Sony Interactive Entertainment apresenta PlayStation 5 Pro

Consola estará disponível a partir do próximo dia 7 de novembro por 799,99€* e incluirá um GPU maior, ray tracing mais avançado e uma melhoria de resolução impulsionada por IA

Reservas poderão ser feitas a partir de 26 de setembro, tanto nos pontos de venda habituais como na PlayStation Direct

aqui o trailer de revelação legendado em português. E aqui algumas imagens

Lisboa, 10 de setembro de 2024 – A Sony Interactive Entertainment (SIE) apresentou hoje, através de uma transmissão** em direto liderada por Mark Cerny, arquiteto principal da PlayStation®5, a consola mais avançada e inovadora da marca até à data, a PlayStation®5 Pro, que estará disponível a partir do próximo dia 07 de novembro por 799,99€*, tanto nos pontos de venda habituais como na PlayStation Direct. Durante a transmissão, que durou cerca de 9 minutos e pode ser vista aqui, Cerny admitiu que esta consola é fruto de conversas e do feedback de jogadores e vários criadores de videojogos em relação ao que pretendiam para a mesma, e destacou algumas características da PlayStation®5 Pro, tais como um Ray Tracing mais avançado, um GPU maior e uma melhoria de resolução impulsionada por IA, a PlayStation Spectral Super Resolution

“Desenvolvemos a PlayStation®5 Pro com base no feedback de jogadores e criadores de videojogos, que nos pediam uma consola que executasse gráficos de maior fidelidade com frame rates mais suaves a 60FPS. Conseguimos isto na PlayStation®5 Pro através de várias funcionalidades de desempenho*** essenciais, tais como um Ray Tracing mais avançado, um GPU maior e uma melhoria de resolução impulsionada por IA”, escreveu, a propósito, Hideaki Nishimo, CEO da SIE, no Blog Oficial da PlayStation®.

Desenvolvida então com os jogadores e criadores de videojogos mais exigentes em mente, a PlayStation®5 Pro inclui uma série de melhorias significativas, tais como:

• GPU Maior: A nova consola traz um GPU 67% mais poderoso e 28% mais rápido que o da versão anterior, permitindo uma renderização até 45% mais rápida para a jogabilidade;
  • Ray Tracing Avançado: A PlayStation®5 Pro duplica e, em certos casos, triplica a velocidade de ray tracing, garantindo uma reflexão e refração da luz mais dinâmicas, proporcionando um realismo de outro nível;
  • PlayStation Spectral Super Resolution: Esta nova tecnologia de upscaling baseada em inteligência artificial permite uma nitidez de imagem impressionante, adicionando detalhes de forma automatizada e dinâmica.
De realçar que alguns jogos existentes atualmente no mercado, tais como Gran Turismo ™ 7, Hogwarts Legacy, Horizon Forbidden West ™, Marvel’s Spider-Man 2, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte e, entre outros, The Last of Us ™ Parte II Remastered, vão poder ser atualizados de forma a tirarem partido destas características da PlayStation®5 Pro. Estes jogos poderão ser identificados com uma etiqueta PS5 Pro Enhanced no seu título.

Em relação ao aspeto da nova consola, Hideaki Nishimo afirmou que esta terá uma aparência consistente com a dos outros produtos da família PlayStation®5. “Irão reparar que a altura é do mesmo tamanho que a PlayStation®5 original e a largura do mesmo tamanho que o modelo atual da PlayStation®5 para acomodar especificações de desempenho mais elevadas”, disse, acrescentando que os jogadores poderão adicionar uma unidade de disco Blu-ray Ultra HD ou trocar as tampas da consola quando estas estejam disponíveis.

A PlayStation®5 Pro será compatível com acessórios atualmente disponíveis para a PlayStation®5, tais como o PlayStation®VR2, o PlayStation Portal™, o DualSense™ Edge, o comando Access™, o PULSE Elite™ e o PULSE Explore™. Estará disponível para compra nos pontos de venda habituais e na PlayStation Direct a partir do próximo 7 de novembro por 799,99€*, embora as reservas possam ser efetuadas já a partir do próximo dia 26 deste mês nos sítios indicados. De realçar que a consola estará disponível com um SSD de 2TB e incluirá um comando DualSense™ e o jogo Astro’s Playroom pré-instalado.

Para mais informações revê a apresentação da PlayStation®5 Pro aqui, ou visita o Blog Oficial da PlayStation®.

*PVP recomendado
**Esta transmissão pode incluir conteúdos protegidos por direitos de autor (por exemplo, música licenciada) que a PlayStation não controla. Damos as boas-vindas e celebramos os nossos fantásticos co-streamers e criadores, mas os acordos de licenciamento fora do nosso controlo podem interferir com co-streams ou arquivos VOD desta emissão. Se estiveres a planear guardar esta emissão como VOD para criar vídeos de resumo ou para republicar clips ou segmentos do programa, aconselhamos a omitir qualquer música protegida por direitos de autor.
***Funcionalidades disponíveis apenas em jogos PS5 selecionados que foram melhorados para a PS5 Pro em comparação com a PS5. As funcionalidades melhoradas da PS5 Pro podem variar de jogo para jogo

Reconhecida como líder global de entretenimento interativo e digital, a Sony Interactive Entertainment é responsável pela marca e família de produtos e serviços PlayStation®. A PlayStation® tem vindo continuamente a trazer inovação ao mercado desde o lançamento da primeira PlayStation® em 1994. Da família de produtos e serviços PlayStation® fazem parte: PlayStation®4, PlayStation®VR, PlayStation™Store, PlayStation®Plus, PlayStation™Video, PlayStation™Music, PlayStation™Now e aclamados títulos de software PlayStation dos SIE Worldwide Studios. A SIE é uma subsidiária integral da Sony Corporation, com sede principal em San Mateo, Califórnia, e sedes regionais em Londres e Tóqui