Sonae reforça investimento e cresce 10% nos primeiros nove meses de 2023

1. Principais destaques dos resultados dos primeiros nove meses de 2023:

• Volume de negócios consolidado superou 6 mil milhões de euros nos 9M23, com um aumento de 10% impulsionado pela MC, que manteve a sua posição de liderança de mercado, e pelo investimento em expansão
  • EBITDA ascendeu a 581 milhões de euros (M€), com a margem a diminuir 0,3pp, em termos homólogos, devido aos esforços contínuos para absorver parte da pressão inflacionista, sobretudo nos formatos de retalho alimentar
  • Resultado líquido atribuível aos acionistas atingiu 135M€, traduzindo o apoio às famílias, o aumento dos custos financeiros e dos impostos, e o investimento na expansão e digitalização dos negócios
  • Investimento consolidado atingiu 467M€ nos 9M23 e totalizou 642M€ nos últimos 12 meses, aumentando 11% com expansão orgânica dos negócios e aquisições
  • Divida líquida com redução face ao período homólogo, reforçando a forte posição financeira do Grupo
  • Grupo concluiu, já em outubro, a alienação da sua participação na ISRG, por 300M€, além da concretização das parcerias para a criação do operador líder no retalho de saúde, bem-estar e beleza na Ibéria, e do operador dedicado ao crédito ao consumo em Portugal, dependentes da aprovação das autoridades regulatórias competentes. Em 2023, a Sonae concluiu a aquisição de uma participação de 10% do capital social da Sierra, detendo agora 100%, e investiu em seis novas empresas na área tecnológica
  • Sonae cria nova área de negócio, a Sparkfood, que opera e investe em empresas inovadoras dedicadas ao desenvolvimento de soluções alimentares sustentáveis e saudáveis
  • Apoio à comunidade aumentou 11%, para 23,7M€, com destaque para os donativos alimentares e para a promoção da educação na comunidade.

2. Mensagem de Cláudia Azevedo, CEO da Sonae

“Durante o terceiro trimestre do ano, o contexto macroeconómico continuou a ser marcado pelos efeitos da instabilidade geopolítica, da subida das taxas de juro e de uma inflação persistente, embora em desaceleração.

A Sonae manteve-se focada em proporcionar as melhores ofertas e experiências aos seus clientes em todos os negócios, sem comprometer os investimentos necessários para garantir a sustentabilidade do grupo a longo prazo.

De facto, o grupo investiu um total de 467 milhões de euros desde o início de 2023, com foco particular na melhoria da experiência dos nossos clientes, tanto nos espaços físicos como nos canais digitais, demonstrando o nosso forte compromisso com as empresas do nosso portefólio e com todos os nossos stakeholders.

No que se refere ao desempenho operacional, o nosso volume de negócios aumentou 10% em termos homólogos, ultrapassando os seis mil milhões de euros, e o EBITDA situou-se em 581 milhões de euros, 7% acima de 2022. Esta evolução positiva foi impulsionada principalmente pela MC, que consolidou a sua posição de liderança no mercado português de retalho alimentar. No setor imobiliário, a Sierra continuou a executar a sua estratégia e registou um forte desempenho, quer nos seus centros comerciais, quer na sua área de serviços. A NOS, por sua vez, apresentou igualmente resultados muito positivos, impulsionados pelo crescimento do número de clientes e das receitas no segmento de telecomunicações, juntamente com um trimestre recorde nas vendas de bilhetes de cinema.

No que diz respeito à gestão de portefólio, concluímos (já no 4T23) a venda da nossa participação na ISRG (com um encaixe total de 300 milhões de euros), avançámos na execução da parceria com a Druni para criar o maior operador de saúde, bem-estar e beleza da Ibéria, e continuámos a investir em empresas inovadoras dedicadas ao desenvolvimento de soluções alimentares sustentáveis e saudáveis, através da Sparkfood, o nosso novo veículo de investimento neste setor.

A posição financeira da Sonae foi novamente reforçada, com a dívida líquida a reduzir em termos homólogos devido à nossa geração de cash flow operacional e à nossa atividade de gestão de portefólio.

Inspirados pela nossa renovada estratégia de sustentabilidade, lançada no 2T23, continuámos a progredir em áreas onde queremos ter um impacto marcante nas nossas pessoas, nas nossas comunidades e no planeta.

Olhando para o futuro, e cientes do atual nível de incerteza, devemos permanecer determinados, ousados e ágeis para nos adaptarmos rapidamente aos riscos que se materializem, aproveitarmos as tendências emergentes e capturarmos as oportunidades que surjam. Dado o nosso forte portefólio de empresas líderes, a nossa sólida posição financeira e a nossa cultura única, mantenho plena confiança na nossa capacidade de continuar a criar valor económico e social de referência.”

3. Análise consolidada

Gestão ativa do portefólio cria operações líderes na Península Ibérica e mais-valias no 4T

A Sonae prosseguiu com a sua estratégia ativa de gestão de portefólio, nomeadamente através de parceiras e aquisições e transações de ativos. Durante o 3T23, a Sonae recebeu uma notificação do grupo JD Sports a comunicar a intenção de adquirir a participação remanescente na ISRG com uma valorização do capital próprio de 1,0 mil milhões de euros. Esta transação foi concluída no início de outubro e resultou num encaixe financeiro de 300M€ e numa mais-valia de 168M€ para a Sonae, a qual terá impacto nos resultados do 4T23. Adicionalmente, a Sonaecom adquiriu a participação direta da Sonae na NOS por 213M€, detendo atualmente 37,37% do capital social da empresa de telecomunicações. Esta transação não teve impacto nos direitos de voto da NOS atribuíveis à Sonae.

Nos primeiros nove meses do ano é de salientar também que: i) a MC celebrou um acordo com os acionistas fundadores da Druni e da Arenal para a combinação destas duas empresas (conclusão prevista para o 4T23), a qual criará um operador líder no segmento de saúde, bem-estar e beleza na Ibéria; (ii) a Sonae adquiriu a restante participação de 10% na Sierra detendo agora 100% do seu capital, e (iii) a Universo acordou com o Bankinter Consumer Finance uma parceria 50/50 para a criação de um operador líder de crédito ao consumo em Portugal, cuja conclusão está atualmente dependente de aprovação das entidades reguladoras competentes.

Volume de negócios cresce 10% e supera 6 mil milhões de euros

Nos 9M23, os negócios do Grupo continuaram a enfrentar um contexto macroeconómico desafiante, com pressões significativas sobre os custos, mas ainda assim a continuarem a apresentar desempenhos resilientes suportados pelo reforço das suas quotas de mercado. O volume de negócios consolidado ultrapassou os 6 mil milhões de euros, com um crescimento de 10% em termos homólogos, impulsionado pelo desempenho da MC que manteve a sua posição de liderança no mercado português de retalho alimentar, com os consumidores a reconhecerem o esforço contínuo para oferecer os melhores preços num contexto de elevada inflação.

Margem EBITDA diminui em 0,3 pp, com absorção parcial da inflação e aumento dos custos

O sólido desempenho dos negócios, permitiu ao Grupo alcançar um EBITDA subjacente de 506M€, sendo que o EBITDA total cresceu 7% para 581M€, o que traduz uma redução da margem de 0,3pp, dado os esforços contínuos dos negócios de retalho para absorver as pressões inflacionistas e apoiar os seus clientes e o menor contributo dos resultados da atividade de gestão de portefólio, sem transações relevantes no período.

Adicionalmente, o investimento na expansão da rede de lojas e na digitalização dos negócios, juntamente com o aumento dos custos financeiros e dos impostos e com a redução das mais-valias na NOS e na Bright Pixel, conduziram a um Resultado Direto de 167M€.

Resultado líquido impactado pelo esforço para apoiar famílias e investimentos

O Resultado Líquido atribuível a acionistas foi de 135M€, traduzindo o esforço para apoiar as famílias e o aumento dos custos de financiamento e dos impostos, bem como o aumento das depreciações devido ao investimento na expansão e digitalização dos negócios.

Investimento operacional na expansão dos negócios cresceu 28%

O investimento consolidado da Sonae atingiu 642M€ nos últimos 12 meses, tendo aumentado 11% com expansão orgânica dos negócios e aquisições. Nos primeiros nove meses do ano, o investimento total foi de 467M€, sendo que o investimento operacional (Capex) ascendeu a 292M€, aumentando 28% com a expansão do parque de lojas e a digitalização dos negócios.

Apesar deste investimento, a dívida líquida reduziu em 40M€, para 982M€, demonstrando a forte posição financeira da Sonae, caracterizada por um baixo nível de alavancagem, um nível significativo de liquidez disponível e um sólido perfil de maturidade da dívida.

Apoio à comunidade aumenta 11% para 23,7M€

Face às emergências sociais que afetam as famílias, a Sonae aprofundou a sua política de responsabilidade social corporativa, dando especial destaque às doações de alimentos e à promoção da educação. Este esforço traduziu-se num aumento de 11% do apoio à comunidade nos 9M23, para 23,7M€.

A Sonae está empenhada em contribuir ativamente para a educação e requalificação ao longo da vida, pelo que atribuiu o Prémio Sonae Educação aos projetos apresentados pelo NoCode Institute e pela EKUI, focados na requalificação digital e na inclusão de pessoas com necessidades especiais, num total de cerca de 100 mil euros. A Sonae é também a promotora do programa PRO_MOV, que visa promover a requalificação dos portugueses para os empregos de futuro e que reúne Estado, associações e mais de meia centena de empresas, estando enquadrado no âmbito do programa europeu R4E (Reskilling for Employment).
(…)

(Comunicado integral e fotografia de Cláudia Azevedo em anexo)