SONAE DISTINGUIDA NO RANKING DE LIDERANÇA NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

A Sonae foi reconhecida como "Líder Mundial no Combate às Alterações Climáticas" pela organização não-governamentalCarbon Disclosure Project (CDP), devido às suas ações para reduzir as emissões de carbono e mitigar os impactos da atividade no clima. Pelo segundo ano consecutivo, a Sonae integra a lista restrita de empresas classificadas com o nível máximo no Climate Performance Leadership Index, numa avaliação que envolveu cerca de 2.000 empresas cotadas a nível mundial. Esta análise foi solicitada por um conjunto de 767 investidores institucionais que gerem ativos avaliados em 92 triliões de dólares.

No último ano,a Sonae reduziu as suas emissões de dióxido de carbono em 18% e reforçou as suas ações de consciencialização de colaboradores, fornecedores e outros parceiros de negócio para a necessidade de desenvolverem as suas atividades de forma sustentável, reduzindo a sua pegada ambiental.

A Sonae é uma das 187 empresas a nível mundiale a única no setor do retalho na Península Ibérica a ser distinguida com o nível A no que respeita à sua performance climática. O investimento realizado por estas empresas em medidas de eficiência ambiental permitiu reduziras suas emissões em 33 milhões de toneladasno último exercício, ao mesmo tempo que alcançaram resultados financeiros impressionantes, demonstrando que um futuro com menos carbono não significa menores resultados.

Catarina Oliveira Fernandes, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, afirma: "A Sonae está comprometida em desenvolver a sua atividade de forma sustentável, procurando melhorar todos os dias o seu desempenho ambiental ao mesmo tempo que desenvolve a sua atividade ecimenta as suas posições de liderança. Mas também estamos empenhados em incutir estesvalores nos nossosparceiros e na sociedade, pois só com o envolvimento de todos é possível combater eficazmente as alterações climáticas. Acreditamos que ao recebermos pelo segundo ano consecutivo esta distinção estamos também a dar um sinal à comunidade de que com dedicação e foco é possível mudar e construir um mundo melhor para as gerações atuais e futuras".

Paul Simpson, presidente executivo do CDP, comenta: "As emissões de gases de efeito estufa globais continuam a subir e enfrentamos umrisco financeiro elevadose não as mitigarmos. O business casedeação para mitigar as alteraçõesdo clima nunca foi tão forte ou mais urgente. Por esta razão, felicitamosas empresas que alcançaram uma posição no The A List: The CDP Climate Performance Leadership Index. Estas empresas estão a responder à procura do mercado porresponsabilização ambiental e,ao mesmo tempo,estão a fazer progressos no sentido da realização de economias sustentáveis."

Sobre o CDP
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que fornece o único sistema global para empresas e cidades de medição, divulgação, gestão e partilha deinformação ambiental vital. O CDP trabalha com os vários agentes domercado, incluindo 767 investidores institucionais com ativos de 92 triliõesde dólares, para motivar as empresas a divulgar seus impactos sobre o meio ambiente e os recursos naturais e tomar medidas para reduzi-los. Mais informações em www.cdp.net