Sonae alcança vendas de 5,2 mil milhões de euros no retalho em 2016

As vendas conjuntas das unidades de retalho da Sonae cresceram 7,2% face ao ano anterior e superaram pela primeira vez os 5 mil milhões de euros

Os negócios de retalho da Sonae aceleraram o seu crescimento em 2016, com todas as unidades a contribuírem positivamente para o aumento das vendas. Este desempenho traduziu a constante melhoria da proposta de valor, a expansão dos formatos de comodidade, o sucesso dos novos conceitos de loja, a aposta no omnicanal, o reforço de portefólio de negócios e a crescente internacionalização das insígnias da Sonae.

A Sonae MC, área de retalho alimentar da Sonae, alcançou um crescimento de 5,6%, tendo no último trimestre alcançado um aumento de 6,6% do volume de negócios, num desempenho impulsionado pelo crescimento de vendas no universo comparável de lojas. Em 2016, a área de retalho alimentar reforçou a sua presença na proximidade, tendo também efetuado a abertura do seu primeiro supermercado totalmente dedicado à alimentação saudável.

A Sonae SR, área de retalho especializado da Sonae, registou em 2016 um crescimento de 11,2% do volume de negócios, com as vendas no último trimestre do ano a aumentarem 14,4%. A Worten voltou a reforçar a sua posição de liderança em Portugal com um ganho de 10 p.b. de quota de mercado e apresentou um crescimento de mais 50% na sua operação online em dezembro. A Sports & Fashion cresceu 31,3%, registando crescimento das vendas no universo comparável de lojas e beneficiando do contributo positivo do portefólio original, que nos últimos dois anos foi reforçado com a integração da Salsa e da Losan. A nível internacional, as áreas de retalho da Sonae prosseguiram com a sua expansão e entraram em novos mercados através de lojas próprias, franchising e exportação de produtos, aproveitando as suas vantagens competitivas.

A propósito do desempenho no retalho alimentar, Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, afirma: “Estou particularmente satisfeito com os resultados alcançados em 2016. Fomos capazes de aumentar o volume de negócios em 5,6% e de reforçar a nossa liderança, apesar do contexto de mercado bastante desafiante. Este crescimento foi impulsionado por uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 1,9%, ao mesmo tempo que continuámos a apostar na expansão das nossas lojas urbanas Continente Bom dia, e na melhoria contínua da nossa proposta de valor e perceção de preço.

Estes resultados são, também, igualmente importantes para os trimestres que se avizinham, uma vez que comprovam que possuímos a estratégia e recursos adequados para atingir os nossos objetivos”.

No que respeita ao desempenho no retalho especializado, Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: “O volume de negócios da Sonae SR atingiu €1.439 M, em resultado do crescimento do volume de negócios quer da Worten, quer da divisão de Sports and Fashion.

Na Worten, demos passos importantes na consolidação da nossa posição na Ibéria, seguindo uma estratégia omnicanal bem-sucedida, e fortalecendo a nossa posição competitiva com ganhos de quota em Portugal e um sólido crescimento das vendas online, tanto em Portugal como em Espanha.

A divisão de Sports and Fashion registou um crescimento do volume de negócios consolidado de 31,3%, em virtude do contributo positivo das empresas adquiridas, Salsa e Losan, e do portefólio original, posicionando, assim, a divisão para um crescimento futuro”.

CRESCIMENTO EM TODAS AS UNIDADES DE NEGÓCIO

O volume de negócios das unidades de retalho da Sonae aumentou 7,2% em 2016, para €5.198 M, com todos os negócios a contribuir positivamente, nomeadamente a Sonae MC e a Sonae SR.

O volume de negócios da Sonae MC atingiu €3.687 M, representando um aumento de 5,6% face a 2015, beneficiando da variação positiva de vendas no universo comparável de lojas e do aumento da área de vendas. Em 2016, a variação de vendas no universo comparável de lojas da Sonae MC foi de 1,9%, beneficiando do desempenho positivo dos últimos trimestres, especialmente do 3T16 e 4T16.

O desempenho da Sonae MC em 2016 beneficiou de um conjunto de medidas implementadas com o objetivo de reforçar a proposta de valor do Continente. Estas medidas incluíram, entre outros objetivos, melhorar a perceção de preço, quer através de campanhas de comunicação inovadoras, quer através de descontos mais efetivos. Ao mesmo tempo, a Sonae MC manteve-se focada em desenvolver uma oferta de perecíveis verdadeiramente competitiva.

Como resultado, a Sonae MC foi reconhecida pela DECO, a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, como líder de mercado em preço tanto em junho como em outubro de 2016.

Um dos desígnios estratégicos da Sonae MC envolve a expansão da sua rede de lojas de conveniência. Este objetivo consubstanciou-se na abertura de novas lojas Continente Bom Dia, lojas de proximidade com uma área média de vendas de cerca de 1.000 metros quadrados, e lojas Meu Super, lojas franquiadas de retalho alimentar localizadas em áreas residenciais, com uma área média de vendas aproximada de 200 metros quadrados.

De salientar que, em 2016, a Sonae MC deu dois grandes passos na promoção de um amplo e livre acesso a um estilo de vida saudável. Em primeiro lugar, o acordo de aquisição de uma participação de 51% na ‘Go Well’ que, em Portugal, opera sob a marca ‘Go Natural’. Fundada em 2004, a ‘Go Natural’ é pioneira e marca de referência no setor da restauração saudável em Portugal, possuindo 22 restaurantes, a maioria localizada em centros comerciais. Em segundo lugar, a Sonae MC inaugurou o primeiro supermercado inteiramente especializado em alimentação saudável, em Lisboa, que oferece soluções e produtos que contribuem para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos consumidores.

O volume de negócios da Sonae SR totalizou€1.439 M em 2016, aumentando 11,2% quando comparado com 2015, suportado pelo crescimento do volume de negócios da Worten e da divisão de Sports and Fashion.

Ao longo de 2016, a Worten consolidou a sua estratégia omnicanal na Ibéria, aumentando o volume de negócios em 2,1%, para €910 M. As ações realizadas no último trimestre do ano foram primordiais para o crescimento atual e futuro, tendo o volume de negócios aumentado 4,0%, em termos homólogos, constituindo uma contribuição relevante para este desempenho.

Com o objetivo de reforçar o seu compromisso na estratégia omnicanal e proporcionar aos clientes uma experiência mais integrada em todos os seus canais, a Worten lançou, em Portugal, em novembro de 2016, uma plataforma de e-commerce renovada e, em Espanha, beneficiou dos esforços já realizados ao nível do rollout e infraestrutura. As receitas online aumentaram mais de 50% em dezembro de 2016, em termos homólogos, e a Worten reforçou a sua liderança no mercado português de eletrónica, aumentando a sua quota de mercado em cerca de 10 pontos base até novembro de 2016.

A divisão de Sports and Fashion é constituída por um portefólio de negócios que inclui Sport Zone, MO, Zippy e, mais recentemente, Losan e Salsa. Os resultados da Losan são consolidados desde 1 de janeiro de 2016, e os resultados da Salsa desde o início do 2S16; ambos integralmente.

O volume de negócios da divisão de Sports and Fashion cresceu 31,3% em 2016, beneficiando, em larga medida, dos resultados da Salsa e da Losan. É de salientar que o portefólio original teve, igualmente, um contributo positivo para o volume de negócios. No 4T16, o volume de negócios cresceu 39,2%.

A Sport Zone manteve o desempenho positivo das vendas, tendo aumentado as vendas por metro quadrado em 1,9%. De realçar que a operação de e-commerce evidenciou resultados positivos, tendo crescido o volume de negócios em 26% em Portugal e 18% em Espanha.

A Zippy consolidou o desempenho manifestado ao longo dos últimos trimestres e cresceu, em 2016, as vendas no universo comparável de lojas em 9% em Portugal e 4% em Espanha.

A MO continuou a reajustar a sua proposta de valor e tem evidenciado alguns sinais positivos, particularmente no 4T16, onde a variação de vendas no universo comparável de lojas foi elevada.

(Comunicado integral em anexo)