Sonae e Bankinter avançam com joint-venture para criar operador líder no crédito ao consumo em Portugal

No seguimento do acordo de princípio estabelecido em dezembro, o Bankinter Consumer Finance entrará no capital do Universo, que passará a ser detido em partes iguais pelos dois acionistas.

A Sonae e o Bankinter Consumer Finance formalizaram uma parceria para a criação de um operador líder em crédito ao consumo em Portugal. No âmbito deste acordo, o Universo passará a ser detido em partes iguais pelas duas instituições, com a Sonae a alienar uma participação de 50% do capital do Universo. A transação tem subjacente um valor de capitais próprios do Universo de cerca de 45 milhões de euros e envolve a venda de 50% do capital social do Universo por um valor estimado de 19 milhões de euros. Além deste montante, o acordo prevê ainda o pagamento de até 5 milhões de euros adicionais, contingente e diferido por cinco anos após a conclusão da transação.

O Universo conta com mais de 1 milhão de clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 400 milhões de euros, tendo em 2022 registado um volume de negócios de 30 milhões de euros.

O Bankinter Consumer Finance é uma entidade financeira de crédito com presença em Espanha, Irlanda e Portugal e que gere a oferta de produtos e serviços de crédito ao consumo do Bankinter, contando com uma sólida experiência no setor de serviços financeiros.

A criação desta joint-venture enquadra-se na estratégia de gestão ativa de portefólio da Sonae e permite alavancar o negócio de serviços financeiros do grupo, beneficiando de um parceiro com competências complementares que vão contribuir para acelerar o seu plano de desenvolvimento.

João Dolores, CFO da Sonae, afirma: “Esta joint venture tem a ambição de criar um operador líder no crédito ao consumo em Portugal, alavancando o trajeto de crescente sucesso do Universo com as competências complementares do Bankinter Consumer Finance. Acreditamos que a aposta do Universo na inovação e digitalização do negócio, bem como o valor que acrescenta ao seu ecossistema de parceiros, vai ser potenciada no âmbito desta parceria e permitir ao Universo acelerar o seu desenvolvimento”.

Alfonso Saez, Diretor-Geral do Bankinter Consumer Finance, afirma que “o acordo com a Sonae permite-nos reforçar o nosso posicionamento no mercado português de crédito ao consumo, no qual o Bankinter Consumer Finance tem registado uma excelente evolução nos últimos anos, em parceria com um grande grupo empresarial do país, como é a Sonae”.

Os termos da transação visam a desconsolidação da atual participação de 100% da Sonae no Universo, passando a nova participação de 50% a ser registada pelo método de equivalência patrimonial. Da conclusão da transação resultará ainda o registo de uma mais-valia estimada de 12 milhões de euros.

A conclusão da transação agora anunciada está sujeita à satisfação das condições usuais para uma transação desta natureza (incluindo as necessárias aprovações regulatórias e da Comissão Europeia) estando a sua conclusão prevista para o segundo semestre de 2023.

(Comunicado integral e fotografia da sede da Sonae em anexo)