Sonae regista vendas de 4,5 mil milhões de euros no retalho e reforça posições de liderança

A Sonae reforçou a sua posição de maior retalhista em Portugal em 2012, ao registar ganhos de quota de mercado na generalidade dos seus negócios de retalho, com destaque para o Continente, Worten e Sport Zone. Em 2012, as vendas preliminares no retalho ascenderam a 4,5 mil milhões de euros, praticamente em linha com o ano anterior, tendo a área total de vendas superado 1 milhão m2. As vendas internacionais cresceram 6% e a Sonae SR alargou a sua presença a um total de 146 lojas no estrangeiro. A área de retalho da Sonae entrou em quatro novos mercados e passou a ter lojas das suas marcas em 10 países de todo Mundo.A propósito deste desempenho, Paulo Azevedo, CEO da Sonae afirma: “Como esperado, 2012 foi um ano repleto de desafios para os retalhistas com exposição ao consumo privado em Portugal e Espanha. A redução do rendimento disponível das famílias e o crescente nível de desemprego levaram os consumidores a ajustar e reduzir os seus padrões de consumo, com impactos particularmente evidentes nas categorias mais discricionárias.Neste enquadramento, estamos satisfeitos com a performance de vendas alcançada pelos nossos formatos de retalho, que, na generalidade dos casos, ficou em linha com as nossas expectativas iniciais para o ano de 2012. No que diz respeito ao retalho alimentar, a Sonae MC apresentou uma redução do volume de negócios de apenas 1,4% face a 2011, devido, essencialmente, a ganhos de quota de mercado. Esta evolução só foi possível através da entrega continuada das melhores propostas de valor ao consumidor em Portugal e a um enfoque nos nossos instrumentos promocionais distintivos. Por seu turno, os formatos da Sonae SR continuaram a responder às significativas quebras de procura através da redefinição dos respetivos modelos de aprovisionamento, da adaptação das suas ofertas e de ganhos de quota de mercado no importante segmento da eletrónica. As incertezas macroeconómicas e os baixos níveis de confiança dos consumidores obrigam-nos a ser cautelosos em relação à evolução das vendas de retalho em 2013, em Portugal e Espanha. Apesar destas incertezas, a performance de vendas e as medidas implementadas com sucesso durante 2012 reforçam a confiança na capacidade das nossas equipas continuarem a reforçar a posição competitiva dos nossos formatos de retalho.”(Comunicado integral em anexo)Para mais informações contactar:Diogo Simão DirectorM 351 93 652 86 39T 351 21 319 56 43F. 351 21 315 62 91ds@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt