Associação Portuguesa para a Qualidade distingue projeto de melhoria contínua da Sonae

A Sonae foi distinguida pela APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade com o primeiro prémio para Equipas de Melhoria 2013. A distinção atribuída premeia o sucesso na implementação de um sistema de melhoria contínua na Direção de Serviços Administrativos (DSA) da Sonae, que permitiu a otimização da gestão dos processos administrativos e a melhoria do trabalho das equipas, garantindo a qualidade e pontualidade da informação financeira e de gestão de todos os negócios de retalho da Sonae.

Domingos Sequeira, administrador do pelouro no Centro Corporativo da Sonae, afirma: “O projeto de melhoria contínua implementado na DSA veio reforçar a eficiência e a eficácia dos processos, mas também contribuir para o desenvolvimento de uma cultura baseada no trabalho de equipa e na inovação. Os nossos líderes e as suas equipas beneficiam hoje de informação de melhor qualidade num menor período de tempo, o que facilita os seus processos de tomada de decisão e potencia a criação de valor nos negócios”.

As melhorias implementadas pela DSA, que já foram também distinguidas pelo Kaizen Institute, conduziram ao incremento na qualidade da informação reportada e a uma redução do tempo dos processos, permitindo mais tempo para análise e para decisão na condução dos negócios.

O Projeto de Melhoria Contínua envolveu cerca de 370 colaboradores e impulsionou uma mudança cultural na DSA, com grande impacto na motivação das equipas. Hoje, todos os colaboradores desta Direção procuram inovar e melhorar todos os dias, assegurando, desta forma, o processo de melhoria contínua implementado.

Tratar 10 mil faturas por dia

O volume de mercadorias e de bens e serviços que todos os dias são recebidos nas cerca de mil lojas e entrepostos dos negócios de retalho da Sonae, em Portugal e Espanha, implica a existência de processos administrativos robustos e bem dimensionados capazes não só de responder a requisitos de qualidade, fiabilidade e controlo, mas também capazes de adequação a cada um dos negócios de retalho (alimentar, desporto, eletrónica, têxtil, viagens, saúde e restauração).

Os negócios da Sonae recebem mais de 10.000 faturas de fornecedores por dia, o que corresponde a cerca de 2,8 milhões por ano. Apesar da complexidade e dimensão do volume de informação, a DSA regista níveis de eficiência que são uma referência no setor a nível internacional, quer pela implementação da fatura eletrónica – que em 2013 atingiu cerca de 90% nas faturas de mercadorias – quer pelos vários projetos de melhoria contínua que resultam da cultura de eficiência e inovação existente.

(Comunicado integral em anexo)