Sonae poupa 4 milhões de euros com medidas de eficiência energética

A área de retalho alimentar da Sonae implementou um programa de eficiência energética nas suas instalações que permitiu poupanças de 4 milhões de euros nos últimos três anos. Este programa, designado de projeto “Trevo”, assenta numa redução sustentada dos custos com a energia elétrica, ao mesmo tempo que assegura a manutenção dos níveis de conforto térmico nas lojas para clientes e colaboradores.Com o projeto “Trevo” foram implementadas um conjunto de iniciativas conducentes à redução sustentada da fatura de energia elétrica através da definição e implementação transversal de um “Guia de Utilização de Energia”, tendo o seu conteúdo sido promovido, nomeadamente, em ações de sensibilização envolvendo colaboradores e clientes. A Sonae levou a cabo iniciativas de melhoria do processo de aquisição e produção de energia, estudando o mercado e assegurando a compra pelo melhor preço, tendo sido pioneira na aquisição de eletricidade no mercado de indexados.Adicionalmente, foram ainda implementadas soluções de produção de energia elétrica através de fontes renováveis instaladas nas lojas de retalho alimentar da Sonae.José Fortunato, administrador da Sonae MC, afirma que “a implementação do projeto Trevo permitiu à Sonae reforçar a sua eficiência energética e reduzir a pegada ecológica, ao mesmo tempo que é gerador de poupanças que são traduzidas em melhores preços para os clientes. Em 2013, vamos continuar a procurar ganhos de eficiência e a promover a geração de energia através de fontes renováveis, cumprindo a nossa missão de desenvolvimento sustentável”.(Comunicado integral em anexo)Para mais informações contactar:Diogo Simão DirectorM 351 93 652 86 39T 351 21 319 56 43F. 351 21 315 62 91ds@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt