SONAE CONCRETIZA EMPRÉSTIMO OBRIGACIONISTA DE 50 MILHÕES DE EUROS

A Sonae SGPS concretizou com sucesso a emissão de um empréstimo obrigacionista no montante de 50 milhões de euros, por subscrição particular e sem garantias, pelo prazo final de 7 anos, o que permite estar totalmente financiada para o corrente exercício. Desde o início do ano, a empresa já refinanciou 200 milhões de euros em dívida de longo prazo.

A Sonae SGPS está também em processo de formalização de novos empréstimos no montante aproximado de 100 milhões de euros, que permitirão assegurar todas as necessidades de financiamento atualmente existentes até final de 2020 e manter um perfil de maturidade da dívida confortável. A empresa continuará ainda a explorar outras alternativas de financiamento que lhe permitam continuar a fortalecer o seu balanço.

Com estas operações, a Sonae SGPS também aumenta a diversificação dos bancos de relacionamento e obtém condições de financiamento mais favoráveis, reduzindo o custo médio de dívida com vista à prossecução dos seus objetivos estratégicos, nas melhores condições.

Em 2018, o custo médio das linhas de crédito utilizadas pelo grupo Sonae (excluindo a Sonae Sierra) apresentou um nível baixo, próximo de 1%, fruto da forte qualidade do grupo e da sua solidez financeira. A dívida líquida do grupo Sonae em base comparável diminuiu 223 milhões de euros no último exercício, beneficiando da forte capacidade de geração de cash-flow e da robustez dos seus negócios.

(Comunicado integral em anexo)