Sonae MC desenvolve programa pioneiro de reconhecimento e validação de competências

A Sonae MC é a primeira empresa portuguesa a implementar um programa de Reconhecimento e Validação de Competências. A iniciativa, implementada de forma pioneira na área da Logística, foi desenvolvida em conjunto com a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) e o Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP) e permite que os colaboradores da Sonae MC tenham a possibilidade de verem atribuído, o nível 2 ou 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificação (equivalentes, respetivamente, ao 9º ano ou 12º, com qualificação profissional).

Esta iniciativa - pioneira em Portugal - está enquadrada na política europeia para a validação e reconhecimento de competências profissionais. O processo tem por base a aplicação de instrumentos de reconhecimento e validação de competências profissionais, após ser realizada uma prova de certificação desenhada para o efeito.

Isabel Barros, Diretora de Recursos Humanos da Sonae MC, afirma: “A Sonae MC tem como objetivo primordial valorizar os seus colaboradores, investindo fortemente na sua formação e implementando ações que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. A criação deste programa, vem permitir que o compromisso, a formação e a experiência dos nossos colaboradores sejam reconhecidos através da atribuição de uma qualificação, na própria empresa. Desta forma promovemos o enriquecimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores da área da Logística, atendendo ao papel relevante que assumem no desenvolvimento do nosso negócio, e considerando também o gap de competências e ausência de ofertas formativas atualmente existentes ao nível do ensino”.

O projeto-piloto de “Validação de Competências nas Empresas” está enquadrado na área da Logística e tem por base os conteúdos e a oferta formativa da Escola da Logística. Esta iniciativa pretende alargar o conceito de “formação em contexto real de trabalho” ao reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais.

Os colaboradores da Sonae MC, ao desenvolverem processos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais, beneficiam de uma maior adaptação às exigências dos postos de trabalho, do aumento do grau de satisfação e motivação no trabalho, de uma maior mobilidade interna (mudança de carreira ou funções) e externa, bem como de uma maior facilidade de progressão profissional.

Em 2012, o Conselho da União Europeia emitiu uma recomendação sobre a validação da aprendizagem não formal e informal, que chama a atenção para a relevância da intervenção, entre outros, de organizações patronais, de empregadores, de sindicatos e de organismos nacionais, no processo de reconhecimento das qualificações profissionais. Segundo aquele órgão, todos estes intervenientes desempenham um papel importante na promoção de oportunidades de aprendizagem não formal e informal e nos subsequentes processos de validação.

A Sonae MC é a área de retalho alimentar da Sonae sendo líder em Portugal através da sua cadeia de hipermercados Continente. Tem um conjunto de formatos distintos que oferecem uma variada gama de produtos e serviços: Continente e Continente Modelo (hipermercados), Continente Bom Dia (supermercados de conveniência), Meu Super (lojas de proximidade em formato franchising), Bom Bocado e Bagga (cafetaria e restauração), Makenotes (papelaria e gifts), Note! (livraria e papelaria), Well´s (saúde, bem estar e ótica) e ZU (produtos e serviços para cães e gatos).

(Comunicado integral em anexo, bem como fotografias de ação de reconhecimento de competências e de Isabel Barros, Diretora de Recursos Humanos da Sonae MC)