SONAE RECONHECIDA PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO COMO UMA DAS EMPRESAS MAIS ÉTICAS DO MUNDO

A Sonae foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das “Empresas Mais Éticas do Mundo” pelo Ethisphere Institute. A primeira empresa portuguesa a receber a distinção voltou a ser destacada, entre os milhares de empresas candidatas a nível mundial, pela implementação de práticas de negócio transparentes e de iniciativas com benefício para a comunidade, elevando a fasquia de padrões éticos junto de todos os seus stakeholders.

Este renovado reconhecimento confirma o compromisso da Sonae com a criação de valor económico e social, baseado em princípios éticos e de desenvolvimento sustentável, num horizonte de longo prazo, assente em relações de confiança com todos os seus interlocutores.

Paulo Azevedo, CEO da Sonae, afirma: “A cultura da Sonae incorpora, desde o seu nascimento, princípios éticos de desenvolvimento sustentável. Esta distinção encoraja-nos a continuar o nosso caminho na promoção do bem-estar social e no desenvolvimento das comunidades onde operamos, bem como na implementação de práticas transparentes de negócio e governação”. E acrescenta: “Ética e confiança fazem parte dos valores da Sonae, fortemente enraizados na nossa cultura, e parte do une os mais de 43 mil colaboradores, nas diversas geografias onde estamos presentes”.

Este é o sexto ano em que a Ethisphere – um instituto de investigação dedicado à criação, desenvolvimento e partilha das melhores práticas na ética empresarial, responsabilidade social das empresas, anti-corrupção e sustentabilidade – publica as classificações das Empresas Mais Éticas do Mundo (WME), que aparece na 1ª edição trimestral de 2012 da revista Ethisphere.

Na edição de 2012, a Ethisphere analisou milhares de empresas, dado o número de candidaturas recorde, num processo de avaliação rigoroso e que implicou várias etapas, tendo nomeado um número restrito de empresas que superaram os seus concorrentes na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo, entre as quais a Sonae.

"Em cada ano intensifica-se a competição para as Empresas Mais Éticas do Mundo, à medida que o número de candidaturas apresentadas para apreciação cresce", disse Alex Brigham, diretor executivo do Ethisphere Institute. "Os vencedores deste ano, entre os quais está a Sonae, sabem que um programa de ética forte é um componente chave para um modelo de negócio bem-sucedido, e por isso continuam a escrutinar os seus padrões éticos para se elevarem num ambiente em constante mudança regulatória".

Segundo o Ethisphere Institute, “a metodologia das “Empresas Mais Éticas do Mundo” analisa companhias que vão para além de declarações sobre fazer negócios eticamente, mas que transformam essas palavras em ação. Os vencedores do WME demonstram lideranças éticas reais e sustentáveis nas suas indústrias, colocando o princípio de “Good. Smart. Business. Profit.” realmente em prática nos negócios”

A metodologia para a classificação WME inclui: analisar códigos de ética e histórico de eventuais litígios e infrações regulamentares; avaliar o investimento na inovação e em práticas empresariais sustentáveis; observar as atividades concebidas para melhorar a cidadania empresarial; estudar as nomeações por quadros de topo, pares do setor, fornecedores e clientes.

Mais informações sobre as Empresas Mais Éticas do Mundo de 2012 disponíveis em http://ethisphere.com.

Para mais informações contactar:

Diogo Simão

Director