S21sec seleccionada pela União Europeia para o desenvolvimento de cibersegurança

Maia, 7 julho de 2016 – A S21sec, empresa líder em cibersegurança, detida maioritariamente pela Sonae IM, acaba de anunciar que vai participar ativamente no desenvolvimento das futuras diretrizes de segurança da informação na Europa, enquanto integrante do grupo que irá trabalhar com a Comissão Europeia de forma a melhorar a política de cibersegurança no espaço europeu.

A Comissão Europeia anunciou a celebração da parceria público-privada com a Organização Europeia de Cibersegurança, uma entidade que agrupa as empresas de cibersegurança e da qual a S21sec é membro fundador.

Estudos levados a cabo pela Comissão Europeia revelam que cerca de 80% das empresas europeias registaram pelo menos um acidente em termos de cibersegurança no último ano, tendo o número de ocorrência aumentado cerca de 38% em 2015. “Estas situações produzem dano nas empresas, independentemente do seu tamanho ou da sua actividade e ameaça severamente a confiança na economia digital. Com a nossa participação neste projecto esperamos contribuir decisivamente para a construção de um mercado europeu de cibersegurança sólido, harmonizado e competitivo de modo a poder servir todos os sectores” assinala Xavier Mitxelena, CEO da S21sec.

Para fazer face a esta situação, a Comissão Europeia pretende reforçar a cooperação a nível transnacional e entre todos os players e sectores, de modo a assegurar a prevenção dos riscos em matéria de cibersegurança tanto a nível do cidadão, das empresas e das administrações públicas. Com esse objectivo desenvolveu uma nova iniciativa na qual serão investidos cerca de 450 milhões de euros através do programa Horizonte 2020. Os investimentos, incluindo a participação do setor privado, deverão ascender a 1 800 milhões de euros até 2020.

Andrus Ansip, Vice-presidente da Comissão Europeia e Comissário europeu Mercado Único Digital afirmou: “Sem confiança e segurança, o mercado único digital não pode existir. A Europa está disposta a enfrentar as ameaças à sua cibersegurança que cada dia são mais sofisticadas e que não conhecem fronteiras. A proposta que apresentamos agrega medidas concretas para reforçar a resiliência da Europa face a estes ataques e garantir a capacidade necessária para a construção e expansão da nossa economia digital”.

O plano de ação anunciado integra o programa Digital Single Market iniciado em 2015 pela UE e da Estratégia Europeia de Cibersegurança publicada em 2013. Neste projecto participarão de igual forma entidades públicas nacionais, regionais e locais, centros de investigação e universidades dos diferentes países, bem como dos países associados ao programa Horizonte 2020.