Sonae aumenta volume de negócios em 5% para valor recorde superior a 7 mil milhões de euros

1. Principais destaques dos resultados de 2021

• Valor líquido do portefólio (NAV) ascendeu a 4 mil milhões de euros, aumentando 4,5%
  • Retorno total acionista atingiu 61% em 2021, suportado por um aumento do preço das ações de 52%
  • Volume de negócios consolidado superou 7 mil milhões de euros, crescendo 5,3% para valor recorde
  • Vendas online agregadas cresceram 33% para 640 milhões de euros (M€)
  • EBITDA subjacente ultrapassou os 600M€ e o EBITDA total atingiu 738M€, crescendo 18,4%
  • Resultado líquido atribuível a acionistas superou os valores de 2020 e 2019, atingindo 268M€
  • Dívida líquida diminuiu 540 M€ e liquidez disponível aumentou para cerca de 1,4 mil M€
  • Investimento ascendeu a 474M€, dos quais 195M€ em aquisições
  • Sonae adquiriu produtora britânica de alimentação saudável Gosh! e posições em empresas tecnológicas, reforçou participação na Sierra, abriu capital da MC e alienou participação na Maxmat
  • Proposta de dividendo de 5,11 cêntimos de euro por ação, em linha com a política de dividendos da empresa
  • 37% dos cargos de liderança eram desempenhados por mulheres no final de 2021, no rumo para atingir 39% em 2023
  • Pegada ecológica melhorou, com redução das emissões de CO2 e 74% de embalagens recicláveis

2. Mensagem de Cláudia Azevedo, CEO da Sonae
2021 foi um ano notável para a Sonae. Um ano de grandes progressos em circunstâncias muito desafiantes. Apesar das fortes restrições relacionadas com a pandemia e da manutenção de ambientes extremamente competitivos, continuámos a reforçar as nossas quotas de mercado em todo o portefólio. Fizemo-lo através da nossa dedicação e capacidade de execução, inovando na forma como servimos os nossos clientes, acelerando a digitalização em todo o grupo e, sobretudo, trabalhando juntos com renovada energia e ambição.
Globalmente, continuámos a crescer, ultrapassando 7 mil milhões de euros em volume de negócios pela primeira vez na nossa história, tendo as vendas online agregadas excedido 600M€. Conseguimos atingir este nível de crescimento mantendo ainda o nosso forte desempenho ao nível da rentabilidade, com o EBITDA consolidado a aumentar 18% em termos homólogos, para mais de 730M€.
Estou naturalmente orgulhosa destes resultados. Mas estou igualmente orgulhosa da forma como mantivemos o nosso foco no futuro. Coletivamente, investimos mais de mil milhões de euros durante o ano para melhorar parques de lojas, renovar canais digitais, preparar instalações logísticas para o futuro, garantir as melhores redes digitais de nova geração e expandir o nosso portefólio de empresas para novas áreas de crescimento.
Mantivemos ainda uma atividade de M&A disciplinada e recorrente, tendo concluído importantes movimentos estratégicos. Estes movimentos incluíram a restruturação da operação da Worten em Espanha, as vendas da Maxmat e da MDS, a venda de 25% do capital da MC à CVC e as aquisições da Gosh! (alimentação de base vegetal) e da Deporvillage (retalhista online de desporto). A Bright Pixel continuou a investir em empresas de tecnologia de ponta, registando simultaneamente impressionantes valorizações do seu portefólio, nomeadamente nos seus três “unicórnios”. A capacidade que demonstrámos nos últimos anos para gerir ativamente o nosso portefólio dá-me uma enorme confiança de que estamos a ser capazes de preparar melhor o grupo para o futuro.
Mesmo com um nível de investimento assinalável, fomos capazes de reduzir significativamente a alavancagem do grupo. O Free Cash Flow atingiu €681m e a dívida líquida reduziu mais de 500M€ para 563M€. Ainda mais importante foi o aumento significativo de valor do grupo em 2021. O NAV (valor líquido da Sonae) aumentou 4,5% para mais de 4 mil milhões de euros e o retorno total acionista atingiu 61%, um resultado notável quando comparado com a maioria dos índices de mercado europeus.
Atingimos estes resultados sem comprometer os nossos esforços de sustentabilidade. Na verdade, mantivemos a nossa trajetória firme no sentido de atingir o objetivo ambicioso de neutralidade carbónica em 2040. Em 2021, a Sonae duplicou o consumo de energias renováveis e reduziu as suas emissões de CO2 (âmbito 1 + 2) 16% (face a 2018). Continuámos também a progredir em termos de diversidade, com 37% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, aproximando-nos da nossa meta de 39% até 2023. E, em tempos particularmente difíceis, aumentámos significativamente as contribuições para as nossas comunidades (+58% vs 2020, para 21 M€). O nosso compromisso com a sustentabilidade é bem evidente no aumento das linhas de crédito associadas ao nosso desempenho ESG, que hoje já representam mais de 60% do nosso financiamento de longo prazo.
Durante 2021, realizámos ainda um profundo exercício de reflexão sobre o nosso propósito, os nossos valores e a nossa identidade. Foi um processo verdadeiramente colaborativo, com a contribuição de dezenas de stakeholders internos e externos. Os resultados, anunciados em 2022, demonstram uma crença reforçada no nosso propósito, uma revigoração dos nossos valores e uma nova identidade corporativa. Pessoalmente, foi inspirador constatar que o nosso legado continua a estimular de forma tão acentuada pessoas de todas as gerações e de diferentes atividades e geografias. E foi também muito marcante reconhecermos coletivamente como este legado deve ser projetado no futuro com energia e ambição renovadas.
Enquanto escrevo estas palavras, a Europa está a enfrentar uma guerra. Uma guerra imposta a um país soberano sem qualquer motivo legítimo. Uma guerra que está a causar sofrimento a milhões de pessoas inocentes. Fiéis aos nossos princípios e aos compromissos estabelecidos por várias organizações internacionais às quais pertencemos, faremos a nossa parte na defesa dos valores da democracia e da paz, apoiando os mais afetados por este conflito.
2022 não trará menos incerteza nem menos desafios do que os últimos dois anos. Mas, mais do que nunca, estou confiante que estamos preparados para o futuro. Temos empresas muito fortes e líderes nos seus setores, conduzidas por equipas de elevada qualidade. Temos ainda uma situação financeira muito estável, o que nos permite explorar novas e atrativas oportunidades. E temos uma bússola moral no grupo, que será fundamental para criarmos um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Temos os olhos postos no futuro, um futuro que queremos liderar, um futuro que celebra e respeita as pessoas, as comunidades e o planeta. Continuaremos neste caminho. Sempre criando, hoje, um melhor amanhã.

3. Análise consolidada

Valor líquido do portefólio cresceu 4,5% para 4 mil milhões de euros
2021 foi mais um ano afetado pela COVID-19, mas o desempenho dos negócios da Sonae superior ao dos respetivos mercados. Os programas de vacinação nas várias geografias permitiram uma recuperação significativa da atividade sobretudo na segunda metade do ano.
No final de 2021, o NAV (valor líquido do portefólio) da Sonae ascendeu a 4 mil milhões de euros, 1,2% acima do valor no final do trimestre anterior e 4,5% acima do valor no final de 2020, o que reflete o desempenho operacional de cada unidade de negócio bem como a atividade de gestão de portefólio ao longo dos últimos 12 meses. O retorno acionista atingiu 61% em 2021, com um forte desempenho do preço das ações de mais de 50%, num ano marcado pela incerteza e volatilidade nos mercados de capitais.
A Sonae manteve uma atividade de gestão de portefólio muito intensa durante o ano de 2021, com impacto significativo no NAV. No 2S21 a Sonae concluiu a venda de 24,99% do capital da MC à CVC Strategic Opportunities, por um montante inicial de 528M€, e adquiriu 95,4% da Gosh! Food, uma empresa de referência no Reino Unido no setor de produtos alimentares de origem vegetal, enquanto a MC concluiu a venda da sua participação de 50% na Maxmat ao grupo BME, com um encaixe líquido de 68M€. No último trimestre do ano, a Universo chegou a acordo para a alienação da sua participação de 50% na MDS ao The Ardonagh Group por 100M€, com uma mais-valia estimada de cerca de 74M€ (conclusão prevista para o 1S22). Durante o 1S21 a Worten comunicou o seu plano de restruturação em Espanha, a Sonae adquiriu uma participação adicional de 10% na Sierra e o Universo assinou um acordo de parceria com o Banco CTT para os próximos 5 anos. Ao longo do ano a Bright Pixel manteve a sua atividade de gestão de portefólio, tendo concluído a venda das suas participações na Bizdirect, Case on it e na CB4, e adquirido diversas participações minoritárias em empresas de base tecnologia, apresentando simultaneamente aumentou de valorização nas empresas do seu portefólio, detendo já 3 ativos com avaliações unicórnio no seu portefólio. A ISRG expandiu a sua presença digital e internacional com diversas aquisições, nomeadamente da espanhola Deporvillage.
Volume de negócios cresceu 5,3% e atingiu recorde superior a 7 mil milhões de euros
A maioria dos negócios consolidados registaram crescimentos ao nível das vendas e do EBITDA subjacente, apesar de ser um ano ainda impactado pelos confinamentos e restrições, sobretudo no 1S21. No conjunto do ano, o volume de negócios consolidado da Sonae superou 7 mil milhões de euros, crescendo 5,3% face ao ano anterior, sustentado principalmente pela MC e pela Worten que registaram novamente desempenhos operacionais muito positivos e reforçaram as suas posições de liderança. A NOS e a ISRG também registaram desempenhos sólidos, com fortes recuperações durante os últimos trimestres. As vendas online agregadas atingiram 640M€, representando um aumento de 33% em termos homólogos (+3x face a 2019), comprovando o sucesso do percurso de digitalização do grupo.
Em termos de rentabilidade, o EBITDA subjacente foi de 603M€ e o EBITDA consolidado atingiu 738M€, mais 18,4% do que no ano anterior, traduzindo o desempenho operacional positivo, juntamente com uma recuperação dos negócios consolidados pelo método de equivalência patrimonial e as mais-valias significativas da atividade de gestão de portefólio. Assim, o Resultado Direto ascendeu a 258M€, bem acima do valor de 2020. O Resultado Indireto situou-se em 73M€ em 2021, suportado principalmente pela evolução ascendente do valor do portefólio da Bright Pixel. Face ao crescimento dos negócios e ao sucesso da gestão ativa de portefólio, o Resultado Líquido da Sonae (atribuível a acionistas) atingiu 268M€, ficando acima dos valores de 2020 e 2019 e sendo o valor mais elevado dos últimos 8 anos.
Investimento ascendeu a 474 M€ e dívida diminuiu mais de 500 M€
No último exercício a Sonae investiu um total de 474M€, com o capex operacional a crescer 5,8% para 279M€. Relativamente à atividade de gestão do portefólio, a Sonae investiu 195M€ e encaixou 663M€ com a alienação de ativos, nomeadamente com a venda da participação minoritária da MC. Em suma, o Free Cash Flow (FCF) da Sonae (antes do pagamento de dividendos), em 2021, situou-se em 681M€, o qual, após o pagamento de dividendos (em maio 2021) conduziu a uma redução de mais de 500M€ da dívida líquida consolidada, para 563M€. No final de 2021, a Sonae detinha cerca de 1.400M€ de liquidez disponível (caixa e linhas de crédito disponíveis), um baixo custo de financiamento (1,0%) e um perfil sólido de maturidade da dívida (maturidade média acima de 4 anos). Além disso, em 2021 e até à data de reporte, foram concretizadas várias operações de refinanciamento, num montante total de 995M€, com melhoria das condições e maiores maturidades.
Grupo mais sustentável com redução da pegada ecológica, financiamentos ESG e apoio à comunidade
Durante 2021, os negócios da Sonae reduziram as suas emissões de CO2e (âmbito 1 + 2) em 16% face a 2018, em linha com o compromisso do grupo de atingir uma redução de 54% até 2030. Em 2021, 74% das embalagens de plástico foram recicláveis, outro passo importante para alcançar o compromisso da Sonae de assegurar que o plástico dos seus produtos é 100% reutilizável, reciclável ou compostável até 2025.
O compromisso da Sonae com a sua estratégia de sustentabilidade também se refletiu na sua capacidade de obter financiamentos indexados à performance ESG. No final de 2021, 28% das linhas de financiamento de longo prazo já estavam associadas a um enquadramento sustentável, “Green” ou “ESG-Linked”. Contudo, atualmente 62% das linhas de financiamento de longo prazo do Grupo já tinham um enquadramento sustentável, “Green” ou “ESG-Linked” (92% na Sonae SGPS, 56% na MC e 18% na Sierra), o que demonstra claramente o compromisso da Sonae e dos seus financiadores com a sustentabilidade social e ambiental.
Face à pandemia e às necessidades das comunidades onde desenvolve a sua atividade, a Sonae reforçou também o seu papel social em benefício de famílias e instituições em todo o país. O apoio direto à comunidade aumentou mais de 50% e superou os 20M€, envolvendo bens, competências e recursos financeiros.
Sonae criou mais de 750 empregos e tem mulheres em 37% dos cargos de liderança
Durante o ano de 2021 a Sonae e os seus negócios criaram mais de 750 postos de trabalho, com destaque para os negócios de retalho alimentar da MC e de moda da Zeitreel. Fruto deste crescimento, a Sonae terminou o ano de 2021 com cerca de 47 mil colaboradores nas empresas integralmente consolidadas. Este crescimento foi acompanhado por um reforço das mulheres em cargos de liderança, que representavam 37% no final de 2021, evidenciando claramente que a Sonae está no caminho certo para atingir a sua meta de 39% até 2023.