VIII Feira da Proteção Civil de Matosinhos sensibiliza cidadãos para a Prevenção

• Várias ações de sensibilização, workshops e palestras
  • Ações e atividades específicas para crianças
  • Ações de prevenção de temas da atualidade direcionados ao público em geral

A Câmara Municipal de Matosinhos e o NorteShopping promovem, no âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil que se assinala a 1 de março, a VIII Feira da Proteção Civil de Matosinhos que, entre os dias 26 de fevereiro e 6 de março, e com o tema “Todos os caminhos vão dar à Prevenção”, traz ao Município de Matosinhos um conjunto de ações assentes na temática Prevenção e direcionados para temas da atualidade.

Durante esta semana, a Feira da Proteção da Proteção Civil de Matosinhos destaca um conjunto de temáticas sobre as quais se desenvolverão todas as suas iniciativas, procurando assim sensibilizar a população em geral para o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil no Município. Nos dias 26 e 27 de fevereiro, o tema em destaque será os “Incêndios”, seguindo-se depois nos dias 28 e 29 de fevereiro a “Segurança”, nos dias 1 e 2 de março a “Prevenção Rodoviária”, sendo que no dia 1 se assinala o Dia Internacional da Proteção Civil, nos dias 3 e 4 de março as “Matérias Perigosas” e nos dias 5 e 6 de março, o tema será a “Saúde”.

O dia 26 de fevereiro marca o arranque da VIII Feira da Proteção Civil de Matosinhos com uma ação às 16H00, que contará com a presença da Vereadora do Pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Matosinhos, Lurdes Queirós, do Diretor do NorteShopping, João Fonseca, e de altos representantes das diversas entidades envolvidas nesta iniciativa. Como já vem sendo tradição ao longo dos anos de realização desta iniciativa, a banda musical da PSP irá atuar na ocasião, proporcionando a todos os presentes um momento solene de abertura oficial deste Evento.

A VIII Feira da Proteção Civil de Matosinhos conta com um conjunto diversificado de atividades, nas quais se destacam ações de sensibilização promovidas pela Proteção Civil, Corpos de Bombeiros, do Exército Português para exercícios de simulação de incêndios, em parceria com a PSP, GNR, Polícia Marítima e a Polícia Municipal, a simulação de capotamento, operações STOP ou simulação de derrame de petróleo. Exposições e atividades levadas a cabo pela Marinha Portuguesa, ações de sensibilização desenvolvidas pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, e ainda rastreios e ações de prevenção da autoria da Unidade Local de Saúde de Matosinhos – ULSM, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Matosinhos, Hospital CUF e Instituto do Sangue.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, “a Feira da Proteção Civil de Matosinhos 2016 é direcionada para as grandes temáticas da Prevenção nos dias de hoje. Esta é uma iniciativa que assume um papel fundamental na formação dos indivíduos, não só em idade escolar, como à população em geral, alertando para grandes questões de segurança e prevenção do seu dia-a-dia”.

João Fonseca, Diretor do NorteShopping, refere que “desde há oito anos que é para o Centro um grande marco receber a Feira da Proteção Civil de Matosinhos. Neste âmbito, são definidas as parcerias com entidades que diariamente têm a missão de zelar pela segurança dos cidadãos, aliando-se ao compromisso do NorteShopping com a comunidade local, de informar e esclarecer a comunidade onde se insere para questões relacionadas com Prevenção”.

Sobre o NorteShopping

Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 264 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 74.999 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.

Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 30 espaços, oito salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de FaceBook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.