SONAE É A ÚNICA EMPRESA PORTUGUESA REPRESENTADA NO PAINEL DE ORADORES DO WORLD RETAIL CONGRESS

O World Retail Congress é a principal conferência de retalho a nível mundial e reúne mais de 1.000 executivos oriundos de 60 países. Entre os mais de 100 oradores que marcam presença no Congresso, estão nomes como: Sir Tim Berners-Lee, criador e chairman da World Wide Web; Kip Tindell, cofundador, chairman e CEO da The Container Store; Olaf Koch, CEO da Metro Group; James Curleigh, presidente e vice-presidente executivo da marca Levi’s. A Sonae é a única empresa portuguesa representada no painel de oradores com Luís Filipe Reis, CCCO da empresa que, entre outros assuntos, abordou a aposta da Sonae na inovação e em novos formatos de negócio.

A Sonae apresentou ontem a sua visão sobre o processo de transformação em curso no setor do retalho, no World Retail Congress, conferência anual dedicada ao setor que está a decorrer em Roma, Itália. Luís Filipe Reis, Chief Corporate Center Officer da Sonae, participou no painel “The transformation of retail Giants” que também contou com a participação de Andy Clarke, CEO da Asda Walmart, Robin Philips, administrador de omnicanal e desenvolvimento da Boots UK, e Kulin Lalbhai, administrador executivo do Grupo Arvind Retail.

“O setor do retalho está a viver uma transformação profunda, fruto da crescente vontade dos consumidores de beneficiarem de uma experiência de compra distintiva e de quererem ser servidos sem limitações temporais e com a máxima comodidade. Para responder a estes desafios, os retalhistas estão a antecipar as necessidades dos clientes através de ferramentas de gestão, a implementar estratégias omnicanal, a diversificar os seus modelos de negócio e a apostar na inovação como fator de criação de vantagens competitivas”, afirma Luís Filipe Reis.

A Sonae está entre as empresas que mais investem em Investigação e Desenvolvimento e Inovação, tendo no último ano atingido os 96 milhões de euros. E acrescenta: “Desde 2005 que a Sonae tem maiores taxas de crescimento do investimento em Investigação e Desenvolvimento do que a média das 1.000 empresas mais inovadoras do mundo, o que lhe permitiu a criação de marcas e produtos distintivos que ajudaram a consolidar a sua posição de liderança no retalho em Portugal e a internacionalizar as suas marcas, que hoje estão presentes em mais de 60 países.”

Luís Filipe Reis afirma: “Na Sonae, a inovação é uma prioridade e está presente desde o início e durante todo o processo de desenvolvimento dos negócios. Temos inclusive uma equipa dedicada responsável pelo fomento da inovação, facilitando a criação de valor através da geração e teste de novas ideias e soluções.” A Sonae conta hoje com uma rede de inovação internacional, que envolve mais de 70 instituições em 17 países, bem como equipas internas dedicadas e o envolvimento de mais de 3.600 colaboradores em toda a organização.

Entre os case studies de sucesso apresentados está o Cartão Continente, que tem uma taxa de penetração de 75% nos lares portugueses e está hoje presente em cerca de 90% das compras realizadas nas suas lojas, permitindo oferecer descontos e oferta de serviços personalizados, antecipando eventuais necessidades.

As insígnias da Sonae estão também a implementar as suas estratégias omnicanal, com importantes investimentos nas lojas online e nas operações logísticas, o que possibilita hoje servir os clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. A Sonae tem procurado também reforçar o seu conhecimento e competências em novas áreas, tendo investido, por exemplo, na Movvo, empresa que desenvolve soluções para análise de fluxos dentro de lojas e centros comerciais.

(Comunicado integral e fotografia de Luís Filipe Reis em anexo)