Davos: Claúdia Azevedo alerta para a urgência de requalificar as pessoas para os empregos de futuro e fomentar a educação ao longo da vida

• CEO da Sonae realçou, na reunião do Fórum Económico Mundial, que Estados e empresas têm de colaborar para acelerar a requalificação, estimando-se que 100 milhões de europeus necessitem de adequar as suas competências nos próximos dez anos.
  • Sonae adere à iniciativa Reskilling Revolution, que pretende valorizar mil milhões de pessoas com melhor educação, competências e oportunidades até 2030.
A Conferência Anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, elegeu o tema “Rebuilding Trust” como mote para as discussões entre os líderes mundiais em torno dos desafios do mundo atual. Cláudia Azevedo, que se encontra a participar na conferência, foi oradora no painel que decorreu esta tarde intitulado “The Race to Reskill”. A CEO da Sonae alertou para as transformações em curso no mercado laboral, decorrentes da transição verde e digital, que obrigam à requalificação de milhões de pessoas para os empregos de futuro. Claúdia Azevedo salientou também a necessidade de normalizar e fomentar a aprendizagem ao longo da vida, através de oportunidades de formação, requalificação e melhoria de competências

“A requalificação surge como uma grande prioridade para a transição verde e digital” e “deveria ser uma parceira entre entidades públicas e privadas”, afirmou a CEO da Sonae. Cláudia Azevedo realçou os projetos de requalificação em que a Sonae está envolvida, nomeadamente o programa Reskilling for Employment (R4E), no âmbito da European Round Table for Industry, que pretende requalificar um milhão de europeus até 2025. Este programa, onde a Sonae é uma das empresas líderes, conta já com projetos em Portugal, Espanha, Suécia, Grécia, Itália, Alemanha, Finlândia e França.

Em Portugal, esta iniciativa está materializada no PRO_MOV by Reskilling 4 Employment, o programa nacional que junta as empresas e o Estado na promoção da formação de profissionais para os empregos de futuro através da requalificação e integração no mercado de trabalho. Cláudia Azevedo salientou que o sucesso do PRO_MOV resulta do envolvimento de todos os parceiros, nomeadamente do IEFP, da BRP Portugal e de mais de 70 empresas, e que se materializa num elevado nível da empregabilidade.

Cláudia Azevedo abordou ainda a necessidade de promover uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, atualizando e requalificando competências: “A requalificação é algo que temos de fazer ao longo da nossa vida. O modelo tradicional de subsidiação do Estado, da primária até à universidade, tem de mudar. (…) Se eu quiser requalificar-me aos 30 ou aos 40, porque tenho de mudar de emprego, não tenho os mesmos apoios públicos que tinha aos 18. Aliás, o conhecimento está em permanente atualização e aquilo que aprendemos hoje provavelmente já teve uma atualização”.

Cláudia Azevedo realçou também o esforço interno da Sonae de requalificação das suas pessoas. “Investimos muito tempo em formação. (…) Temos de ser uma organização estudiosa (…) pois é impossível saber tudo e as coisas mudam”. A sua participação neste painel terminou com um conselho a todos os jovens: “Sejam curiosos”!

Sonae integra iniciativa que pretende requalificar mil milhões de pessoas até 2030

Cláudia Azevedo anunciou em Davos que a Sonae, em nome da R4E Portugal, juntou-se à iniciativa “Reskilling Revolution”, do Fórum Económico Mundial, estando comprometida em contribuir para o objetivo de requalificar mil milhões de pessoas até 2030. Este projeto junta mais de 20 Estados, 60 presidentes executivos e 350 organizações, e pretende valorizar os profissionais com melhor educação, competências e oportunidades económicas.

“Acreditamos genuinamente que podemos ir mais longe e ter um impacto maior na vida das pessoas se agirmos em conjunto. Esta iniciativa, tal como o PRO_MOV que ambiciona juntar cada vez mais parceiros, é um excelente exemplo dos benefícios da cooperação, da partilha de conhecimento, das vantagens de aprender uns com os outros e de trabalharmos juntos em prol de um objetivo comum”, conclui Cláudia Azevedo.

Na sessão “The Race to Reskill”, Cláudia Azevedo esteve acompanhada de Aisha Rimi, CEO do Nigerian Investment Promotion Commission, de Asheesh Advani, presidente da Junior Achievement Worldwide, de Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera, e de Denis Machuel, CEO do Adecco Group, com a moderação a cargo de Saadia Zahidi, Managing Diretora do Fórum Económico Mundial.

(Comunicado integral e fotografias de Cláudia Azevedo na sessão em anexo)