Empresas Sonae vão recrutar 70 jovens talentos através do Programa Contacto

• Está aberta a nova edição do programa de estágios do Grupo Sonae para finalistas e recém-graduados de licenciaturas e mestrados, com as candidaturas a decorrerem até dia 31 de março e as entradas a acontecerem em setembro.
  • Empresas Sonae oferecem aos jovens talentos um percurso personalizado, com mentoria, networking e contacto com líderes dos negócios.
  • Programa Contacto tem como objetivo desenvolver futuros líderes, valorizando a individualidade de cada jovem e o seu potencial.
As Empresas Sonae vão proporcionar a 70 jovens talentos a oportunidade de iniciarem a sua carreira profissional no Grupo. Na sua 39ª edição, o Programa Contacto pretende formar futuros líderes, desenvolvendo o potencial dos jovens selecionados através de um percurso personalizado, com experiências únicas, mentoria, networking e contacto com líderes dos negócios.

Os jovens talentos selecionados terão a oportunidade de integrar uma das empresas Sonae e beneficiarão de uma remuneração superior à do nível de entrada na carreira geral de técnico superior.
O Programa Contacto destina-se a jovens finalistas ou recém-graduados de licenciaturas e mestrados das várias áreas de formação, nomeadamente Economia, Gestão, Engenharia, Informática e Tecnologias de Informação, Análise de Dados, Marketing e Comunicação, entre muitas outras. Os desafios decorrem em áreas como retalho, eletrónica, real estate, fitness e indústria.

Miguel Tolentino, Head of People & Leadership and Continuous Improvement da Sonae e que iniciou a sua carreira no Grupo há mais de 20 anos através do Programa Contacto, afirma: “Estamos comprometidos com a valorização do talento jovem através de uma experiência enriquecedora e de crescimento acelerado, que o Programa Contacto oferece todos os anos a dezenas de jovens no início das suas carreiras. Queremos proporcionar-lhes oportunidades únicas de desenvolvimento e aprendizagem, estando igualmente entusiasmados quanto ao que poderemos aprender com eles. O seu espírito crítico e inovador será essencial para nos desafiarem e inspirarem no nosso dia a dia. Acreditamos que, ao abrir portas a estes jovens talento, estamos não só a investir no seu futuro, como também a enriquecer o nosso ecossistema”.

As candidaturas ao Programa Contacto decorrem até dia 31 de março em https://sonaecontacto.pt. Após o registo, os interessados serão convidados a participar num conjunto de provas online gamificadas, que permitem conhecer melhor os seus perfis e avaliam a correspondência aos valores da Sonae. São valorizados jovens com espírito empreendedor e grande vontade de aprender e de criar impacto, e que demonstrem características como curiosidade, criatividade, pensamento analítico e espírito colaborativo.

Portas das empresas Sonae abrem-se em setembro
Após a fase de candidaturas, será selecionado um grupo de candidatos para participar no Assessment, que decorrerá durante o mês de abril e contará com diferentes etapas. Primeiro acontecerão Pitch interviews online, com a realização de apresentações a um painel de jurados da Sonae. Existirá depois o Meet-up, um dia dedicado a networking e dinâmicas de grupo, decorre em formato presencial na sede da Sonae. Após esse dia, decorrem as entrevistas em formato online ou presencial, entre candidatos e Business Leaders. Por fim o Match, ou seja, a seleção de oportunidades com base nas preferências dos candidatos e Business Leaders, que participam ativamente no processo de escolha, privilegiando a empatia e a correspondência entre o perfil do candidato e a oportunidade em causa. A entrada dos candidatos selecionados ocorrerá durante o mês de setembro, com a integração em projetos desenvolvidos nas Empresas Sonae.
O Programa Contacto tem como mote Own your Journey, numa alusão ao espírito proativo e empreendedor que se pretende estimular nos candidatos e que começa, desde logo, na escolha do desafio profissional e Business Leader que melhor corresponda aos seus objetivos e interesses.
Ao longo do seu percurso estes jovens têm acesso a formação e contam com o acompanhamento dos Business Leaders, para garantir a integração nas equipas, o desenvolvimento das suas competências e as condições para contribuírem com novas ideias, soluções e projetos, bem como da equipa do Programa Contacto, para que a experiência evolua de acordo com as suas expectativas.

Iniciativa premiada ao nível internacional
O Programa Contacto foi criado em 1986 com o objetivo de recrutar jovens talentos de elevado potencial para as Empresas Sonae. Ao longo da sua história recebeu várias distinções ao nível nacional e internacional, como por exemplo o prémio HRO Today Awards EMEA, na categoria Best in Class: Candidate Experience & HR Technology (Melhores práticas: Experiência de Candidato e Uso de Tecnologia em Recursos Humanos) pelo sucesso das iniciativas inovadoras implementadas para atrair, selecionar e integrar o talento jovem. Já, em 2021, a Gartner destacou o Programa como uma boa prática, pela sua experiência centrada no candidato.

(Comunicado integral e fotografias da última edição do Programa Contacto em anexo)