Sonae supera 4 mil milhões de euros de volume de negócios no primeiro semestre de 2024 com crescimento, internacionalização e investimento recorde

1. Principais destaques dos resultados do primeiro semestre 2024:
  • Volume de negócios consolidado aumentou 11%, para 4,3 mil milhões de euros no 1º semestre de 2024 (1S24), impulsionado pelo crescimento da MC e da Worten, que reforçaram as suas posições de liderança no mercado português, e pela integração da Musti.
  • EBITDA consolidado melhorou 18%, para 410 milhões de euros (M€), traduzindo o investimento no desenvolvimento do portefólio e o sólido desempenho dos negócios de retalho alimentar e de telecomunicações.
  • O resultado líquido atribuível aos acionistas atingiu 75M€, crescendo 14% devido à sólida performance operacional.
  • Investimento consolidado superou 1,3 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, com expansão orgânica dos negócios e aquisições, tendo triplicado no semestre para um valor recorde de 966M€.
  • Sonae concluiu com sucesso a OPA sobre a Musti, assumindo o controlo da empresa líder de mercado no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos, e a aquisição de uma participação de 89,1% na BCF Life Sciences, empresa francesa de ingredientes para a indústria da nutrição.
  • O apoio à comunidade situou-se nos 16,5M€, mais 6%, com destaque para os donativos alimentares e para a promoção da educação e formação ao longo da vida na comunidade.
  • Operações de financiamento com enquadramento sustentável do Grupo representam cerca de 90% das linhas de médio e longo prazo.
2. Mensagem de Cláudia Azevedo, CEO da Sonae
“Durante os primeiros seis meses de 2024, os nossos principais negócios continuaram a apresentar desempenhos notáveis. A MC reforçou a sua posição de liderança no exigente mercado de retalho alimentar português, demonstrando um inexcedível foco no cliente e uma forte capacidade de execução, tendo simultaneamente impulsionado o crescimento no segmento de saúde, beleza e bem-estar. A Worten reforçou com sucesso a sua quota de mercado no setor de retalho de eletrónica em Portugal, apresentando um crescimento acelerado do negócio de serviços e do e-commerce, apesar da elevada intensidade promocional no mercado. O portefólio de centros comerciais da Sierra manteve um desempenho robusto, resultando num aumento significativo do valor dos seus ativos. A NOS continuou a crescer e a ganhar quota no mercado português de telecomunicações, tendo ainda concretizado mais uma operação de criação de valor relevante envolvendo a sua infraestrutura de rede móvel. Este forte desempenho dos nossos principais negócios, aliado aos contributos dos mais recentes investimentos, resultou num aumento do volume de negócios consolidado de 11%, atingindo os 4,3 mil milhões de euros, e num crescimento do EBITDA consolidado de 18% para os 410 milhões de euros no 1S24.

Desde o início do ano, a Sonae deu passos significativos nos seus esforços de crescimento e de internacionalização, investindo mais de mil milhões de euros em três novos negócios. No setor do retalho, expandimos o nosso portefólio para o segmento de animais de estimação nos países nórdicos através do investimento de controlo na Musti e, já no terceiro trimestre, a MC concluiu a fusão entre a Arenal e a Druni, criando o líder de mercado no segmento de saúde, beleza e bem-estar na Península Ibérica. No setor da inovação alimentar, a Sparkfood concluiu a aquisição de uma participação maioritária na BCF Life Sciences, em França, dando mais um passo importante no desenvolvimento desta nova unidade de negócio.
À entrada para o segundo semestre do ano, mantenho plena confiança na nossa capacidade de impulsionar a inovação e o crescimento para melhorar as condições de vida de um número crescente de famílias nas várias geografias onde operamos. Continuaremos a apoiar as nossas pessoas e as nossas empresas, garantindo que dispõem dos recursos necessários para melhorar o seu desempenho atual, investindo simultaneamente no futuro para assegurar a criação valor de longo prazo para todos os nossos stakeholders.”

3. Análise consolidada

Gestão ativa do portefólio com aquisições internacionais bem-sucedidas
No primeiro semestre de 2024 (1S24), a Sonae prosseguiu com a sua estratégia de gestão de portefólio, tendo concretizado aquisições e parcerias que reforçam a internacionalização do Grupo, enquanto aumentou o forte investimento no desenvolvimento dos seus negócios em Portugal.
Durante o primeiro trimestre de 2024 (1T24), o consórcio liderado pela Sonae garantiu o controlo da Musti ao adquirir cerca de 81% do seu capital social, num investimento total de cerca de 700M€. No 2T24, a Sparkfood, subsidiária da Sonae, concluiu a aquisição de uma participação de 89,1% na BCF Life Sciences, por 160,5M€. Já em julho, a MC fechou a transação para a combinação da Druni e da Arenal, criando o líder de mercado espanhol no segmento de saúde, beleza e bem-estar.
Volume de negócios cresce 11,4% para 4,3 mil milhões de euros
No 1S24, o volume de negócios consolidado aumentou 11,4% em termos homólogos, para 4,3 mil milhões de euros, impulsionado pelo crescimento da MC e da Worten, que reforçaram as suas posições de liderança no mercado português, e pela integração da Musti.
O EBITDA subjacente aumentou 13,8% para 342M€ e o EBITDA consolidado melhorou 18% para 410M€, traduzindo o sólido desempenho dos negócios de retalho e o aumento do contributo dos resultados pelo método de equivalência patrimonial, nomeadamente da NOS. O resultado direto totalizou 95M€, crescendo 18% face ao período homólogo.

Resultado líquido totaliza 75M€ com ganhos de quota e sólida performance dos negócios
O resultado líquido (atribuível a acionistas) foi de 75M€ no 1S24, 14% acima do valor do ano passado, impulsionado pela melhoria do EBITDA, decorrente dos ganhos de quota e da performance dos negócios, que mais do que compensou o incremento das depreciações em consequência do forte investimento realizado, dos custos financeiros e dos impostos.

Investimento supera 1,3 mil milhões de euros nos últimos 12 meses com aquisições e expansão
O investimento consolidado da Sonae superou os 1,3 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, com o investimento no 1S24 a atingir o valor recorde de 966M€. Nos primeiros seis meses do ano o Grupo investiu no reforço da internacionalização do portefólio com a aquisição de participações maioritárias na Musti e na BCF Life Sciences e prosseguiu a sua aposta no mercado português, com destaque para expansão e remodelação do parque de lojas da MC.

Apoio à comunidade supera 16 milhões de euros
A Sonae prosseguiu ativa na implementação da sua política de responsabilidade social corporativa no 1S24, tendo reforçado o apoio à comunidade em 16,5M€, mais 6% face ao 1S23. O grupo continua a dar especial atenção ao apoio social às famílias, realizando doações de alimentos a instituições em todo o país.
A educação e a requalificação ao logo da vida mantiveram-se como uma prioridade da Sonae, que reforçou em 50% o valor a atribuir na segunda edição do Prémio Sonae Educação, que vai distribuir 150 mil euros por projetos inovadores e inclusivos. O programa PRO_MOV, liderado pela Sonae, captou mais parceiros e lançou novos cursos para promover a requalificação dos portugueses para os empregos de futuro, reunindo Estado, associações e mais de uma centena de empresas.

90% do financiamento da Sonae é sustentável
O Grupo Sonae contratualizou operações de financiamento de 2,4 mil milhões de euros com enquadramento sustentável, “Green” ou “ESG Linked” (ligadas a indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo), conforme anunciado a 5 de julho. Este valor representa cerca de 90% das linhas de financiamento de médio e longo prazo das empresas consolidadas integralmente pela Sonae, entre as linhas utilizadas e disponíveis, sendo que na holding este valor é ainda superior.
(…)

(Comunicado integral e fotografia da sede da Sonae em anexo)