SONAE MC PROMOVE INOVAÇÃO AO SERVIÇO DO CLIENTE

Foi com o mote “Como otimizar a experiência de transporte das compras no negócio de retalho alimentar?”, que a Sonae MC desafiou alunos da pós-graduação em Inovação de Produto e Serviço, inserida no programa ME310 da Universidade de Stanford. Os estudantes foram convidados a projetar uma nova solução capaz de proporcionar uma melhor experiência ao cliente no transporte das suas compras dentro da loja e até casa.

Em resposta ao desafio lançado pela Sonae MC, a equipa composta por 6 alunos portugueses e da Austrália desenvolveu um protótipo de carrinho funcional e ergonómico, uma solução agradável e sem atritos para tornar a jornada de compras ainda mais fácil.

Inserida no projeto ME310, a Pós-Graduação em Inovação de Produtos e Serviços é um programa da ESMAD, gerido e ministrado pela Porto Design Factory, um dos parceiros da Rede para a Inovação Colaborativa da Sonae, que pretende preparar os alunos para dar resposta a desafios de design do mundo real trazidos pelas empresas que se associaram ao programa.

Segundo Rúben Pinto, estudante do Programa ME310 na Porto Design Factory “Trabalhar com a Sonae MC é, logo à partida, muito exigente, não só porque o nível de ambição para o serviço ao cliente do Continente é muito grande, mas também porque é uma empresa que toda a gente em Portugal conhece. O desafio era extremamente amplo. Ou seja, tínhamos sempre de desenvolver algo que correspondesse a um público muito, muito diversificado.”

Os estudantes fizeram uma apresentação oficial do projeto em São Francisco no mês de junho, num evento que contou com a presença de todos os outros estudantes do programa ME310 e posteriormente em Portugal, nos dias 28 e 29 de junho, na Porto Design Factory.

A solução está agora em fase de otimização pela Sonae MC, com o objetivo de materializar um protótipo industrial, após o que se decidirá sobre a adoção na rede de lojas Continente.

Miguel Cardoso, Diretor de Equipamentos e Construção da Sonae MC afirma que “estamos muito satisfeitos com o resultado final do desafio lançado aos alunos. Apoiar o talento jovem é projetar o retalho do futuro. Acreditamos que ninguém melhor do que jovens bem preparados academicamente para desenvolver projetos inovadores, diferenciadores no setor e que cumpram com a nossa preocupação em melhorar cada vez mais a experiência dos nossos clientes dentro e fora nossas lojas.”

Sobre o Programa ME310:
O ME310 é um programa baseado em projetos, onde os alunos enfrentam desafios de design do mundo real trazidos pelas empresas que se associaram ao programa
Originalmente criado na Universidade de Stanford, o curso tem evoluído ao longo do tempo e está agora focado em ensinar aos alunos os métodos e processos de inovação necessários para designers, engenheiros e gerentes de projeto do futuro. Após a conclusão do curso, o objetivo é de que os alunos adquiram as habilidades necessárias para serem líderes globais em inovação.

O programa é ensinado em quatro continentes diferentes e oito países diferentes. O Politécnico do Porto é o único parceiro português da Aliança SUGAR. O ME310 PORTO - Pós-Graduação em Inovação de Produtos e Serviços é um programa da ESMAD, gerido e ministrado pela Porto Design Factory

No ME310 PORTO, as equipas trabalham durante 9 meses nos desafios de inovação propostos pelos parceiros corporativos. Estes aprendem e aplicam o processo de design de Stanford / IDEO no desenvolvimento de produtos para prototipar, testar e interagir de forma a resolver os desafios de design do mundo real para patrocinadores corporativos multinacionais. No final os alunos criam uma prova de conceito testada para demonstração às empresas.
Cada equipa do ME310 PORTO colabora com outra equipa de uma universidade estrangeira durante a duração do projeto. A parceria acrescenta diversidade às equipas e os alunos têm a oportunidade de experimentar a verdadeira colaboração global, uma habilidade necessária neste mundo altamente globalizado.

Todas as equipas do ME310 PORTO iniciam os projetos com um workshop de design e experimentam a cultura empreendedora de Sillicon Valley. Os protótipos finais da prova de conceito são apresentados nos EUA.