Sonae reforça posição no índice mundial sobre igualdade de género

Bloomberg Gender Equality Index reconhece a transparência e as boas práticas da Sonae em matéria de igualdade de género.

A Sonae reforçou a sua posição no Bloomberg Gender-Equality Index (GEI), índice mundial que reúne empresas que se distinguem pela transparência e boas práticas na promoção da igualdade de género. O grupo alcançou uma pontuação global de 85,64%, um valor que supera a média mundial de 72,94% e que representa um aumento de 7,71 pontos base face ao ano anterior. O desempenho da Sonae supera também a média do setor e das empresas portuguesas que integram o ranking.

Com pontuações de excelência ao nível da “cultura inclusiva” e da “divulgação da informação”, a Sonae destacou-se também nas categorias “igualdade salarial e paridade de remuneração entre géneros”, “imagem de marca” e “liderança feminina e pipeline de talento”. A Sonae está ainda entre as apenas 43 empresas do índice que têm uma presidente executiva, ou seja, menos de 8,5% do total.

João Günther Amaral, membro da comissão executiva da Sonae, realça que “O empenho que na Sonae temos vindo a colocar na promoção das lideranças femininas está a dar resultados e a evolução da nossa pontuação no GEI é um reflexo desse trabalho que nos orgulha. O compromisso de 39% das posições de liderança no Grupo serem ocupadas por mulheres até 2023 materializa a nossa ambição, que passa por assegurar sempre o equilíbrio de direitos, liberdades e oportunidades”.

O Bloomberg Gender-Equality Index integra 485 empresas de 45 países e regiões, com uma capitalização bolsista de 16 biliões de euros, medindo a igualdade de género em cinco pilares: liderança e pipeline de talentos, igualdade de salários e paridade de remuneração entre gêneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual e imagem da marca. Para serem incluídas no índice as empresas tem de alcançar uma pontuação equivalente ou superior ao limite global estabelecido pela Bloomberg para refletir a divulgação, o desempenho ou a adoção das melhores práticas e políticas da categoria.

“Parabenizamos as empresas que estão incluídas no índice GEI 2023”, entre as quais a Sonae, afirma Peter T. Grauer, presidente da Bloomberg e presidente fundador do U.S. 30% Club. “Continuamos a constatar um aumento no interesse e na adesão mundial, o que reflete um objetivo comum de transparência nas métricas relacionadas a género”.

(Comunicado integral e fotografia da sede da Sonae em  em anexo)