Nova cerveja da Sovina combate o desperdício alimentar

Report this content

Salvar do desperdício um excedente de cerejas é o que se pretende com o lançamento da Sovina 500 Cherry Sour. Esta nova cerveja, em colaboração com a Too Good To Go, é produzida com cerejas provenientes de um parceiro da aplicação, o Piquete da Fruta, que vê assim o seu excedente ser canalizado e aproveitado para produzir esta cerveja única, que é agora apresentada pela Sovina.

João Fernandes, Mestre Cervejeiro da Sovina, explica a razão desta nova cerveja: “Queremos contribuir para um mundo mais consciente e sustentável, e com este apoio da Too Good To Go conseguimos salvar do desperdício algumas caixas de cereja, dando-lhes uma nova vida através de uma cerveja nova. As cerejas foram uma ótima adição, proporcionando um carácter doce e frutado sobre uma base ligeiramente sour”.

A aplicação da Too Good To Go permite a marcas e estabelecimentos parceiros combater o desperdício alimentar, permitindo-lhes vender o seu excedente alimentar, no final de cada turno, a potenciais clientes. Um marketplace que aproxima estabelecimentos, distribuidores e produtores de um consumidor final que além de ter acesso a um produto de qualidade, a preços mais acessíveis, está também ele a contribuir para um sistema de economia circular onde todos saem a ganhar, principalmente o planeta. Tudo à distância de um clique numa aplicação gratuita que já conta com uma comunidade de mais de 800 Mil utilizadores e cerca de 3000 parceiros, em Portugal.

“É altamente relevante para a Too Good To Go que também os nossos parceiros estejam alinhados e motivados a encontrar novas formas e soluções de combate ao desperdício alimentar. Esta colaboração com a Sovina mostra o que conseguimos quando alinhamos objectivos e necessidades em prol de um bem maior. Uma cerveja cujo sabor é a prova viva que as sinergias que potenciamos nos nossos parceiros são uma das nossas mais-valias”, refere Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha.

A nova cerveja Sovina 500 Cherry Sour vai estar disponível na loja online da Sovina em www.cervejartesanal.com e em alguns bares de especialidade.

Sovina 500 Cherry Sour PVPR: 3,5€ / garrafa 33cl.

Sobre a Too Good To Go: A Too Good To Go (http://www.toogoodtogo.pt/) é uma empresa com selo B Corp. Um negócio com propósito e de impacto positivo que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, motivando e incentivando a uma nova forma de consumo - mais consciente. Em 2016 esta missão materializa-se numa aplicação que permite a estabelecimentos (restaurantes, hotéis, supermercados, mercearias, pastelarias, produtores, entre outros) vender os seus excedentes alimentares, no final de cada turno, a potenciais clientes. Os utilizadores e estabelecimentos parceiros têm nas suas mãos o poder de “salvar” comida de qualidade a preços mais acessíveis, ao mesmo tempo que com apenas alguns cliques ajudam a preservar o planeta, reduzindo o desperdício alimentar e as emissões de CO2. Actualmente, a Too Good To Go está presente em 15 países e conta com quase 40 milhões de utilizadores que já salvaram 76 milhões de refeições de estabelecimentos parceiros.  Em Portugal a aplicação, que chegou ao mercado no final de Outubro de 2019, já conta com mais de 800 Mil utilizadores e perto de 3 000 parceiros.

Sobre a Sovina: A Sovina foi pioneira na produção de cerveja artesanal em Portugal. O projecto começou em 2009, com uma loja cervejeira vocacionada para a formação e disponibilização de equipamentos e matérias-primas para produção de cerveja caseira. Mais tarde, em 2011 foram produzidas e engarrafadas as primeiras cervejas Sovina, recorrendo somente a ingredientes naturais. Em 2018, a Sovina passou a fazer parte da família Esporão, e pretende pensar a cerveja como um produto agrícola, procurando um sentido de lugar e explorando os limites da produção de cerveja e inovação. A reforçar este caminho para além das cervejas regulares, vão ser constantemente lançadas novas cervejas nas gamas Sovina 500 e Sovina Tempo.

Sobre o Esporão: Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal e um dos maiores produtores de vinho biológico do mundo. Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, do Douro e dos Vinhos Verdes, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo. Na região do Alentejo, o Esporão produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgem-extra. Aberto desde 1997, o Enoturismo da Herdade do Esporão é referenciado como um projecto pioneiro em Portugal e considerado pela Revista Wine – A Essência do Vinho, o ‘Melhor do Ano 2016’. Em 2017 a Herdade do Esporão assinalou 750 anos da sua delimitação.  O Esporão alargou, em 2008, a sua presença e oferta à Região do Douro com a compra da Quinta dos Murças, onde são produzidos vinhos de terroir com selo de garantia Esporão. 2018 fica marcado pela abertura do Enoturismo na Quinta dos Murças e pela aquisição da cerveja artesanal Sovina.  Em 2019 o Esporão compra a Quinta do Ameal, na Região dos Vinhos Verdes, onde são produzidos vinhos brancos de excelência a partir da casta Loureiro. O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo. A abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam os prestigiados prémios “Most admired wine brand” pela revista Drinks International, “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013” e o “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”, em 2014.  Em 2018, José Roquette, foi reconhecido com o Prémio ‘The Green lifetime Achievement’, no ‘The Drinks Business Green Awards’ e João Roquette foi considerado a ‘Personalidade do Ano 2018’, pela publicação Revista de Vinhos, nos prémios “Os Melhores do Ano 2018”.  Em 2019 o Esporão assume um novo ciclo na identidade e na comunicação da empresa e das suas marcas com a campanha Mais.Devagar.

www.sovina.pt
www.cervejartesanal.pt