SONAE INTERNACIONALIZA RETALHO ALIMENTAR

A Sonae iniciou a internacionalização da sua área de retalho alimentar através da exportação dos produtos das suas marcas alimentares e está, neste momento, a analisar propostas de internacionalização através do modelo de franquias. A aposta da Sonae MC no wholesale e nas franquias em novos mercados enquadra-se na estratégia de internacionalização da Sonae, que pretende explorar a excecional base de ativos e a capacidade de inovação que detém em Portugal através de modelos de expansão “capital light”.Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, afirma: “A posição de liderança da Sonae e do Continente no retalho alimentar em Portugal permitiu acumular um vasto conjunto de competências ao nível da inovação de produto e da gestão de marcas que nos tornam numa referência internacional do setor. A exportação de produtos para outras cadeias de retalhistas internacionais e o franchising são, assim, desenvolvimentos naturais do negócio que estamos a testar e que permitem criar valor para a economia nacional.”O modelo de wholesale da Sonae MC aposta na gama de marcas Continente e exclusivas, que beneficiam de um forte reconhecimento no mercado português e apresentam-se como muito competitivas para exportação, mas também em marcas de fabricantes. A disponibilização de marcas de produtores portugueses nas lojas da Sonae em Portugal é a mais completa do mercado nacional, fruto das parcerias estabelecidas com um vasto conjunto de produtores. A internacionalização da Sonae MC contribuirá, também, para o desenvolvimento de um vasto conjunto de empresas portuguesas, uma vez que 85% dos produtos de marca própria Continente e das marcas exclusivas é produzido em Portugal.(Comunicado integral em anexo)Contacto:Diogo Simão DirectorM 351 93 652 86 39T 351 21 319 56 43F. 351 21 315 62 91ds@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt