SONAE ESTABELECE PARCERIA ESTRATÉGICA COM A CVC STRATEGIC OPPORTUNITIES PARA A SONAE MC

Acordo prevê a alienação de uma posição minoritária de 24,99% na Sonae MC, avaliando a unidade de retalho alimentar da Sonae em cerca de 2,4 mil milhões de euros.

A Sonae estabeleceu um acordo com a CVC Strategic Opportunities para a venda de uma posição minoritária de 24,99% na Sonae MC, por um montante de 528 milhões de euros acrescido de um pagamento contingente diferido de até 63 milhões de euros.
Esta operação traduz-se numa parceria estratégica entre um dos maiores grupos económicos nacionais e um investidor mundial de referência que partilha da mesma visão para a Sonae MC e que apoia o seu plano de crescimento, assegurando a Sonae a manutenção da sua posição de controlo. Esta parceria enquadra-se na estratégia de gestão ativa de portfólio da Sonae, que procura a cada momento implementar a estrutura acionista ideal para cada um de seus negócios e unir forças com parceiros de elevado valor acrescentado.
A CVC Strategic Opportunities é um investidor de renome internacional, com um percurso de sucesso no estabelecimento de parcerias em todo o mundo, que está a investir na Sonae MC com um horizonte de investimento de longo prazo. A CVC irá trazer a sua vasta experiência no setor do retalho, bem como o seu longo historial de apoio a iniciativas de crescimento orgânico e inorgânico, apoiando a Sonae MC na execução da sua estratégia.
Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, afirma: “Estamos entusiasmados com esta parceria de longo prazo com a CVC Strategic Opportunities pois acreditamos que fortalecerá ainda mais a Sonae MC e sua estratégia de crescimento. Esta parceria com um dos investidores institucionais mais bem sucedidos do mundo valida o sólido histórico de desempenho da Sonae MC e da sua equipa, especialmente após os desafios colocados pela pandemia. Na Sonae estamos muito orgulhosos da jornada da Sonae MC e entusiasmados com a oportunidade de continuar a apoiar seu crescimento”.
Jan Reinier Voûte, Co-Head da CVC Strategic Opportunities afirma: “A CVC Strategic Opportunities tem o prazer de investir na Sonae MC como o principal retalhista alimentar em Portugal e de estabelecer uma parceria com a Sonae SGPS e a família Azevedo. Sob a liderança de Luís Moutinho, o Continente desenvolveu ofertas de excelência para todas as famílias portuguesas e estabeleceu uma forte fidelização e envolvimento dos clientes, tanto nas lojas como online. Estamos ansiosos para trazer a experiência da CVC para alimentar o seu crescimento a longo prazo e sucesso contínuo.”
A Sonae MC é líder no retalho alimentar em Portugal, contando com quase mil lojas operadas diretamente, e gere um portefólio com vários formatos com vista a abranger todas as missões de compra dos seus clientes, sendo uma das marcas mais reconhecidas em Portugal. Nos últimos 12 meses a Sonae MC registou receitas de 5,2 mil milhões de euros e gerou um EBITDA subjacente de 527 milhões de euros.
A transação agora anunciada envolve a venda de 24,99% do capital social da Sonae MC por um montante em 528 milhões de euros. Além deste montante, o acordo prevê o pagamento contingente diferido de até cerca de 63 milhões de euros à Sonae, o que pode elevar o equity value de 100% do capital social da Sonae MC até cerca de 2,4 mil milhões de euros e o Enterprise Value acima de 4 mil milhões de euros, correspondendo a um múltiplo Enterprise Value / EBITDA de 7,7x com base nos resultados dos últimos doze meses. A operação deverá ser concluída durante o mês de agosto e não está sujeita a quaisquer condições prévias.
A Sonae foi assessorada, nomeadamente, pela Goldman Sachs International como consultor financeiro exclusivo e pelo escritório de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares Da Silva & Associados - Sociedade De Advogados e pela Deloitte Corporate Finance.