Sonae aumenta volume de negócios em 4,7% e supera os 5 mil milhões de euros

Sonae aumenta volume de negócios em 4,7% e supera os 5 mil milhões de euros

1. PRINCIPAIS DESTAQUES DOS RESULTADOS DOS PRIMEIROS 9 MESES DE 2021:
  • Portefólio demonstrou resiliência e solidez, apesar do contexto desafiante causado pela pandemia
  • Volume de negócios consolidado cresceu 4,7% para 5.014 milhões de euros (M€)
  • Vendas online cresceram 29%, demonstrando sucesso na execução do trajeto digital da Sonae
  • Rentabilidade operacional melhorou, com o EBITDA subjacente a aumentar 5,6% para 415 M€
  • Resultado líquido consolidado atribuível a acionistas situou-se em 158 M€, superando os valores de 2019 e 2020, ainda que impactado por restrições relacionadas com a Covid-19
  • Estrutura de capitais sólida e condições de financiamento confortáveis com um baixo custo de dívida, permitindo ao grupo enfrentar os desafios futuros e explorar oportunidades emergentes
  • Dívida líquida reduziu 375 M€, situando-se agora significativamente abaixo de mil milhões de euros
  • Investimento atingiu 355 M€, refletindo aquisições e expansão orgânica
  • Sonae prosseguiu gestão ativa do portefólio, com destaque no terceiro trimestre (3T) para a alienação de 24,99% do capital da Sonae MC e aquisição da britânica Gosh! (alimentação natural de base vegetal)
  • Compromisso da Sonae com as Pessoas e o Planeta traduzido no aumento superior a 20% do apoio à comunidade, na criação de mais de 2.000 empregos e em iniciativas rumo à neutralidade carbónica.
2. MENSAGEM DE CLÁUDIA AZEVEDO, PRESIDENTE DA COMISSÃO EXECUTIVA:

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, afirma: “Nos últimos meses, a economia global continuou a recuperar do contexto pandémico e a adaptar-se a uma nova realidade. Após um primeiro semestre marcado por medidas de confinamento, o terceiro trimestre já foi um período com sinais encorajadores. Na Ibéria, a rapidez do programa de vacinação tornou a região num caso de estudo e marcou uma nítida recuperação da situação macroeconómica.
Neste contexto, o portefólio de negócios da Sonae continuou a apresentar resultados muito positivos. A Sonae MC reforçou mais uma vez a sua posição de liderança e está bem posicionada para continuar a liderar o mercado, potenciando o seu conhecimento único do cliente, a sua marca de confiança e os múltiplos pontos de contacto com o consumidor (físicos e digitais). A Worten continua a liderar o mercado de e-commerce em Portugal alavancando uma abordagem omnicanal verdadeiramente distintiva. Na Sonae Sierra, o desempenho dos nossos centros comerciais melhorou significativamente à medida que as restrições à atividade foram sendo atenuadas, em alguns casos atingindo já níveis de desempenho superiores a 2019, e o negócio de serviços deu sinais importantes de retorno a uma atividade mais normalizada. As lojas da Sonae Fashion e da ISRG estão também a regressar aos níveis pré-pandemia, mas com um desempenho online mais forte, que continua a atingir níveis recorde. A Sonae FS prosseguiu com a implementação do seu novo modelo de negócio e a atividade de M&A da Sonae IM continuou a gerar valor para o grupo. Por último, a NOS atingiu, no segmento de Telecomunicações, o maior crescimento líquido de assinantes dos últimos cinco anos, enquanto o segmento de Media e Entretenimento deu sinais encorajadores de recuperação. Gostaria de deixar uma palavra especial para a conclusão do processo do leilão 5G, com a NOS a garantir a maior quota de espetro entre os concorrentes, um marco importante para a empresa assegurar a liderança na revolução 5G.
Globalmente, em termos proporcionais, a Sonae aumentou o seu volume de negócios em 5% nos 9M21, ultrapassando os €5,5 mil milhões, melhorou o seu EBITDA subjacente em 8% e cresceu o EBITDA em 23%, devido aos melhores resultados operacionais, mas também às mais valias significativas da nossa atividade de investimento. Neste capítulo, e durante o terceiro trimestre, a Sonae MC vendeu a sua participação de 50% na Maxmat, a Sonae IM monetizou as suas participações na BizDirect e na CB4 e a Sonae estabeleceu uma parceria com a CVC através da venda de uma participação minoritária na Sonae MC. Esta transação foi um marco importante, pois demonstra a qualidade e o potencial de criação de valor da empresa, e permitiu melhorar significativamente a nossa solidez financeira. Ainda no trimestre, a Sonae adquiriu o controlo da Gosh!, uma empresa de referência do Reino Unido na indústria de alimentação natural de base vegetal, o que permite à Sonae investir num setor de elevado potencial, expandir a sua presença internacional e contribuir para um futuro mais sustentável. A geração de cash flow total da Sonae no período conduziu a uma forte redução da dívida líquida e a um LTV historicamente baixo de 9%.
Com base neste desempenho, encaramos o futuro com uma enorme confiança. Temos novos desafios pela frente, mas também oportunidades que nos energizam. Hoje, os nossos negócios estão mais bem preparados, o grupo está mais bem preparado. O nível de energia e motivação que vejo nas nossas equipas é verdadeiramente excecional, o compromisso com nossos clientes é inegociável e a aceleração da inovação e da execução estratégica está presente em todos os níveis da organização. E, como sempre, o compromisso com as nossas pessoas, as nossas comunidades e o nosso planeta é uma prioridade. Ao escrever esta carta, reflito sobre os últimos 18 meses e constato o quão orgulhosa estou do que alcançámos e da maneira como o fizemos.”

3. ANÁLISE CONSOLIDADA DOS 9M21

Durante os primeiros nove meses do ano, os mercados onde os negócios da Sonae operam continuaram a ser afetados pelo contexto pandémico. Em Portugal, viveu-se um período de confinamento (desde meados de janeiro até meados de abril), seguido do gradual abrandamento das restrições a partir de maio, mas com restrições em vigor, como o limite da capacidade das lojas, que continuaram a condicionar a atividade dos negócios de retalho.

Crescimento em contexto desafiante com reforço de posições de liderança
Neste período desafiante, a generalidade dos negócios da Sonae reforçaram as suas posições competitivas e propostas de valor, com os resultados dos 9M21 a mostrarem um desempenho sólido do portefólio.
A Sonae apresentou um volume de negócios consolidado superior a 5 mil milhões de euros nos 9M21, com um valor recorde de 5.014 M€ que traduz um crescimento de 4,7% em termos homólogos, sustentado principalmente pelos contributos positivos da Sonae MC e da Worten, que continuaram a reforçar as suas posições de liderança. Os negócios não consolidados também atingiram elevados níveis de crescimento, em particular a ISRG com valores já significativamente acima dos registados em 2019. As vendas consolidadas online cresceram 29% face a 2020, um ano que já tinha sido um extraordinário para este canal, sendo uma evidência clara do sucesso na execução do trajeto digital da Sonae.
Em termos de rentabilidade, o EBITDA subjacente aumentou 5,6% em termos homólogos, para 415 M€ (169 M€ no 3T21), com destaque para os contributos positivos da Sonae MC, da Worten e da Sonae Fashion. Já o EBITDA cresceu 23,1% em termos homólogos e atingiu 531 M€ nos 9M21 (239 M€ no 3T21), beneficiando adicionalmente das mais-valias significativas no período provenientes da gestão do portefólio e da melhoria do desempenho das empresas consolidadas pelo método de equivalência patrimonial. Esta performance também beneficiou o Resultado Direto, que atingiu 169 M€ nos 9M21 (40 M€ nos 9M20), tendo no 3T21 aumentado mais de 56 M€ para 115 M€. O Resultado Indireto situou-se em 24 M€ nos 9M21 e em 9 M€ no 3T21, suportado pela evolução do valor do portefólio da Sonae IM.
Face ao crescimento das vendas e da rentabilidade operacional, bem como à gestão ativa do portefólio, o resultado líquido da Sonae (atribuível a acionistas) superou mais uma vez os valores de 2020 e 2019, atingindo 158 M€ nos 9M21 e 96 M€ no 3T21.

Investimento atinge 355 M€ e gestão ativa do portefólio dinamiza negócios
O investimento total da Sonae nos 9M21 situou-se em 355 M€, com o capex operacional a aumentar 10,1% para 182 M€, traduzindo o contínuo investimento dos negócios nas suas propostas de valor. O investimento em fusões e aquisições ascendeu a 174 M€ nos 9M21, principalmente relacionado com o reforço da participação na Sonae Sierra para 80%, após a compra de 10%, com a compra da empresa britânica de alimentação saudável de base vegetal Gosh! e com investimentos tecnológicos da Sonae IM.
Nos últimos 12 meses, no âmbito da gestão ativa do portefólio, a Sonae investiu 200 M€ e encaixou 649 M€ com a venda de ativos, principalmente com a alienação de uma participação minoritária de 24,99% na Sonae MC aos fundos da CVC Strategic Opportunities, por um montante inicial de 528 M€.
Também no 3T21 a Sonae MC concluiu a venda da sua participação na Maxmat e a Sonae IM manteve a sua atividade de gestão de portefólio, tendo concluído a venda da sua participação na Bizdirect, a aquisição de uma participação minoritária na Citcon (uma empresa com sede nos Estados Unidos e líder na integração de meios de pagamento via carteira digital), e a venda da sua participação na CB4.
Estas operações somam-se às realizadas no primeiro semestre do ano, onde se incluem a nova estratégia da Worten para Espanha; a parceria da Sonae FS e Banco CTT para os próximos cinco anos; e a venda pela Sonae IM da participação na Arctic Wolf.

Estrutura de capital sólida, com dívida líquida a diminuir e forte geração de cash flow
A Sonae apresentou uma forte geração de liquidez, sustentada pela sólida performance dos negócios e pela atividade de gestão do portefólio. Em termos de cash flow operacional, o portefólio diversificado da Sonae gerou 120 M€ durante os últimos 12 meses, com o Free Cash Flow (antes do pagamento de dividendos) a situar-se em 555 M€.
A dívida líquida reduziu em 375 M€ em termos homólogos, situando-se agora significativamente abaixo de mil milhões de euros (857 M€), uma posição financeira muito sólida que permite ao grupo enfrentar os desafios futuros e explorar oportunidades emergentes. Esta estrutura de capitais sólida é complementada por uma posição de financiamento confortável: baixo custo da dívida de 1,0% e um perfil de maturidade médio de 3,4 anos.

Mais de 2.000 novos empregos, apoio à comunidade cresce mais de 20%, neutralidade carbónica acelera
A Sonae continuou a prosseguir a sua missão e reforçou o seu compromisso com as Pessoas e o Planeta. O apoio direto dado à comunidade pela Sonae e suas participadas acelerou durante os 9M21 ao aumentar mais de 20% e superar os 13 M€, beneficiando famílias e instituições em todo o país com bens, competências e recursos financeiros.
O dinamismo da empresa traduzindo-se também na criação de emprego, com a Sonae e as suas participadas a reforçar as suas equipas com mais de 2.000 colaboradores nos últimos 12 meses, em especial nos negócios de retalho alimentar e de eletrónica, de centros comerciais e de serviços financeiros.
O grupo continua empenhado na melhoria da sua pegada ambiental, tendo acelerado no caminho rumo à neutralidade carbónica, com os seus negócios a promover a remoção de plástico da cadeia de valor e a reciclagem de equipamentos, a apostar na celebração de contratos de abastecimento de energia renovável ou a dinamizar produtos mais ecoeficientes.
(…)

(Comunicado integral anexo, bem como fotografias de Cláudia Azevedo e da sede da Sonae em anexo)