Sonae lança iniciativa de capital de risco para investir em empresas de comércio eletrónico

A Sonae acaba de criar a Sonae E.Ventures, uma iniciativa de capital de risco que tem como finalidade investir em negócios de comércio eletrónico na área do retalho. A Sonae E.Ventures abre portas aos empreendedores para contarem com um parceiro de referência como a Sonae e obterem os recursos necessários para desenvolverem os seus negócios.

Eduardo Piedade, diretor da equipa de investimento do projeto, afirma que “a Sonae E.Ventures pretende investir em negócios de e‐commerce na área do retalho e que estejam numa fase inicial de crescimento. Além de apoio financeiro, vamos colocar à disposição as nossas competências e conhecimentos, de forma a explorar novas fronteiras e desenvolver negócios geradores de valor. A Sonae E.Ventures vai, assim, contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores e para o fomento do empreendedorismo.”

A Sonae E.Ventures prevê a realização de investimentos até 500 mil euros por projeto - embora possa equacionar valores superiores, dependendo dos méritos do mesmo - estando à procura de parcerias nas quais o empreendedor lidere a empresa e mantenha a maioria do capital no seu negócio, aproveitando as competências chave e os ativos estratégicos da Sonae, assim como a sua rede de relações.

A Sonae E.Ventures pretende apoiar empreendedores ambiciosos e investir em negócios de comércio eletrónico com capacidade disruptiva e potencial de internacionalização, numa ampla variedade de setores, tais como alimentação, artigos de casa, artigos desportivos, bricolage, computadores e eletrónica, decoração, moda, acessórios e calçado, saúde e beleza, outros bens de retalho especializado, entre outros. Adicionalmente, podem ser realizados investimentos em empresas complementares ao comércio eletrónico, capazes de acrescentar valor a empresas online, em áreas como marketing digital, conteúdos, redes sociais e outros.

Os empreendedores interessados em beneficiar das vantagens proporcionadas pela Sonae E.Ventures devem candidatar-se através do website www.sonaeeventures.com. O processo de seleção decorre em sete passos, sendo que o primeiro feedback é dado no espaço de apenas 3 a 4 semanas. No final, e após um processo de análise mais detalhado, é assinado um acordo de parceria, criador de valor para todas as partes.

A análise aos investimentos tem em conta a fase da empresa, a atratividade do setor, o perfil internacional, o modelo de negócio, a equipa de gestão, o montante de investimento e o retorno potencial.

(Comunicado integral, logo Sonae E.Ventures e fotografia de Eduardo Piedade em anexo)