Sonae Sierra desembrulha preconceitos na nova campanha de Natal

Neste Natal, os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra desafiam os portugueses a refletir sobre o ato de oferecer presentes.

É sob o claim “Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente” que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o Centro Colombo, o Centro Vasco da Gama ou o NorteShopping, lançam, esta semana, a campanha de Natal. O objetivo é promover um novo mindset nos portugueses, desafiando quem oferece a planear e, sobretudo, a refletir sobre o papel dos presentes em cada um e na sociedade.

O Natal é uma época muito aguardada por todos e em que os presentes assumem um papel central, o que levou a Sonae Sierra a querer compreender melhor o comportamento dos consumidores no momento da compra. Neste sentido, através de um estudo* desenvolvido em outubro deste ano, concluiu que 49% dos portugueses não planeia as suas compras de Natal ou deixa para a última hora, enquanto 63% oferecem sempre os mesmos presentes. Estes dados reforçaram uma questão: num mundo em constante mudança, porque se insiste em oferecer sempre o mesmo presente?

“O estudo mostra-nos que quase metade dos portugueses faz compras pouco planeadas, o que potencia a que recorram a ideias pré-estabelecidas, como a idade, o género, ou o estatuto social. Partindo do princípio que metade da população adulta em Portugal – cerca de quatro milhões – oferece, em média, quatro presentes no Natal, falamos num total de 16 milhões de presentes, dos quais oito milhões vão ser potencialmente menos valorizados”, contextualiza Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing Ibéria da Sonae Sierra.

Conscientes de que uma fatia considerável destas compras de Natal é feita nos seus espaços e que chegam a várias faixas etárias, os centros comerciais decidiram usar a sua dimensão e voz para criar um movimento provocativo sobre o ato de presentear, alertando para a importância de se pensar duas vezes em quem vai receber, deixando de parte os preconceitos. O Natal pode continuar a ser mais uma manta para a avó, o vinho para o chefe ou uma boneca para a sobrinha, desde que seja realmente o que estas pessoas gostam — e não com base em estereótipos relacionados com idade, no estatuto social ou no género.

Com o objetivo de promover a responsabilidade de transformar mentalidades, o conceito da campanha de Natal deste ano é materializado em quatro vídeos desenvolvidos em torno da história de personagens – uma avó, um vizinho e uma criança –, que exploram o território do Natal para promover uma transformação de mentalidades. Com criatividade e produção da BORN, a campanha é comunicada indoor, outdoor, em rádio e online, através das redes sociais e de uma estratégia de marketing de influência. Tem ainda declinações para várias mensagens instaladas nos centros comerciais.

“Através de um storytelling desenvolvido em formato vídeo, e suportado ainda por spots físicos nos centros, queremos contribuir para que os portugueses reflitam sobre o momento de oferecer um presente de Natal e no impacto que esse ato pode ter. Por isso, apelamos a que sejam colocados de parte os preconceitos habitualmente associados a fatores como a idade, o género ou o estatuto social, passando para primeiro plano os gostos e os sonhos daqueles que serão presenteados”, destaca Joana Moura e Castro.

Os centros comerciais que fazem parte desta campanha são: Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.

Vídeo da campanha disponível, aqui, e imagens da campanha de Natal, aqui.

Ficha técnica Filme Natal Sonae Sierra:

Agência: BORN
Direção criativa executiva: Duarte Vilaça
Direção criativa: Madalena Correia de Matos / Artur Carvalho / Marco Pulido
Copy: Madalena Correia de Matos / Marco Pulido /José Ribeiro Silva
Diretor de Arte: Artur Carvalho
Direção de Contas: Ana Abreu
Account Executive: Tiago Villas-Boas

Produtora: BRO
Produtor Executivo: João Cruz
Realizador: Mário Patrocínio
Ass. Realização: Guilherme Pinto
Dir. de Produção: Mariana Cucchiarelli
Dir. Fotografia: Pedro Patrocínio
Estúdio e Meios Técnicos: Sérgio Pontes – STP Audiovisuais
Coordenação Pós-produção: Sadik Jamal e Jimmy
Pós-produção Áudio: Mezzanine (Miguel Guia)
VFX: Ricardo Viana
Edição: Gonçalo Dias
Coloração: Sadik Jamal

*Estudo desenvolvido pela NetSonda
Recolha de informação: outubro 2023
Amostra representativa da população portuguesa, entre os 18 e 55 anos, residentes em Portugal Continental
400 entrevistas online

Sobre a Sonae Sierra
A Sonae Sierra é uma empresa imobiliária e prestadora de serviços imobiliários integrados, globalmente ativa na Europa, América do Sul, Ásia e Norte da África. Enquanto parceiro de eleição, criamos valor partilhado para os nossos negócios e para a sociedade, aplicando o nosso know-how exclusivo para oferecer soluções de classe mundial – incluindo gestão de investimentos, arquitetura e engenharia, gestão de ativos, serviços de comercialização e sustentabilidade – cobrindo todo o ciclo da vida do setor imobiliário.
A Sonae Sierra tem atualmente 4 projetos de desenvolvimento e 1 expansão e aproximadamente €9,8 mil milhões em ativos sob gestão, para os quais presta serviços ao nível dos edifícios. A empresa gere ainda 12 veículos de investimento para investidores institucionais, investidores qualificados ou investidores de retalho, no valor de €5,5 mil milhões em OMV, nos quais tem uma participação de €1,4 mil milhões.
Para mais informação, visite www.sonaesierra.com.