115 CENTRAIS FOTOVOLTAICAS ALIMENTAM ESTRUTURAS DA SONAE MC

• Entre 2017 e maio de 2018, já foram instaladas 26 novas centrais fotovoltaicas.

Na semana em que se assinala o Dia Nacional da Energia – celebrado a 29 de maio para alertar a população para a necessidade de se adotarem medidas de eficiência energética – a Sonae MC revela que as suas estruturas – lojas e entrepostos – já são alimentadas em parte por 115 centrais fotovoltaicas, que ocupam uma área superior a oito campos de futebol.

A empresa revela ainda que a aposta na energia solar se refletiu na instalação de 26 novas centrais fotovoltaicas, entre 2017 e os primeiros meses de 2018, o que permitiu reduzir ainda mais a dependência energética dos edifícios da companhia. Em 2017, a Sonae MC conseguiu reduzir em 3,3% o seu consumo elétrico* e 2,9% das emissões de CO2*.

As novas centrais fotovoltaicas funcionam em regime de autoconsumo, o que quer dizer que toda a energia que produzem é consumida diretamente pelas lojas, podendo gerar poupanças energéticas na ordem dos 20% por unidade, dependendo da área instalada e do período de impacto solar.

A instalação destas centrais faz parte de um esforço integrado de melhoria do desempenho ambiental e energético da Sonae MC, que compreende também a instalação de equipamentos mais eficientes, em termos de produção de frio, eletricidade e ar condicionado.

Recorde-se que, no capítulo da eficiência energética, as estruturas Sonae MC têm 56 certificações ambientais, de acordo com a Norma ISO 14001, e a marca Continente, detida pela empresa, foi reconhecida, em 2017, como Marca de Confiança Ambiente, pelo oitavo ano consecutivo.

*Dados exposto no Relatório Missão Continente de 2017