Sonae negoceia aquisição de empresa francesa de ingredientes para a indústria da nutrição

A Sonae, através da Sparkfood, a sua subsidiária que investe em empresas dedicadas a soluções alimentares sustentáveis e saudáveis, está em negociações exclusivas para aquisição de uma participação maioritária na empresa francesa Diorren, avaliada em 152 milhões de euros.

A Sonae informa que a sua subsidiária Sparkfood apresentou uma oferta irrevogável e está em negociações exclusivas com o objetivo de adquirir uma participação de cerca de 89% na Diorren, empresa detentora da BCF Life Sciences ("BCF" ), por um valor total de 152 milhões de euros, numa base livre de caixa e dívida.
Fundada em 1986 e sediada na Bretanha, França, a BCF produz ingredientes para a indústria de nutrição através de um processo de produção inovador apoiado nos princípios da economia circular. A BCF transforma resíduos da produção alimentar em ingredientes de elevado valor acrescentado (aminoácidos), os quais são incorporados em produtos farmacêuticos, na alimentação humana e animal, bem como em soluções para a agricultura sustentável. Os processos de produção da BCF estão protegidos por várias patentes e segredos comerciais desenvolvidos internamente ao longo dos anos e aperfeiçoados pela atual equipa de gestão. A BCF mantém relações estáveis e de longo prazo com os seus principais clientes, nomeadamente produtores de alimentos para consumo humano e animal que incorporam os ingredientes da BCF nos seus produtos acabados.
A BCF tem um percurso consistente de crescimento e rentabilidade, tendo terminado 2023 com um volume de negócios de cerca de 53,5 milhões de euros (CAGR20-23E de +11%), e um EBITDA de cerca de 14,1 milhões de euros (CAGR20-23E de +16%). Após a concretização da transação, a BCF continuará a ser gerida pela atual equipa de gestão, a qual também planeia reinvestir na Diorren e, em termos agregados, deterá uma participação minoritária de cerca de 11%.
Esta transação está totalmente alinhada com a estratégia da Sonae para a criação, na Sparkfood, de uma plataforma global na indústria de food tech, através da aquisição de empresas especializadas em ingredientes inovadores, com forte conhecimento, experiência comprovada e posições relevantes no mercado. Esta transação enquadra-se também no compromisso da Sonae para com um futuro mais sustentável, uma vez que representa um importante investimento na economia circular, e contribui para a expansão internacional do Grupo.
A execução do presente acordo está sujeita à satisfação das condições habituais para uma transação desta natureza, incluindo condições de carácter legal e regulatório. A Sonae espera que a transação seja concluída no primeiro semestre de 2024.

(Comunicado integral e fotografia da sede da Sonae em anexo)