Sonae investe na Educação e apoia mais de 200 mil estudantes em 2023 | Dia Internacional da Educação, 24 de Janeiro

• “Educação é o mais poderoso catalisador para o desenvolvimento social e económico da sociedade”, afirma Daniel Fonseca, Diretor de Marca e Comunicação Corporativa da Sonae
  • Política de responsabilidade social corporativa da Sonae centra-se na Educação, contribuindo para a eliminação ou mitigação de fatores de desigualdade e exclusão como forma de promover uma sociedade mais inclusiva, capacitada e resiliente.

A Sonae reforçou o seu apoio à Educação em 2023, investindo em mais de 200 mil estudantes, diretamente e através dos seus múltiplos parceiros de norte a sul do país. Este número reflete a política de responsabilidade social corporativa da Sonae, que procura oferecer igualdade de oportunidades a crianças, jovens e adultos, facilitando o seu acesso à Educação.

Daniel Fonseca, Diretor de Marca e Comunicação Corporativa da Sonae, afirma: “A Educação é o mais poderoso catalisador para o desenvolvimento social e económico da sociedade. Funciona como elevador social e contribui para a eliminação ou mitigação de fatores de desigualdade ou exclusão social. Por isso, na Sonae, temos a Educação como uma das prioridades na nossa estratégia de responsabilidade social corporativa, procurando desenvolver e apoiar iniciativas que facilitem o acesso à melhor educação e que promovam a inovação no ensino”.

Para fomentar o desempenho escolar e a igualdade de oportunidades, a Sonae trabalha em estreita colaboração com várias organizações, como são os casos da Teach For Portugal, atualmente sediada no Sonae Campus na Maia, e da Associação EPIS. “Defendemos que o sucesso escolar e o potencial de uma criança não pode ser determinado pelo seu código-postal, mas sim pelo seu mérito. Daí ser fundamental promover o acesso igualitário a oportunidades educativas de qualidade”, realça Daniel Fonseca.

A Sonae pretende contribuir para o sucesso académico, mas também preparar os jovens para os desafios e as oportunidades da economia global. Com este propósito, a Sonae apoia a Junior Achievement Portugal, numa parceria que se mantém desde 2006 e que envolve inclusive voluntários Sonae.

Com o objetivo de impulsionar novos modelos educativos e ajudar a desenvolver competências digitais, a Sonae apoia instituições como a ENSICO, que promove o ensino da computação, e a 42, uma escola de programação sem aulas, sem horários e totalmente gratuita, pretendendo que as competências digitais cheguem a todos de uma forma revolucionária.

“Na Sonae estamos convictos que desenvolver as competências digitais dos alunos, estimular o seu pensamento criativo e computacional e prepará-los para os desafios do século XXI é absolutamente fundamental. Por isso, apoiamos o ensino da computação, não apenas como uma ferramenta, mas como uma forma de expressão, de comunicação e de colaboração, que nos permite resolver problemas, desde os mais simples aos mais complexos”, afirma Daniel Fonseca.

A Sonae defende também uma Educação abrangente, que desenvolva múltiplas competências e proporcione estímulos diversos, promovendo a criatividade e cidadãos mais conscientes, sensíveis e críticos. Por isso, apoia os Serviços Educativos de instituições como a Fundação de Serralves, a Casa da Música ou a Galeria da Biodiversidade, contribuindo para o acesso à educação artística e cultural de todos.

Outra das preocupações da Sonae na área da Educação é a capacitação e empoderamento das mulheres, pelo que apoia a Girl Move Academy e o Programa PROMOVA, fomentando a criação de ambientes que respeitem e valorizem a individualidade de todos.

Promover a inovação no ensino e a aprendizagem ao longo da vida

A forte aposta social da Sonae na área da Educação foi reforçada, no último ano, com o lançamento do Prémio Sonae Educação, uma iniciativa que visa promover projetos inovadores e inclusivos, com um impacto significativo na melhoria do acesso e qualidade da Educação. O prémio, que distribui 100 mil euros, teve como vencedores o NoCode Institute, que concorreu com uma plataforma digital que tem a missão de requalificar e relançar carreiras de profissionais em risco pela economia digital, e a EKUI (acrónimo para Equidade, Knowledge, Universalidade e Inclusão), um projeto que visa eliminar barreiras na comunicação linguística através de quatro formas de alfabetização.

O impacto na comunidade é uma condição fulcral nas iniciativas apoiadas pela Sonae, pelo que é também um dos investidores sociais nas Parcerias para o Impacto do programa Portugal Inovação Social desde 2021.

“Somos parceiros diários das instituições, providenciando apoio financeiro, consultoria, e acesso ao networking Sonae, promovendo a disseminação dos projetos e colocando os nossos voluntários à disposição das iniciativas que mais necessitam, através do voluntariado de competências”, explica Daniel Fonseca.

A Sonae está também comprometida com a requalificação para os empregos do futuro e a educação ao longo da vida, sendo um dos promotores do programa Reskilling for Employment (R4E), no âmbito da European Round Table for Industry, que pretende requalificar um milhão de europeus até 2025.  Em Portugal, esta iniciativa está materializada no PRO_MOV by Reskilling 4 Employment, o programa nacional que junta as empresas e o Estado na promoção da formação de profissionais para os empregos de futuro através da requalificação e integração no mercado de trabalho.

Educação prioritária para Belmiro de Azevedo

A Educação e a formação foram sempre uma prioridade de Belmiro de Azevedo, que promoveu o investimento nas pessoas, por considerar que o seu próprio percurso só foi possível devido às oportunidades que teve para desenvolver o seu potencial através dos estudos. Esta sua luta extravasou as fronteiras da Sonae, tendo conduzido à dedicação da Fundação Belmiro de Azevedo à Educação como uma das suas áreas prioritárias, à criação de um grupo de reflexão sobre Educação - o think thank EDULOG - , ao surgimento do Colégio Efanor, que é hoje líder no ranking das escolas em Portugal, e a uma política de responsabilidade social corporativa que tem na Educação um dos seus principais eixos de investimento e atuação.

“Na Sonae vemos o apoio à Educação como um investimento estratégico no desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos e do país. Estamos comprometidos em ser agentes de mudança, capacitando e requalificando as várias gerações, através do conhecimento e das oportunidades educativas que proporcionamos, diretamente e com as nossas instituições parceiras”, conclui Daniel Fonseca.