1 no Egipto e 1 no Cazaquistão.

Sobre o Fawaz Alhokair Group

O grupo presidido por Fawaz Al Hokair possui interesses no Imobiliário, e tem mais de um 1.2 milhões de m2 de lojas de retalho e 13 shopping centers, no Negócio Alimentar, com 11 marcas internacionais e cerca de 150 restaurantes Possui, no Retalho de Moda, mais de 75 marcas internacionais representadas em mais de 1200 lojas, faturando cerca de 700 milhões de euros. A área de retalho de moda é desenvolvida pela Alhokair Fashion Retail, divisão que está a cotada na Bolsa da Arábia Saudita. Esta unidade detém a representação para o Médio Oriente de marcas como a Gap, MarkSpencer, Zara, Cortefiel, Massimo Dutti ou Pull and Bear e Acessorize.

Sobre a Sonae SR

A Sonae SR é responsável pela área de retalho não-alimentar da Sonae, através das marcas Worten (eletrodomésticos, eletrónica de consumo), Sport Zone (equipamento e vestuário desportivo), Modalfa (têxtil) e Zippy (vestuário de bebé e criança). Em 2011, a Sonae SR apresentou um volume de negócios de 1.235 milhões de euros e, nos primeiros seis meses do ano, aumentou as suas vendas internacionais em 20% face ao período homólogo do ano anterior.