Sonae atinge resultado líquido de 26 milhões de euros no 1º trimestre de 2023

1. Principais destaques dos resultados do primeiro trimestre de 2023

2. Mensagem de Cláudia Azevedo, CEO da Sonae
“O contexto macroeconómico e geopolítico mantém-se complexo e volátil em 2023.  As tendências inflacionistas persistentes e as taxas de juro crescentes continuaram a pressionar o rendimento disponível das famílias, forçando os consumidores a adaptar os seus hábitos de consumo. Em Portugal, a inflação alimentar atingiu o nível extraordinário de 20,5% no 1T23, tendo sido uma preocupação constante das nossas equipas. Continuámos a trabalhar arduamente para mitigar os impactos desta situação nas nossas comunidades, absorvendo uma parte significativa da inflação nos preços que oferecemos aos nossos clientes.

Neste contexto desafiante, os nossos negócios de retalho mantiveram-se focados em garantir uma oferta de qualidade aos preços mais baixos, com um foco redobrado na sua eficiência operacional. No nosso negócio do setor imobiliário, a Sierra, as vendas dos lojistas dos centros comerciais ultrapassaram os níveis pré-pandemia, demonstrando a resiliência e elevada qualidade dos seus ativos, sendo que a empresa continuou a expandir a sua atividade de serviços. A NOS também cresceu, beneficiando do desempenho nos negócios de telecomunicações e dos cinemas, contribuindo positivamente para os resultados da Sonae.

Assim, no 1T23, o volume de negócios consolidado aumentou 12% em termos homólogos, para €1,9 mil milhões, e o EBITDA cresceu 9% face ao período homólogo para €161m, apesar da margem ter sido impactada (-0,3p.p.), com a redução dos custos de energia a não ser suficiente para compensar os investimentos de preço nas nossas operações de retalho.
Relativamente à nossa atividade de gestão de portefólio, durante o 1T23 a Sonae chegou a acordo com o Bankinter Consumer Finance para a criação de um operador líder em crédito ao consumo em Portugal e adquiriu a participação remanescente de 10% na Sierra, passando a deter 100% do capital da empresa. A Bright Pixel, o nosso negócio de investimento em empresas de base tecnológica, executou três novos investimentos em participações minoritárias.

Globalmente, o desempenho operacional do Grupo, juntamente com a atividade de gestão de portefólio, conduziu a um free cash flow de €181m nos últimos 12 meses, implicando uma redução da dívida líquida em termos homólogos. Já em abril, os nossos acionistas aprovaram o pagamento de um dividendo de 0,0537 euros por ação, o que representa um aumento de 5% em termos homólogos, em linha com a nossa política de dividendos.

Olhando para o futuro, sei que as nossas pessoas se vão manter comprometidas com o nosso propósito, adaptando-se rapidamente para dar resposta aos riscos e oportunidades que irão surgir. A Sonae continuará a apoiar os seus negócios, preparando o seu portefólio para o futuro e procurando novas avenidas de crescimento para assegurar a criação de valor no longo prazo.”

3. Análise consolidada
Gestão ativa do portefólio com reforço na Sierra e aquisições na área da tecnologia
A Sonae adquiriu a restante participação de 10% na Sierra, por 89M€, com um desconto de cerca de 10% sobre o valor dos ativos da empresa, passando a deter 100% da Sierra. A Sonae também estabeleceu um acordo de parceira (50/50) com o Bankinter Consumer Finance para uma parceria 50/50 para a criação de um operador líder em crédito ao consumo em Portugal. Já a Bright Pixel manteve a sua atividade de gestão de portefólio com três novos investimentos. A Sonae também reforçou a sua participação na Sonaecom no seguimento da OPA, detendo atualmente 88,837% do capital social e 90,456% dos direitos de voto da empresa.
Vendas crescem para 1,9 mil milhões de euros com expansão e ganhos de quota
Durante o 1T23, os negócios da Sonae continuaram a enfrentar um contexto macroeconómico desafiante, com um aumento acentuado da inflação e da pressão ao nível dos custos, sendo de destacar o forte investimento nas pessoas com melhoria das remunerações dos colaboradores. No entanto, o portefólio da Sonae demonstrou novamente uma forte resiliência que se refletiu na melhoria do desempenho, com um volume de negócios consolidado de 1,9 mil milhões de euros, +12% em termos homólogos. Este crescimento foi impulsionado pela expansão dos principais negócios de retalho, com abertura de novas lojas, e por ganhos de quota de mercado, com os consumidores a reconhecerem o esforço para oferecer os melhores preços.

Margem diminui em 9 pontos base com absorção de parte do aumento dos custos
Apesar da redução dos custos de energia em termos homólogos, o esforço dos negócios de retalho para apoiar as famílias e absorver parte da pressão inflacionista, em especial no retalho alimentar, refletiu-se na rentabilidade. A margem EBITDA subjacente diminuiu 9 pontos base em termos homólogos, para 7,3%, totalizando 137M€.
Os negócios consolidados pelo método de equivalência patrimonial registaram uma melhoria do contributo em termos homólogos, sobretudo devido ao desempenho da NOS, e o EBITDA consolidado atingiu 161M€ no final do 1T23. Apesar da melhoria do desempenho operacional do portefólio, os custos financeiros mais elevados, juntamente com um nível mais elevado de depreciações e amortizações devido à expansão da rede de lojas dos negócios, conduziram a uma redução, no 1T23, do Resultado Direto para 32M€.

Resultado líquido diminui 38% com esforço para apoiar famílias e contabilização de investimentos
O Resultado Líquido (atribuível a acionistas) foi de 26M€, diminuindo 38,3% devido ao esforço para apoiar as famílias, à pressão inflacionista, ao aumento dos custos de financiamento e fiscais, imparidades de ativos, e por e depreciações mais elevadas na sequência do investimento na expansão e digitalização dos nossos negócios.

Investimento cresceu 28% nos últimos 12 meses com aposta na expansão
O investimento consolidado da Sonae atingiu 659M€ nos últimos 12 meses, aumentando 28%, com expansão orgânica dos negócios e aquisições. O investimento operacional (Capex) atingiu 377M€ nesse período, tendo o investimento em aquisições e reforço de participações em negócios e empresas ascendido a 282M€.
Apesar do investimento realizado, a dívida líquida reduziu ligeiramente em termos homólogos, para 922M€. A posição financeira da Sonae continuou sólida, com uma alavancagem baixa, níveis significativos de liquidez disponível e um bom perfil de maturidade da dívida.

Grupo lança “Prémio Sonae Educação” e reforça apoio à comunidade para 7,5M€
A Sonae prosseguiu com a sua política de responsabilidade corporativa, tendo reforçado o apoio à comunidade em 31% no 1T23, para mais de 7,5M€. Face às crescentes dificuldades das famílias, a área de retalho alimentar reforçou as suas doações de alimentos, permitindo uma resposta às necessidades crescentes.

Já no decorrer do 2T23, o grupo lançou o “Prémio Sonae Educação”, no valor de 100 mil euros, para projetos inovadores e inclusivos. O objetivo é distinguir e apoiar projetos de melhoria dos modelos de aprendizagem e de promoção do acesso à Educação ao longo da vida, contribuindo para eliminar ou mitigar fatores de desigualdade ou exclusão social.

Sonae cria mais de 700 novos empregos e vai contratar número recorde de jovens talentos
A Sonae lançou no 1T23 uma nova edição do Programa Contacto, com o objetivo de recrutar um número recorde de mais de 90 jovens de elevado potencial. Esta aposta no talento jovem reflete-se também na criação de emprego do Grupo, que nos últimos 12 meses reforçou as suas equipas com a contratação de mais de 700 pessoas.