EXPERIÊNCIA DA SONAE RECONHECIDA EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE FRAUDE NO RETALHO

A auditoria interna da Sonae apresentou o seu case study no “Retail Fraud 2012”, um dos principais eventos mundiais sobre fraude no setor do retalho que decorreu em Londres e contou com a presença de 600 participantes, incluindo 390 retalhistas de todo o Mundo.

Neste evento estiveram presentes destacadas empresas do setor, tais como Sears, ebay, Metro, Printemps, Chanel, Office Depot, entre outras.

A fraude no retalho representa em todo o mundo um valor de 90 mil milhões de euros, tendo aumentado em 2011 em função dos roubos, fraude interna e crime

organizado.

A Sonae explicou como a auditoria contínua, associada a um maior controlo dos processos, contribui para uma redução da fraude mantendo a eficiência das operações e a confiança dos consumidores.

Orlando Sousa, diretor de auditoria interna da Sonae, apresentou o caso de sucesso da Sonae, explicando que “em momentos de contração económica o risco de fraude aumenta. Se, em momentos de prosperidade, os gestores devem monitorar continuamente os processos existentes de forma a minimizar o potencial de ocorrências de fraude, em ciclos de contração, essa atenção deve ser reforçada.”

Auditorias aos processos de negócio mais críticos e o estabelecimento de regras e procedimentos, a par com o reforço da sensibilização para um comportamento ético contribuem para reduzir o risco de fraude.

Segundo Orlando Sousa, “a Sonae implementou uma estrutura organizacional, sistemas e metodologias que permitem minimizar os riscos do negócio e ajudar a prevenir a fraude de forma proativa.”

A auditoria interna através da monitorização contínua dos controlos associados aos processos de negócio tem vindo a evoluir de uma auditoria mais reativa (deteção casuística e tardia das falhas de controlo) para uma auditoria mais preventiva (deteção sistemática e atempada) ajudando a alcançar resultados muito positivos no que se refere à proteção dos ativos, maior controlo dos processos de negócio e importantes ganhos de eficiência.

Para mais informações contactar:

Diogo Simão

Director