Sonae cresce 11% no primeiro trimestre de 2024 e acumula investimento de 1,2 mil milhões de euros no último ano

1. Principais destaques dos resultados do primeiro trimestre 2024:
  • Volume de negócios consolidado totalizou 2,1 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2024 (1T24), aumentando 11% fruto do forte investimento e do crescimento dos negócios de retalho, com a MC e a Worten a reforçarem as suas posições de liderança.
  • EBITDA melhorou 13%, para 180 milhões de euros (M€), traduzindo o investimento no desenvolvimento dos negócios e o sólido desempenho dos negócios de retalho e telecomunicações.
  • O resultado líquido atribuível aos acionistas atingiu 25M€, mantendo-se estável face ao período homólogo.
  • Investimento consolidado totalizou 1.212M€ nos últimos 12 meses, superando 700M€ no 1T24, com expansão orgânica dos negócios e aquisições.
  • Sonae concluiu com sucesso a OPA sobre a Musti, assumindo o controlo da empresa líder de mercado no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos, e já no 2T24 concluiu a aquisição de uma participação de 89,1% na BCF Life Sciences, empresa francesa de ingredientes para a indústria da nutrição.
  • Apoio à comunidade aumentou 13%, para 8,7M€, com destaque para os donativos alimentares e para a promoção da educação na comunidade.
  • Estudo da Nova SBE revela que Grupo Sonae é o maior empregador privado em Portugal e motor da economia nacional, responsável por 3,7% do PIB nacional e por gerar 259 mil empregos no país.

2. Mensagem de Cláudia Azevedo, CEO da Sonae
“O ano começou de forma muito positiva para a Sonae. O sucesso da oferta pública de aquisição sobre a Musti nos países nórdicos foi um passo importante na nossa ambição de construir uma nova avenida de crescimento no nosso portefólio. Demos as boas-vindas à Musti (o retalhista líder no setor de produtos para animais de estimação nos países nórdicos) no nosso grupo e contamos ir mais longe juntos neste caminho. Em termos globais, o desempenho dos nossos negócios foi novamente forte neste trimestre, tendo resultado num crescimento adicional (+2% face ao final de 2023) do valor do nosso portefólio para 4,6 mil milhões de euros (2,38 euros/ação).

Os nossos negócios de retalho continuaram a superar-se no 1T24, com a MC e a Worten a reforçarem, mais uma vez, as suas posições de liderança. A MC manteve o seu foco incansável em oferecer a melhor proposta aos seus clientes e capturar novas melhorias operacionais, beneficiando, ao mesmo tempo, da recuperação dos volumes no negócio alimentar, suportada por um ambiente de consumo resiliente e efeitos de calendário favoráveis. A Worten apresentou uma melhoria das vendas e da rentabilidade, sustentada pelo crescimento do seu marketplace, num contexto de intensa atividade promocional no mercado de eletrónica. A Sierra e a NOS também continuaram a apresentar uma dinâmica positiva e melhorias no desempenho operacional e financeiro. Estes robustos resultados do nosso portefólio levaram o volume de negócios consolidado a aumentar 11% em termos homólogos para 2,1 mil milhões de euros, e o EBITDA consolidado a crescer 13% em termos homólogos, para 180 milhões de euros.

Em termos de estrutura de capitais, e apesar do investimento significativo na Musti, o rácio Loan-to-value da holding manteve-se em níveis muito confortáveis, tendo atingido os 13% no final deste trimestre.

Já em abril, a nossa subsidiária Sparkfood concluiu a aquisição de uma participação de 89% na BCF Life Sciences, em França, marcando mais um passo importante no desenvolvimento do nosso portefólio neste segmento. A BCF é especializada na produção de novos ingredientes através de processos inovadores apoiados nos princípios da economia circular e irá expandir o nosso ecossistema de negócios de ingredientes alimentares.
Por fim, a nossa Assembleia Geral aprovou a distribuição de um dividendo por ação de 0,05639 euros, +5% face ao ano passado, consistente com a nossa política de dividendos, e refletindo um dividend yield de 6,2%.[1]

Todos nós, na Sonae, continuaremos dedicados em obter um crescimento forte e sustentável, e empenhados em melhorar a resiliência operacional do nosso portefólio, garantindo, simultaneamente, uma integração bem-sucedida das novas empresas e das suas pessoas. Apesar do enquadramento económico volátil, mantemos a confiança e o foco na nossa missão de criar valor económico, social e natural de longo prazo para todos.”

3. Análise consolidada
Gestão ativa do portefólio com aquisições internacionais bem-sucedidas
Nos primeiros três meses de 2024, a Sonae prosseguiu com a sua estratégia de gestão de portefólio, tendo concretizado aquisições e parcerias que reforçam a internacionalização do Grupo, bem como investido no desenvolvimento dos seus negócios em Portugal.
Na sequência da oferta pública de aquisição lançada sobre a Musti, o consórcio liderado pela Sonae assegurou durante o 1T24 o controlo do retalhista nórdico de produtos para animais de estimação, atingindo 81% do seu capital social, com um investimento total de cerca de 700M€.  Já no 2T24, a subsidiária da Sonae - Sparkfood - concluiu a aquisição de uma participação de 89,1% por 160,5M€ na francesa BCF Life Sciences, que produz ingredientes para a indústria da nutrição através de processos de produção inovadores suportados por várias patentes e baseados nos princípios da economia circular.

Volume de negócios cresce 11% para 2,1 mil milhões de euros
O início do ano foi positivo para todos os negócios do portefólio, apesar da persistência de condições macroeconómicas desafiantes e de um ambiente competitivo exigente nos diferentes mercados de retalho. Em termos consolidados, no 1T24 o volume de negócios consolidado aumentou 11,1% em termos homólogos para 2,1 mil milhões de euros, traduzindo essencialmente o investimento no desenvolvimento dos negócios e o crescimento das operações de retalho, com destaque para a MC e a Worten, que mais uma vez reforçaram as suas posições de liderança no mercado português.
Apesar da contínua pressão nos custos operacionais e do esforço para estar ao lado dos clientes, o sólido desempenho dos negócios de retalho e o aumento da contribuição dos negócios consolidados pelo método de equivalência patrimonial, essencialmente proveniente da NOS, levaram o EBITDA subjacente a aumentar 15% para 158M€ e o EBITDA consolidado a aumentar 13% para 180M€. No entanto, o aumento das depreciações, dos custos de financiamento e dos impostos levou a que o Resultado Direto se situasse em 33M€, +10% vs. 1T23.

Resultado líquido estável, com ganhos de quota e sólida performance dos negócios
O resultado líquido atribuível aos acionistas atingiu 25M€, mantendo-se estável face ao período homólogo, com os impactos do aumento das depreciações em consequência do forte investimento realizado, dos custos de financiamento pelo aumento das taxas de juro e dos impostos, a serem compensados pelos ganhos de quota de mercado e sólida performance dos negócios.

Investimento supera 1,2 mil milhões de euros nos últimos 12 meses com expansão
O investimento consolidado da Sonae superou os 1,2 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, com o investimento no 1T24 a superar os 700 milhões de euros. Nos primeiros três meses do ano o Grupo investiu no reforço da internacionalização do portefólio e prosseguiu a sua aposta no mercado português, com destaque para expansão e remodelação do parque de lojas da MC.

Apoio à comunidade aumenta 13% para 8,7M€
A Sonae reforçou a sua política de responsabilidade social corporativa no 1T24, tendo aumentado o apoio à comunidade em 13%, para 8,7M€. O grupo continuou a dar especial atenção ao apoio às famílias, nomeadamente através de doações de alimentos a instituições de todo o país.

A Sonae também continuou empenhada em contribuir ativamente para a educação e requalificação ao longo da vida, tendo já no 2T24 lançado a segunda edição do Prémio Sonae Educação, que foi reforçado e vai distribuir 150 mil euros por projetos inovadores. O programa PRO_MOV, dos quais a Sonae é um dos promotores, captou mais parceiros e lançou novos cursos para promover a requalificação dos portugueses para os empregos de futuro, reunindo Estado, associações e mais de meia centena de empresas.

Sonae lidera emprego e é motor da economia nacional, diz estudo da Nova SBE
A Nova SBE realizou um estudo sobre a Sonae onde conclui que o Grupo é o maior empregador privado em Portugal, com a sua atividade a ser responsável por 259 mil empregos no país. Segundo os investigadores, por cada emprego criado na Sonae, são gerados 4,5 empregos no país.

O estudo, realizado com base nos dados de 2022, realça também que a Sonae é responsável por 3,7% do produto interno bruto português (PIB), o que significa que se o grupo fosse um setor de atividade, seria o terceiro maior do país com o valor acrescentado bruto de 9,9 mil milhões de euros e um volume de negócios de 17,8 mil milhões de euros.

(…)

(Comunicado integral e fotografia da sede da Sonae  em anexo)

[1] Com base no preço de fecho de €0,905 por ação em 29 de dezembro de 2023.