SONAE SR REFORÇA PRESENÇA NA AMÉRICA LATINA COM ENTRADA NO CHILE

A Sonae acaba de expandir as suas atividades na América Latina através da entrada no Chile com lojas Zippy em regime de franchising. A Sonae SR, área de retalho especializado da Sonae, celebrou um acordo que prevê a abertura de cinco unidades até ao final do ano, tendo já aberto três lojas nesta geografia.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: "A América Latina é uma região importante no âmbito da estratégia de internacionalização da Sonae, que procura explorar as vantagens competitivas das suas marcas a nível mundial. A abertura agora realizada permite alargar a presença a um novo mercado e representa mais um passo no reforço progressivo das receitas da Sonae e na sua afirmação como empresa multinacional, com exposição a mercados diversificados em diferentes estádios de crescimento económico."

A economia chilena tem evidenciado níveis de crescimento interessantes, tendo nos últimos três anos registado um aumento médio do PIB superior a 5%/ano. Adicionalmente, conta com uma população jovem numerosa, nomeadamente na faixa etária servida pela Zippy: a população total atinge os 17,3 milhões, dos quais 20,7% têm entre 0 e 14 anos.

A expansão será efetuada seguindo uma estratégia "capital light", tendo a Sonae celebrado um acordo com o Grupo Phoenix, um dos maiores grupos de retalho de moda naquela região e seu parceiro desde 2012. A parceria que envolve o franchising da marca Zippy (vestuário, calçado e acessórios para bebé e criança e puericultura) permite à Sonae acelerar o crescimento na região, beneficiando das sinergias decorrentes dos negócios já desenvolvidos pelo parceiro e da experiência conjunta na Venezuela, República Dominicana e em St. Maarten.

No final do primeiro semestre de 2014, a Zippy contava com 118 lojas a nível mundial, das quais 37 em Portugal e 81 nos mercados internacionais.

Com a entrada no Chile, a rede de lojas Zippy está presente em 18 países através de unidades próprias e em regime de franchising, incluindo Portugal, Espanha, Turquia, Arábia Saudita, Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Chile, Egito, Estados Unidos da América, Jordânia, Líbano, Malta, Marrocos, Qatar, República Dominicana, St. Maarten e Venezuela.

A presença internacional da Zippy contempla também atividades de exportação (wholesale) e presença em department stores de referência, através de formatos store-in-store. Durante o primeiro semestre de 2014, a Zippy assegurou presença em 15 países através dos modelos de wholesale e store-in-store.

A Zippy integra a Sonae SR, área de retalho especializado da Sonae, que em 2013 registou um volume de negócios de 1.210 milhões de euros. No primeiro semestre de 2014, o volume de negócios da Sonae SR cresceu 11,9% face ao período homólogo do ano anterior, para 579 milhões de euros.

Sobre o Grupo Phoenix

O Grupo Phoenix, através da Phoenix World Trade, é um player de referência do setor do retalho de moda na América Latina, nomeadamente na América Central, na Colômbia, na Venezuela e nas Caraíbas. A empresa opera tanto ao nível do retalho, contando com mais de uma centena de lojas na região, como do wholesale.

Sobre a Sonae

A Sonae é uma empresa de Retalho, com duas grandes parcerias nas áreas de Centros Comerciais (Sonae Sierra) e de Telecomunicações (Sonaecom). Em 2013, a Sonae atingiu um volume de negócios superior a 4,8 mil milhões de euros. A empresa tem como objetivos estratégicos: o desenvolvimento global e reforço da sua presença geográfica, a diversificação do estilo de investimento e a alavancagem e reforço da base de ativos e competências.

A Sonae SR é responsável pela área de retalho especializado da Sonae, através das marcas Worten (eletrodomésticos, eletrónica de consumo e entretenimento), Sport Zone (equipamento e vestuário desportivo), MO (moda e acessórios) e Zippy (vestuário, calçado e acessórios para bebé e criança e puericultura).