Sonae alcança vendas de 4,85 mil milhões de euros no retalho em 2015

As vendas conjuntas das unidades de retalho da Sonae cresceram 0,7%, para 4.850 milhões de euros, apesar do forte ambiente competitivo.

Os negócios de retalho da Sonae registaram tendências de evolução positiva em 2015, com todas as unidades a contribuírem positivamente para o aumento das vendas. Este desempenho foi alicerçado na melhoria da proposta de valor, no sucesso dos novos conceitos de loja, na aposta no omni-canal e na crescente internacionalização das insígnias da Sonae.

A Sonae MC, área de retalho alimentar da Sonae, registou um desempenho crescente ao longo do ano, tendo no último trimestre alcançado um crescimento de 1,8% do volume de negócios, tendo em dezembro esse crescimento atingido os 3,4%. Em 2015, a área de retalho alimentar reforçou a sua presença na proximidade com 11 novas lojas Continente Bom dia e 2 Continente Modelo, tendo também superado o objetivo de 200 lojas Meu Super no final do ano. A Sonae SR, área de retalho especializado da Sonae, registou em 2015 um crescimento de 4,1% das vendas consolidadas por metro quadrado, tendo as vendas internacionais aumentado 5,1% em termos absolutos e 12,1% por metro quadrado. A Worten reforçou a sua posição de liderança em 0,6 p.p. em Portugal, registando um crescimento de 3,4% das vendas no 4T15 numa base comparável. A nível internacional, as áreas de retalho da Sonae prosseguiram com a sua expansão e entraram em novos mercados através de lojas próprias, franchising e exportação de produtos, aproveitando as vantagens competitivas da sua oferta.

A propósito do desempenho no retalho alimentar, Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, afirma: “A Sonae MC obteve um aumento no volume de negócios ao longo do último trimestre de 2015, particularmente no mês de dezembro, superando as tendências dos últimos trimestres. Tal é o resultado de um vasto conjunto de medidas que buscam reforçar a proposta de valor da Sonae MC e melhorar a perceção de preço em linha com o verdadeiro posicionamento de preço nas suas lojas. Este desempenho foi alcançado num ano marcado por um ambiente extremamente competitivo no mercado de retalho alimentar português.”

No que respeita ao desempenho no retalho especializado, Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: “Num ano particularmente desafiante, na Sonae SR consolidámos as nossas posições de liderança e prosseguimos com a internacionalização das nossas marcas. Em Portugal, o negócio de eletrónica reforçou a liderança de mercado e melhorou o volume de negócios no último trimestre do ano. Em Espanha, conseguimos aumentar o volume de negócios, fruto do sucesso dos novos formatos de loja. Gostaria de realçar, em particular, a recente restruturação da loja da Worten em Sant Antoni, Barcelona, como um exemplo de um bem-sucedido novo conceito de loja.”

Crescimento em todas as unidades de negócio

O volume de negócios das unidades de retalho da Sonae aumentou 0,7% em 2015, para €4.850 M, com todas as unidades a contribuir positivamente.

O volume de negócios da Sonae MC alcançou €3.490 M, registando um crescimento de 0,8% face ao ano anterior. A área de retalho alimentar da Sonae expandiu a sua rede de lojas, sendo de destacar o incremento do número de lojas de conveniência. Ao longo do último ano, a Sonae MC abriu 11 lojas Continente Bom Dia e 2 Continente Modelo, aumentando o número de metros quadrados em 3,5% face a 2014. Numa base trimestral, o volume de negócios aumentou 1,8%, para €941 M, beneficiando de uma especial campanha de Natal do Continente.

Numa base comparável, o 4T15 manifestou uma tendência positiva das vendas face aos trimestres anteriores de 2015, apesar do forte ambiente competitivo evidenciado no mercado de retalho alimentar em Portugal. É de notar que o crescimento das vendas no universo comparável de lojas foi de 1,0% em dezembro de 2015, correspondendo a um aumento do volume de negócios de 3,4%.

O número de lojas Meu Super continuou a aumentar, alcançando as 205 lojas, e as vendas da insígnia registaram um crescimento de 5,7% no universo comparável de lojas. Para além de contribuir para aumentar a rede de lojas de conveniência da Sonae MC através de um posicionamento capital light, o Meu Super tem ajudado a revitalizar e modernizar o retalho alimentar tradicional em Portugal.

Entre as principais concretizações da Sonae MC em 2015 estão o desempenho positivo do segmento de e-commerce, que aumentou o volume de negócios em 7,9% em 2015 e o lançamento do Cartão Universo, um cartão de crédito com uma proposta de valor inovadora, que combina novas soluções de pagamento com novas opções de fidelização. De realçar também o ajustamento efetuado na comunicação de preços, com o objetivo de melhorar a perceção, aliado ao lançamento de programas de melhoria baseados em novas promoções, no portefólio de marcas Sonae, em perecíveis e serviços.
No retalho especializado, o volume de negócios da Sonae SR totalizou €1.294 M, crescendo 0,4% face ao ano anterior. O volume de negócios por metro quadrado manteve, na Sonae SR, a tendência de evolução positiva, crescendo uma média de 4,1% em 2015.

A divisão de eletrónica em Portugal registou fortes resultados, com a Worten a alcançar um crescimento de 3,4% das vendas no universo comparável de lojas no 4T15 e a reforçar a sua posição no mercado português, com um aumento de aproximadamente 0.6 p.p.[1] da quota de mercado. Na divisão de fashion, a coleção Outono-Inverno revelou sinais positivos no 4T15, particularmente no segmento de bebé.
A unidade internacional consolidada aumentou o volume de negócios em 5,1% face a 2014, para €378 M, crescendo o volume de negócios por metro quadrado em aproximadamente 12,1%, em resultado da evolução positiva dos negócios de eletrónica e desporto em Espanha. Na eletrónica, o negócio tem beneficiado não só do contexto de mercado, mas também, e especialmente, da otimização do portefólio de lojas, aliada à expansão do novo conceito de loja, suportado pelo omni-canal. No negócio de desporto, o volume de negócios continuou a aumentar, alcançando um crescimento de vendas de 5,2% no universo comparável de lojas, comprovando que as medidas implementadas nos últimos trimestres têm gerado resultados positivos.

Durante o ano de 2015, a Sonae SR reforçou a sua internacionalização, tendo concretizado a aquisição da Losan, em novembro de 2015, uma empresa especializada em wholesale de vestuário de criança com uma forte presença internacional e competências chave na cadeia de valor do têxtil. A Worten tem comprovado o seu caminho para o sucesso em Espanha, em particular com o novo conceito de loja implementado em Sant Antoni (Barcelona), e a implementação do omni-canal na Worten tem revelado resultados muito positivos, com um sistema completamente integrado que converte as vendas online em vendas offline, e vice-versa.

Sonae abre 96 lojas a nível mundial e entra em oito novos países

A Sonae prosseguiu com a expansão da rede de lojas de retalho das suas insígnias a nível mundial, tendo terminado o ano de 2015 com 1.361 unidades, face a 1.265 no final do ano anterior. Este crescimento conduziu a um aumento de 12 mil metros quadrados (m2) da área de vendas, que atingiu 1.104 mil m2.

A Sonae MC terminou o ano com 746 lojas próprias e em franchising e a Sonae SR totalizou 585 unidades, repartidas por 27 países. Durante o ano de 2015, a Sport Zone entrou na Índia e em França, a MO na Arábia Saudita e a Zippy no Chipre, Curdistão, Equador, Filipinas, Líbia, Moçambique e Tunísia.

(Comunicado integral em anexo)

[1] De acordo com estudo GFK YTD: aprox. +0,6p.p. (até novembro de 2015) quota de mercado Worten Portugal.