SONAE MC REFORÇA EFICIÊNCIA OPERACIONAL E PREMEIA FAMÍLIAS COM DESCONTOS

A Sonae MC, área de retalho alimentar da Sonae que integra o Continente, reforçou a eficiência das suas operações durante o ano de 2012, o que permitiu premiar as famílias com a atribuição de um valor recorde de descontos e reforçar a rentabilidade das suas operações. Este esforço de estar ao lado das famílias portuguesas foi reconhecido pelos consumidores que com a sua preferência contribuíram para solidificar a posição de liderança do Continente no retalho alimentar em Portugal.A Sonae MC, que registou vendas de 3,3 mil milhões de euros, beneficiou do rigoroso controlo de custos, da eficiente gestão do inventário (que permitiu uma redução do nível de stocks em aproximadamente 15%) e de novos ganhos de produtividade, alcançados pela bem-sucedida implementação de várias iniciativas internas focadas na eficiência e otimização de processos.Estas medidas permitiram à Sonae MC conceder o valor recorde de 391 milhões de euros de descontos em cartão Continente às famílias, mais 34% do que no ano anterior. A Sonae MC premiou a preferência dos 3,2 milhões de utilizadores do Cartão Continente, o qual esteve na base de cerca de 90% das vendas no período.Os ganhos de eficiência permitiram também um reforço de rentabilidade operacional com o EBITDA recorrente a atingir 250 milhões de euros, crescendo 7% face ao ano anterior. Este valor traduz uma rentabilidade de 7,6% do respetivo volume de negócios ( 0,6 p.p. face a 2011), um resultado muito positivo tendo em conta o contexto de retração de consumo e o desempenho das outras empresas do setor. Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, afirma: “Em 2012 conseguimos ser ainda mais eficientes nas nossas operações, o que nos possibilitou premiar as famílias com volume recorde de descontos e reforçar a rentabilidade operacional. Este esforço tem sido reconhecido por cada vez mais famílias, que sabem que nas nossas lojas encontram sempre os melhores preços e a oferta mais vasta de produtos para uma escolha racional. Esta crescente preferência dos consumidores pela nossa proposta de valor tem contribuído para solidificar a posição de liderança do Continente.”Reflexo do compromisso de estar ao lado das famílias nos momentos mais difíceis, a quota de mercado do Continente manteve a tendência de crescimento dos últimos anos, com um aumento estimado de 0,5 pontos percentuais (pp). O Continente continuou a demonstrar uma elevada capacidade de resposta atempada às alterações dos hábitos de consumo, nomeadamente através do contínuo investimento na gama de marcas próprias, que cobre atualmente mais de 3.600 referências.(Comunicado integral em anexo)Contacto:Diogo Simão DirectorM 351 93 652 86 39T 351 21 319 56 43F. 351 21 315 62 91ds@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt