SONAE ULTRAPASSA AS 1.000 LOJAS E ATINGE VENDAS DE 4.562 M€ NO RETALHO EM 2011, REFORÇANDO LIDERANÇA DE MERCADO

Em 2011, os negócios de retalho da Sonae aumentaram a área total de vendas para cerca de 1 milhão m2 e conseguiram relevantes ganhos de quota de mercado, com o negócio de base alimentar a crescer 2% e as vendas internacionais da Sonae SR a subirem 43%.

A propósito destes resultados, Paulo Azevedo, CEO da Sonae afirma: “A performance de vendas dos negócios de retalho da Sonae no último trimestre de 2011 superou as expectativas, nomeadamente face ao previsível impacto do imposto extraordinário aplicado em Portugal sobre o subsídio de Natal. É de salientar o aumento de vendas conseguido pela Sonae MC, um sinal claro que os consumidores estão a reconhecer, no atual contexto, os méritos da nossa proposta de valor.

Apesar deste resultado positivo, permanecemos cautelosos em relação à evolução das vendas de retalho em Portugal e Espanha no curto prazo, dadas as incertezas económicas e os baixos níveis de confiança dos consumidores, que não deverão sofrer alterações significativas ao longo do ano de 2012.”

As vendas preliminares conjuntas das unidades de retalho da Sonae – Sonae MC e Sonae SR – aumentaram 0,3% em 2011, para 4.562 milhões de euros, apesar do ambiente económico vivido na Península Ibérica. Esta evolução positiva resulta de um desempenho superior ao mercado, traduzido em ganhos de quota decorrentes da oferta dos melhores produtos e dos preços mais baixos aos seus clientes, bem como do processo de internacionalização.

A Sonae MC conseguiu reforçar, em 2011, a sua posição de liderança no mercado alimentar em Portugal em cerca de 1 p.p. de quota, com um aumento de 2% das vendas para 3.327 milhões. A Sonae MC registou um aumento de vendas de 0,5% num universo comparável de lojas (“like-for-like”), um desempenho claramente acima da evolução média do mercado. Esta performance só foi possível graças ao continuado compromisso de apoio ao consumidor final no atual contexto adverso, entregando as melhores propostas de valor disponíveis no mercado e da capacidade em responder atempadamente às alterações dos hábitos de consumo, nomeadamente através do contínuo investimento na gama de marcas próprias. A contribuição do portfólio de marcas próprias e primeiros preços para as vendas continua a aumentar, representando cerca de 30% nas categorias relevantes, durante 2011.

A Sonae SR, unidade de retalho especializado, reforçou a sua aposta na internacionalização, com o incremento da presença em Espanha e a abertura de lojas na Turquia, Cazaquistão e Egipto, o que lhe permitiu minimizar o impacto da quebra do consumo na Península Ibérica. O volume de negócios da Sonae

SR atingiu os 1.235 milhões de euros, face a 1.272 milhões de euros registados no ano anterior. Neste contexto é de realçar o crescimento de 43% das vendas nos mercados internacionais, com as vendas em Espanha a representarem já 25% do total das vendas da unidade, 5 p.p. acima do valor registado em 2010.

Sonae abre 79 lojas em 2011 e atinge 1.016 unidades nos países onde opera

As marcas de retalho da Sonae passaram a contar com um total de 1.016 lojas no final de 2011, fruto da abertura líquida de 79 unidades durante o ano em Portugal e no exterior. A área de venda atingiu quase 1 milhão de m2, crescendo 61 mil m2 face ao final do ano anterior. A Sonae MC encerrou o ano de 2010 com um total de 454 lojas de retalho alimentar em Portugal, mais 30 do que em 2010, atingindo uma área de vendas de 564 mil m2. As marcas de retalho especializado da Sonae SR alcançaram um total de 562 unidades, mais 49 do que no ano anterior, registando 364 mil m2 de área de venda. A presença internacional da Sonae SR cresceu em 44 lojas, alcançando as 133 lojas no exterior no final de 2011.

Em linha com a estratégia de desenvolvimento da Sonae, este parque de lojas inclui a abertura de lojas próprias e através de parcerias e acordos de franquia. No final de 2011, a Sonae MC contava com 22 unidades, em Portugal, sob regime de franchising, mais 13 do que no final do ano anterior. Já a Sonae SR fechou o ano com 21 unidades sob acordo de franchising, mais 6 do que no mesmo período do ano anterior, sendo 11 em Portugal, 5 na Arábia Saudita, 3 em Espanha, 1 no Cazaquistão e outra no Egipto.

Para mais informações contactar:

Diogo Simão

Director