Sonae regista vendas de 4,6 mil milhões de euros no retalho em 2013 e reforça posições de liderança

A Sonae reforçou a sua liderança no setor do retalho em Portugal no ano de 2013, ao registar ganhos de quota de mercado na generalidade dos seus negócios de retalho, com destaque para o Continente, Sport Zone e Worten. Em 2013, as áreas de retalho da Sonae aumentaram as suas vendas conjuntas em 3%, para 4,6 mil milhões de euros, registando ao longo do ano uma performance progressiva, que culminou com um crescimento de 7,2% no último trimestre. Este desempenho resulta da crescente fidelidade dos clientes, que num cenário económico desafiante estão a premiar as insígnias da Sonae com a sua preferência. A nível internacional, as áreas de retalho da Sonae prosseguiram com a sua expansão e entraram em novos mercados através de lojas próprias, franchising ou exportação de produtos.

A propósito deste desempenho, Paulo Azevedo, CEO da Sonae afirma: “O ano de 2013 ficou marcado por importantes desafios nos mercados mais relevantes para as marcas de retalho da Sonae, sendo de destacar a estabilização dos níveis de consumo na Península Ibérica a partir da segunda metade do ano.

A procura das famílias portuguesas por propostas de valor atrativas tem beneficiado o nosso posicionamento, que passa por oferecer uma grande variedade a preço imbatível acompanhado de uma forte atividade promocional. Foi assim possível aumentarmos a lealdade dos nossos clientes, conquistar novos e crescer vendas a um ritmo que atingiu 7,2% no último trimestre do ano em Portugal.

No retalho alimentar, apesar do forte ambiente competitivo, o Continente reforçou a sua quota de mercado crescendo vendas no último trimestre em 5,4% e ofereceu mais de 400 milhões de euros em descontos, proporcionando poupanças efetivas a 3,4 milhões de famílias através do cartão.

A área de retalho especializado apostou no desenvolvimento de novos conceitos de loja, o que, a par das medidas de eficiência e das inovações implementadas, contribuiu para inverter o ciclo negativo. As insígnias da Sonae SR registaram uma segunda metade de ano em crescendo, o que culminou num importante crescimento de 8,9% das vendas em Portugal no quarto trimestre do ano, com especial destaque para a Sport Zone.

Em linha com a sua estratégia, a Sonae prosseguiu também com a internacionalização dos seus negócios, tendo alargado a presença das suas atividades de retalho, nomeadamente através de acordos de franchising, parcerias e exportação das suas marcas.

Estou confiante que a nossa estratégia nos vai permitir continuar a reforçar a nossa posição competitiva nos vários formatos de retalho.”

O volume de negócios conjunto das unidades de retalho da Sonae - Sonae MC e Sonae SR - aumentou 3% em 2013, alcançando 4.625 M€ e permitindo à Sonae reforçar a sua posição de maior retalhista em Portugal. Este desempenho foi suportado por um último trimestre de 2013 particularmente forte, tanto no setor alimentar como no não alimentar, com a Sonae a registar um crescimento de 7,2% nesse período. Apesar da desafiante situação macroeconómica em Portugal e Espanha, e do consequente efeito negativo no consumo privado, este crescimento superior ao mercado resulta da crescente preferência das famílias pelas insígnias da Sonae, que têm premiado com a sua fidelidade a proposta de valor oferecida de produtos de qualidade aos melhores preços.

Na área de retalho alimentar, o volume de negócios da Sonae MC melhorou 4,1%, para 3.415 milhões de euros em 2013, incorporando um crescimento de 1,4% das vendas no universo comparável de lojas. No quarto trimestre do ano (4T13), apesar da forte concorrência e de uma maior atividade promocional, as vendas da Sonae MC aumentaram 5,4%, com um crescimento no universo comparável de lojas de 1,1%. Este desempenho de vendas foi impulsionado apenas por volumes de vendas superiores, dado que a inflação do mercado se manteve em níveis bastante baixos/negativos.

Em 2013 a Sonae MC continuou a reforçar a sua quota de mercado no setor do retalho alimentar, suportada por uma excelente relação qualidade/preço dos seus produtos e serviços, o que conduziu a uma crescente preferência por parte dos seus clientes. A Sonae MC foi premiada pela capacidade de reagir rapidamente às alterações nos hábitos do cliente, nomeadamente por ter a maior variedade de referências de marca própria e de outros fornecedores, e pela capacidade de direcionar promoções, com base no sucesso do cartão de fidelização do Continente.

Na área de retalho especializado, a Sonae SR registou vendas de 1.210 milhões de euros em 2013, superando o montante alcançado no exercício anterior, apesar da situação macroeconómica desafiante para as categorias discricionárias. O crescimento da Sonae SR foi-se tornando mais visível ao longo do ano como resultado das melhorias nos modelos de negócios e do sucesso dos mais recentes conceitos de loja e reposicionamento de marca. O sucesso destas iniciativas contribuiu para o forte desempenho no último trimestre do ano, período em que se registou um aumento de 11,9% do volume de negócios. Na Península Ibérica, o mercado português começou a mostrar sinais de melhoria antes do espanhol, especialmente no último trimestre. As vendas no 4T13 subiram 8,9% em Portugal e 20,8% nos mercados internacionais, em comparação com o 4T12.

O segmento de eletrónica de consumo, que representou aproximadamente 70% das vendas da Sonae SR durante 2013, continuou a reforçar a sua posição de liderança no mercado português, com um ganho estimado de quota de mercado de mais de 1 pp[1]. A Worten também tem melhorado a sua posição de mercado em Espanha.

A Sport Zone em Espanha registou o terceiro trimestre consecutivo de crescimento positivo no universo comparável de lojas, e em Portugal reforçou ainda mais a sua posição de liderança.

Na área de moda, a MO melhorou significativamente as suas vendas, sustentadas pela renovação da marca e pelo sucesso da coleção Outono/Inverno, e a Zippy recuperou na Península Ibérica e fortaleceu ainda mais a sua expansão internacional.

(Comunicado integral em anexo)