Sonae é exemplo europeu de boas práticas de Inclusão e Diversidade nas organizações

• European Round Table for Industry, que junta 55 líderes empresariais europeus, lançou guia de boas práticas que inclui exemplos de sucesso do grupo de Empresas Sonae
  • Paulo Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da Sonae, preside à Comissão da ERT responsável pelo tema da Inclusão e Diversidade nas empresas

A European Round Table for Industry lançou hoje o compêndio “ERT I&D Toolkit”, para promoção da Inclusão e Diversidade das organizações, no qual reúne exemplos de boas práticas de 20 das maiores empresas europeias de diferentes setores, entre as quais duas iniciativas implementadas pelo grupo de Empresas Sonae.

A publicação aborda múltiplas dimensões da Inclusão e Diversidade, nomeadamente género, idade, deficiência, etnia, LGBT + ou apoio a vítimas, com o objetivo de acomodar a diversidade demográfica¹ e a diversidade cognitiva². Fazem parte desta publicação, dois projetos das empresas Sonae dedicados à diversidade geracional. O “Reverse Mentoring” da Sonae MC demonstra claramente as vantagens no trabalho conjunto e troca de experiências entre colegas de diferentes gerações. Ao contrário do que é habitual, neste programa coube aos mais jovens partilhar o seu conhecimento com os colegas seniores. Já no caso do “Sonae Arauco Knowledge Academy”, foi dada a devida valorização ao conhecimento dos colegas seniores que, antecipando o momento de saída da Sonae Arauco, têm a oportunidade de partilhar as suas competências com colegas em diferentes fases de carreira através de uma experiência inovadora de formação que recorre a novos formatos de aprendizagem. Com estes projetos é possível valorizar cada uma das faixas etárias e, acima de tudo, tirar partido da diversidade cada vez mais presente nas nossas empresas.

Paulo Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da Sonae e presidente da Comissão de Emprego, Competências e Impacto da ERT, afirma: “Este compêndio de 25 casos de estudo apresenta ações concretas que contribuem para uma cultura empresarial mais inclusiva e para libertar todo o potencial de uma força de trabalho diversificada. Estes exemplos são a base para a troca contínua de experiências e de melhores práticas entre as empresas lideradas por membros da ERT e, como tal, este é um trabalho contínuo e em permanente evolução”.
E acrescenta: “Cada empresa tem as suas particularidades e características e, por isso mesmo, não é possível implementar uma solução única. Ainda assim, esperamos que estes exemplos, nas várias dimensões da inclusão e diversidade, inspirem e estimulem mais inclusão. Quantas mais empresas se comprometerem e se envolverem neste tipo de iniciativas - integrando a Inclusão e Diversidade nos seus valores e cultura empresarial - mais rápido será o ritmo da mudança “.

Frank Heemskerk, secretário-geral da ERT, comenta: “O lançamento de hoje baseia-se na promessa #EmbraceDifference feita pelos membros da ERT em novembro de 2018 e no nosso relatório anual de Metas Voluntárias para Mulheres na Liderança, que está em vigor há cerca de 8 anos. Estamos ansiosos para partilhar estes exemplos com uma comunidade empresarial mais ampla nos próximos meses, continuando a aprender sobre os aspetos emergentes de Inclusão e Diversidade e a impulsionar o desenvolvimento das melhores práticas”.

Compromisso de longo prazo com a Igualdade e Diversidade
O compromisso da Sonae com a igualdade de género conduziu à adesão, promoção e fomento de várias iniciativas nacionais e internacionais. Por exemplo, em conjunto com a ERT, em 2013, a Sonae promoveu e subscreveu a “ERT Women Initiative and Voluntary Targets”, tendo definido targets voluntários promotores de maior diversidade de género, não só para posições em órgãos de gestão de topo, como também para posições de gestão intermédia. Em novembro de 2018, a Sonae assinou o primeiro compromisso europeu para a inclusão e diversidade, transversal a várias indústrias, intitulado Embrace Difference (Diversity & Inclusion), com o propósito de fomentar a criação de um ambiente e condições de trabalho adequadas para que todos os colaboradores possam atingir o seu potencial máximo, através de: cultura e liderança inclusivas, definição de metas e objetivos, clarificação de responsabilidades bem como igualdade de oportunidades.

A European Round Table for Industry (ERT) é um fórum que reúne cerca de 55 presidentes executivos e chairmans de empresas multinacionais líderes de origem europeia, cobrindo uma ampla gama de setores industriais e tecnológicos. A ERT visa uma Europa forte, aberta e competitiva, com a UE e o seu mercado único como motores de crescimento inclusivo e prosperidade sustentável. As empresas dos membros da ERT têm receitas combinadas de mais de 2 biliões de euros, proporcionando empregos diretos a cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo - metade das quais na Europa - e sustentando milhões de empregos indiretos. Este conjunto de empresas, onde se inclui a Sonae, investem mais de 60 mil milhões de euros por ano em Investigação e Desenvolvimento, principalmente na Europa.

O guia sobre Inclusão e Diversidade da ERT está disponível aqui e o website da iniciativa aqui.

(Comunicado integral e fotografia da sede da Sonae em anexo)