Empresas Sonae estão a recrutar 80 jovens talentos através do Programa Contacto

• Candidaturas abrem hoje e decorrem até 13 de abril, estando abertas a finalistas ou recémgraduados de licenciaturas e mestrados
• Programa Contacto atinge número recorde de oportunidades
• Empresas Sonae permitem aos trainees desenvolver um percurso personalizado, com mentoria, networking e contacto com líderes dos negócios
• Programa Contacto evolui imagem, em linha com a nova identidade da Sonae

As Empresas Sonae vão proporcionar a 80 jovens talentos a oportunidade de iniciarem a sua carreira profissional no Grupo. Através do Programa Contacto, iniciativa que integra a Sonae, a Sonae Capital e a Sonae Arauco, os jovens vão poder desenvolver o seu potencial através de estágios remunerados que lhes abrirão as portas a uma carreira no universo Sonae.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 13 de abril e estão abertas a alunos finalistas ou recémgraduados de licenciaturas e mestrados. O Programa Contacto destina-se a jovens de várias áreas de formação, nomeadamente Tecnologias de Informação, Computação, Engenharia, Física, Matemática, Estatística, Análise de Dados, Gestão, Economia, Finanças, Marketing, Comunicação, entre outras. Os estágios decorrem em áreas como o retalho alimentar, a moda, a eletrónica, os serviços financeiros ou a energia.

Os interessados devem registar-se no site https://sonaetrainee.com, através do preenchimento de um formulário, e fazer o upload do seu currículo. Após a candidatura, serão convidados a participar num conjunto de provas online gamificadas, que avaliam a correspondência ao perfil pretendido para o Programa e aos valores da Sonae.

Eduardo Mendes, Head of People & Leadership da Sonae, afirma: “Estamos a recrutar jovens talentos que pretendam contribuir para criar hoje um amanhã melhor, para todos. Privilegiamos pessoas com espírito empreendedor, com uma grande vontade de aprender e de criar impacto. Proporcionamos a cada trainee uma experiência única, assente na personalização da sua jornada, ao longo da qual desenvolve competências pessoais e profissionais, através de mentoria, networking e contacto com líderes dos negócios. No final do Programa, os jovens talentos têm oportunidade decontinuar o seu percurso numa das nossas empresas.”

Depois da candidatura e dos testes online, será selecionado um grupo de candidatos para participar no Assessment, que ocorrerá entre o final de abril e o início de maio. Os candidatos vão participar num conjunto de etapas: uma entrevista em formato pitch; um momento de networking, onde podem dar-se a conhecer e interagir com os líderes das Empresas Sonae; e um conjunto de
entrevistas finais. Em maio, serão revelados os 80 trainees que participarão no Dia Contacto e terão a oportunidade de estagiar na Sonae.

Percurso personalizado
O Programa Contacto permite aos jovens talentos fazer o seu próprio percurso, de acordo com as suas preferências. Durante o processo de seleção, os futuros trainees têm oportunidade de conhecer todos os mentores de estágio (os Business Leaders) e as áreas que representam. No final, podem escolher em que área querem trabalhar.

Ao longo de todo o estágio os trainees têm o acompanhamento dos seus Business Leaders, para garantir a integração nas equipas, o desenvolvimento das suas competências e as condições para
conseguirem propor novas ideias, soluções e projetos.

O Programa começa em setembro, com o Onboarding, momento em que o grupo dá a conhecer a sua cultura, as várias áreas de negócio e permite aos trainees começar a criar a sua network. Durante os seus estágios, os jovens participam num desafio estratégico, que lhes permite ter contacto com novas funções, equipas e tópicos, alargando competências técnicas e conhecimento do grupo.
Os trainees têm acompanhamento contínuo por parte da equipa responsável pelo Programa Contacto, de forma para garantir que a experiência evolui de acordo com as suas expectativas. Têm
também acesso a um programa de formação contínua exclusiva, desenhada de acordo com as necessidades de formação identificada pelos próprios.

Nova imagem e foco no “Own your Journey”
O Programa Contacto tem como lema “Own your Journey”, procurando destacar a personalização da jornada oferecida aos trainees. Esta novidade é acompanhada por uma nova imagem, alinhada com a evolução da imagem Sonae apresentada no último mês.

Iniciativa premiada ao nível internacional
O Programa Contacto foi criado em 1986 com o objetivo de recrutar jovens talentos de elevado potencial para as Empresas Sonae. Ao longo da sua história recebeu várias distinções ao nível
nacional e internacional. Recentemente, a organização norte-americana HRO Today Association distinguiu a Sonae pela transformação digital do processo de recrutamento e seleção da edição
2020/21, implementada no início da pandemia Covid-19. O grupo recebeu o prémio HRO Today Awards EMEA, na categoria Best in Class: Candidate Experience & HR Technology (Melhores práticas:

Experiência de Candidato e Uso de Tecnologia em Recursos Humanos) pelo sucesso das iniciativas inovadoras implementadas para atrair, selecionar e integrar o talento jovem.
Em 2021, a Gartner destacou o Programa como uma boa prática, pela sua experiência centrada no candidato.