SONAE REFORÇA APOSTA NA INTERNACIONALIZAÇÃO COM NOVA PARCERIA PARA MÉDIO ORIENTE

A Sonae celebrou um acordo com o S. H. Al Mana Group para o desenvolvimento da marca Zippy no Kuwait, Emiratos Árabes Unidos e Qatar. Esta parceria vai permitir à Sonae reforçar a presença da sua área de retalho especializado no Médio Oriente, através da abertura de 10 lojas Zippy em regime de franchising durante os próximos três anos. A inauguração da primeira unidade está prevista ainda para 2013.Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: “A Sonae está empenhada em explorar o potencial das suas marcas desenvolvidas em Portugal, que já conquistaram a preferência dos consumidores portugueses e espanhóis e que também o podem fazer em outras geografias. O Médio Oriente foi a primeira região para onde expandimos a nossa presença fora da Península Ibérica sendo este acordo o início de uma nova fase de expansão na região”.O S. H. Al Mana Group está sediado no Qatar e é um dos maiores grupos económicos da região, possuindo interesses em setores como o automóvel, imobiliário, hotelaria e turismo, construção e engenharia, media, alimentação ou retalho, onde representa algumas das principais marcas mundiais.Internacionalização a crescerA Sonae SR já está presente no Médio Oriente através de 8 lojas Zippy repartidas pela Arábia Saudita e Egito. Após o contínuo reforço na Península Ibérica, a Sonae SR entrou no Médio Oriente, seguindo-se o Cáucaso, nomeadamente no Azerbaijão e no Cazaquistão e, mais recentemente, abriu as primeiras unidades na América Latina e no Norte de África.A Sonae SR iniciou a sua estratégia de internacionalização em 2008 através da abertura de lojas próprias da Sport Zone, Worten e Zippy em Espanha. Desde então, acelerou o processo de internacionalização, expandindo-se através de lojas próprias, mas também recorrendo a estratégias “capital light”, nomeadamente parcerias, acordos de franchising e outras formas de exportação.No final de 2012, as marcas da Sonae SR contavam com 146 lojas fora de Portugal, das quais 20 em regime de franchising e store-in-store, num total de 158 mil m2 de área de venda, repartidas por Espanha, Turquia, Arábia Saudita, Malta, Egito, Cazaquistão, Azerbaijão, República Dominicana e Venezuela, a que se juntou Marrocos já em 2013.Sobre o S. H. Al Mana GroupO S. H. Al Mana Group é um dos maiores grupos económicos do Qatar. Criado há mais de 50 anos, o seu fundador Saleh Al Hamad Al Mana foi dos primeiros a introduzir e desenvolver atividades de retalho e de trading no País e possui hoje vários interesses em toda a Região. Os seus negócios desenvolvem-se em ramos como o automóvel, imobiliário, hotelaria e turismo, construção e engenharia, media, alimentação ou retalho.O grupo representa algumas das principais marcas de retalho alimentar e não alimentar no País, possuindo uma área específica para artigos de luxo.Sobre a Sonae SRA Sonae SR é responsável pela área de retalho não-alimentar da Sonae, através das marcas Worten (eletrodomésticos, eletrónica de consumo e informática), Worten Mobile (telecomunicações móveis), Sport Zone (equipamento e vestuário desportivo), Modalfa (têxtil) e Zippy (vestuário de bebé e criança e puericultura). Em 2012, a Sonae SR apresentou um volume de negócios de 1.180 milhões de euros e aumentou as suas vendas internacionais em 5,8% face ao período homólogo do ano anterior.Diogo Simão DirectorM 351 93 652 86 39T 351 21 319 56 43F. 351 21 315 62 91ds@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGAL www.ban.pt