A SONAE SGPS ANUNCIA A INTENÇÃO DE ADMITIR À NEGOCIAÇÃO AS AÇÕES REPRESENTATIVAS DO CAPITAL SOCIAL DA SONAE MC NA EURONEXT LISBON

A Sonae SGPS, S.A. (“Sonae SGPS”) anuncia hoje a sua intenção de proceder ao lançamento de oferta inicial e admissão à negociação (a “Oferta” ou “IPO”) do seu negócio de retalho alimentar, Sonae MC, SGPS, S.A. (“Sonae MC” ou a “Sociedade”). A Sonae MC pretende solicitar a admissão à negociação das respetivas ações ordinárias (as “Ações”) na Euronext Lisbon.

·       A Sonae MC é o maior operador de retalho alimentar em Portugal com uma quota de mercado de 21,9%[1], num sector em crescimento e com uma baixa taxa de penetração, estimando-se que cresça a 2,9%1 por ano até 2022
·       Um negócio de retalho alimentar único, multi-formato e omnicanal com uma rede de hipermercados urbanos, supermercados e lojas de proximidade, complementado por um portefólio diversificado de formatos adjacentes e uma plataforma de e-commerce em rápido crescimento
·       A Sonae MC tem uma rede de lojas moderna e renovada com uma cobertura nacional que abrange 567 lojas de retalho alimentar e 487 lojas de formatos adjacentes localizadas em áreas premium espalhadas pelo território Português, a qual foi desenhada com o objetivo de satisfazer um largo espectro de momentos de compra[2]
·       A Sociedade possui um programa de fidelização único com 3,7 milhões de utilizadores ativos[3] e uma forte notoriedade de marca: o Continente é a marca mais reconhecida em Portugal com 100% de notoriedade[4]
·       A Sonae MC aumentou o seu volume de negócios de € 3.637 milhões em 2015 para € 4.055 milhões em 2017, o que representa uma taxa média anual de crescimento de 5,6% neste período, suportada por um forte crescimento like-for-like e um plano de investimento significativo no segmento de proximidade, o qual tem vindo a apresentar um elevado nível de crescimento
·       Através do enfoque contínuo em eficiência, e apesar do ambiente altamente competitivo e do recente investimento significativo em preço, a Sociedade tem conseguido manter os níveis de rentabilidade acima da média de mercado com margens de EBITDAR ajustado[5] e EBITDA ajustado[6] de 9,7% e 7,4% em 2017, respetivamente
·       O forte momentum continuou durante o primeiro semestre de 2018, com um crescimento total de 6,4% e um crescimento like-for-like de 2,8% com um aumento da margem de EBITDA ajustado de aproximadamente 10 pontos base
·       É expectável que a Oferta exclusivamente secundária ocorra durante o quarto trimestre de 2018, sujeita às aprovações necessárias e a condições de mercado favoráveis
·       A Sonae SGPS prevê oferecer uma participação minoritária a investidores não qualificados e qualificados, mantendo-se o acionista de referência da Sonae MC

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae SGPS, comentou:
“Após quase 60 anos de história, a Sonae SGPS continua a estar totalmente alinhada com as suas raízes e os seus princípios de criação de valor económico para os negócios, pessoas e sociedade. O IPO da Sonae MC é mais um passo que demonstra a capacidade do grupo para criar valor para os acionistas e conceder às sociedades do seu portefólio a independência necessária para continuar a cumprir as suas ambições de crescimento. O Conselho de Administração e eu acreditamos que esta Oferta será uma oportunidade única para os investidores num mercado de retalho alimentar em crescimento e, especialmente, no líder do sector em Portugal.”

Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, comentou:
“Estamos muito satisfeitos com o anúncio do IPO da Sonae MC, o qual surge num momento muito interessante para a Sociedade. A nossa paixão pelo negócio de retalho alimentar, o nosso empenho em nos adaptarmos constantemente às necessidades do consumidor e o nosso relacionamento privilegiado com fornecedores, colaboradores e outros parceiros fizeram de nós o líder neste mercado atrativo e competitivo. O nosso objetivo é continuar a seguir uma estratégia centrada no consumidor para sustentar um papel de crescimento e perfil de rentabilidade acima do mercado num período de forte expansão da nossa rede de lojas, o qual nos vai permitir estar ainda mais próximos de todos os portugueses. Acreditamos que o IPO marca o início de uma nova e importante etapa na nossa história da Sonae MC e estamos ansiosos por alavancar as oportunidades de crescimento que temos pela frente.”

Este anúncio não se destina a ser divulgado, publicado ou distribuído, direta ou indiretamente, em ou para os Estados Unidos da América, a Austrália, o Canadá ou o Japão ou para qualquer outra jurisdição onde a distribuição deste anúncio é ilegal.
eSTE ANÚNCIO PODERÁ CONTER informação privilegiada para efeitos do disposto no artigo 7.º do regulamento (ue) n.º 596/2014 relativo ao abuso de mercado, que é considerada informação pública para todos os efeitos após a publicação deste anúncio.
Este anúncio não constitui uma oferta para vender ou uma solicitação para comprar ações. Este anúncio serve apenas propósitos informativos e não constitui uma oferta ou um prospeto e os investidores não devem tomar decisões de investimento com base neste anúncio, mas devem apenas fazê-lo com base na informação contida no prospeto que será aprovado e publicado em devido tempo em relação à oferta e admissão à negociação.

[1] De acordo com dados da PlanetRetail RNG de abril 2018.

[2] Informação de número de lojas a junho de 2018.

[3] A dezembro de 2017.

[4] De acordo com o Instituto de Marketing Research (IMR).

[5] EBITDA antes de rendas e excluindo itens não recorrentes.

[6] EBITDA excluindo itens não recorrentes.