Continente reforça liderança no mercado nacional

A Sonae consolidou a sua liderança no retalho alimentar no terceiro trimestre de 2012, com as suas insígnias a merecerem a preferência crescente dos consumidores portugueses. A quota de mercado do Continente manteve a tendência de crescimento, com um aumento estimado de 0,8 pontos percentuais (pp) desde o início do ano[1].As vendas da Sonae MC, unidade de retalho alimentar da Sonae, cresceram cerca de 1% no terceiro trimestre do ano, para 870 milhões de euros, suportadas por uma performance de vendas no universo comparável de lojas claramente acima da evolução média do mercado e pela abertura, desde o início do ano, de uma nova loja Continente Modelo e de quatro Continente Bom Dia.A Sonae MC conseguiu sustentar a sua competitividade por via da conjugação de um esforço promocional relevante, alavancado no cartão “Continente” que está na base de cerca de 90% das vendas. O ano de 2012 revela que os consumidores estão mais sensíveis ao fator preço e com uma maior atração pelas marcas próprias, que representam cerca de 31% das vendas nas categorias relevantes.Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, afirma que “O Continente tem conseguido um desempenho melhor do que o mercado de forma consistente ao longo dos últimos anos, beneficiando da sua proposta de valor para os clientes que assenta nos melhores preços, em descontos e promoções, e numa diversidade única da oferta e ainda na qualidade de serviço. Apesar do cenário difícil, temos conseguido sustentar o nosso desempenho ao nível das vendas, ao mesmo tempo que efetuamos um grande trabalho de eficiência que nos permite manter preços mais competitivos e oferecer poupanças efetivas para os clientes, reforçando assim a rentabilidade operacional.”[1] Por exemplo, o estudo Homescan da A.C.Nielsen estima um ganho de 0,8 p.p. de quota de mercado em termos de evolução acumulada até 9 de setembro de 2012(Comunicado integral em anexo)Para mais informações contactar:Gonçalo NobreM 351 93 740 51 04T. 351 21 319 56 48F. 351 21 315 62 91gn@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt